Temer manda tropas para as ruas após ataques a ministérios

by Diário do Vale
Cópia do decreto que autoriza forças armadas na segurança de prédios em Brasília

Cópia do decreto que autoriza forças armadas na segurança de prédios em Brasília

Brasília – A pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governo determinou que tropas federais protejam os prédios da Esplanada dos Ministérios. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou, em breve pronunciamento, que tropas das Forças Armadas se posicionaram inicialmente no Palácio do Planalto e no Itamaraty. Segundo o ministro, mais homens foram deslocados para proteger os demais prédios da Esplanada, os ministérios e o Congresso Nacional.

De acordo com Jungmann, a medida foi necessária porque a marcha Ocupa Brasília, “prevista como pacífica, degringolou para a violência, desrespeito, ameaça às pessoas”. Não foi informado, no entanto, o total de militares deslocados na ação.

– O senhor presidente da República decretou, por solicitação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma ação de garantia da lei e da ordem. Nesse instante, tropas federais se encontram neste palácio e no Itamaraty. Logo mais, estão chegando tropas para assegurar que os prédios sejam mantidos incólumes – disse o ministro no Palácio do Planalto.

“O presidente da República faz questão de ressaltar que é inaceitável a baderna, o descontrole. E que ele não permitirá que atos como esse venham a turbar um processo que se desenvolve de forma democrática e com respeito às instituições”, acrescentou Jungmann.

Brasília - Segurança é reforçada no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasília – Segurança é reforçada no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro, após pronunciamento, destacou que a decisão presidencial se baseia no Artigo 142 da Constituição Federal. O artigo diz que “as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, a atuação das Forças Armadas se restringiria a área dos prédios dos ministérios e palácios. Em medidas semelhantes, as Forças Armadas foram convocadas para garantir a segurança em grandes eventos como a Copa das Confederações, em 2013, quando houve uma série de protestos no país; Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no Rio de Janeiro. Além disso, atuaram em situações extremas, como durante a greve de policiais no Espírito Santo.

 

Centrais sindicais realizaram manifestação em Brasília

Centrais sindicais realizaram manifestação em Brasília

Protestos pedem saída de Temer

Desde o início da tarde, manifestantes protestaram na Esplanada contra as reformas, pedem a saída de Temer e eleições diretas no país. A manifestação, chamada Ocupa Brasília, foi convocada por centrais sindicais.

Parte dos manifestantes tentou furar o bloqueio feito pela Polícia Militar para isolar o gramado em frente ao Congresso Nacional. Com isso, os policiais atiraram bombas de efeito moral para dispersar. Teve início um tumulto e um grupo de manifestantes, usando máscaras ou cobrindo o rosto, começou a quebrar vidraças dos ministérios, orelhões, paradas de ônibus e banheiros químicos.

Alguns ministérios, como o da Fazenda, foram evacuados e os funcionários tiveram de deixar o prédio, que foi cercado por policiais. Segundo relator, houve princípio de incêndio no local. O Ministério da Agricultura foi evacuado depois que manifestantes entraram no prédio e colocaram fogo no auditório. De acordo com a assessoria, foram quebrados os quadros da galeria de ex-ministros.

Feridos

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas no protesto. De acordo com a polícia, um manifestante foi atingido no rosto por um projétil. O homem foi socorrido por um médico que também participa do protesto e depois atendido pelo Corpo de Bombeiros e Samu. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) investiga o caso e não descarta que o ferido tenha sido atingido por arma de fogo.

A reportagem da Agência Brasil acompanhou outro atendimento, de um petroleiro de Macaé (RJ) que foi atingido por uma bomba de efeito moral. Uma repórter da TV Brasil foi atingida por estilhaços de bomba na perna, mas passa bem.

De acordo com a SSP, o Corpo de Bombeiros fez outros dois atendimentos, dentre eles o de um policial. Segundo a Polícia Militar, cerca de 35 mil manifestantes estavam na Esplanada dos Ministérios às 15h30. Uma grande bandeira verde amarela era carregada por várias pessoas, ao lado de cartazes contrários ao presidente Temer.

