segunda-feira, 18 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Governo confirma mais uma morte por ebola no Congo; é a 27ª vítima

Governo confirma mais uma morte por ebola no Congo; é a 27ª vítima

Matéria publicada em 6 de junho de 2018, 08:24 horas

 


Mortes por Ebola fazem a 27 vítima. (crédito AB)

Kinshasa – O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) informou hoje (6) sobre uma nova morte por ebola após o surto declarado no noroeste do país, subindo para 27 o número de mortos, dos quais apenas 13 foram confirmados.

Nas três áreas afetadas pelo surto da doença viral, as rurais de Bikoro e Iboko e a urbana de Mbandaka, foram registrados até ontem 58 casos, dos quais 37 confirmados, 14 prováveis e sete suspeitos. O Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), Médicos Sem Fronteiras (MSF) e outros organismos internacionais realizam há duas semanas uma campanha de vacinação nas três zonas, onde mais de 1,3 mil pessoas já foram vacinadas.

Por enquanto, estão sendo imunizados com a vacina rVSV-Zebov, um tratamento experimental que foi testado na Guiné após a epidemia de 2014 a 2016, e a participação na campanha é gratuita e voluntária. No entanto, o governo congolês estuda outros tratamentos experimentais.

A organização Human Rights Watch (HRW) pediu hoje o respeito pelos direitos humanos dos pacientes, como a liberdade de movimentos, e pediu para limitar o uso da quarentena e proteção aos profissionais de saúde. Este surto de ebola, localizado inicialmente nas zonas rurais do noroeste e que depois alcançou a área urbana de Mbandaka, é o nono que atinge o Congo desde que foi descoberto o vírus no país, em 1976, quando então era chamado Zaire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document