Durante o tumulto, um grupo de manifestantes encapuzado atirou pedras em direção à tropa de choque, que reagiu com bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral e tiros de bala de borracha. O grupo usou banheiros químicos como barricada, sendo que em alguns foram ateados fogo.

De dois carros de som, algumas lideranças do protesto, incluindo deputados federais, pediam que os policiais reagissem apenas contra quem os estava provocando. “Parem de atirar contra todos os trabalhadores”, disseram. Nos discursos, os líderes sindicais fizeram um apelo para que ambulâncias atendessem os feridos e que as forças policiais recuassem.

 

You may also like

34 comments

VAI VENDO 26 de maio de 2017, 10:08h - 10:08

O único jeito de evitar esses POLITIQUEIROS é votar contra eles.

PMDB, PT, PSDB, PP, DEM, PDT, PSD evitando esses partidos já é de boa solução para o nosso país.

Essa gente é eleita pelos eleitores e uma vez no poder agem como se fosse donos do país. esquecendo-se por completo a democracia.

Carlos Augusto 25 de maio de 2017, 10:08h - 10:08

Tenho certeza que 99% dos que são contra a reforma trabalhista nunca sequer leu sobre as mudanças. Como sempre ficam repetindo tudo aquilo que o seu deputado corrupto, que levou o país ao caos que esta hoje, posta no seu face. Um bando de idiotas úteis que passam recibo de estúpidos dizendo asneiras do tipo ” vamos trabalhar 12 horas”, “vão acabar com as férias, décimo terceiro e FGTS” rsrsrsr pobres coitados. Enquanto arriscam suas vidas por mentiras que seguem, eles ( deputados) estão em casa fazendo seus videozinhos, ao lado de sua familia e na segurança de seu lar. Enquanto os trouxas estão lá levando bala de borracha. Sou contra a reforma da previdência, mas a trabalhista trará muita vantagem aos milhões de desempregados. Basta ler e parar de ser “boi de piranha”

gilberto 25 de maio de 2017, 10:52h - 10:52

Já tomou seu Gardenal ?

VAI VENDO 26 de maio de 2017, 10:22h - 10:22

Só para começar:

Os maiores interessados nessa reforma são os grandes empresários, mais precisamente os da FIESP.

Eles são tão perversos que nem se identificaram.

Alguém acha que coronéis vão fazer algo de bom para o trabalhador? Isso NUNCA aconteceu no Brasil e não é agora que vai ser diferente.

Capitalista com TIM de cartão 25 de maio de 2017, 09:48h - 09:48

Vidas humanas no interior de prédio mandado demolir por Doria; e direitos trabalhistas e previdenciários pelos quais os trabalhadores levaram décadas de luta para conquistar e manter. Nada disso parece valer mais e merecer mais defesa do que meia dúzia de vidraças.
Tempos interessantes, não?

الفتح - الوغد 25 de maio de 2017, 14:10h - 14:10

Uma coisa nada tem a ver com a outra…

MCHNB 25 de maio de 2017, 09:06h - 09:06

Não entendi a choradeira dos petralhas, lá na Venezuela pode.. aqui não?
Hipócritas!

Skywalker 25 de maio de 2017, 08:26h - 08:26

Um congresso que não respeita a constituição, não merece respeito algum.
Talvez o vandalismo seja a unica forma de expressar o desespero por justiça.
Isso já é ditadura. Calando nas midias quem vai contra. E isolar o congresso para votar em medidas que não representam a vontade da maioria. Isso não é democracia.
Se você não representa mais a sociedade, você deve renunciar. Já que não encontra solução.
Não elegemos reis e lordes. O pais não é deles. O dever deles seria representar o povo e não interesses próprios.

Hipocrates 25 de maio de 2017, 07:13h - 07:13

Podemos ter duas leituras: vândalos custeados pela CUT (entende-se PT) para tocar o rebu e o caos, e por outro lado um governo fragilizado que não consegue nem manter a segurança de suas dependências. Esse pais não tem jeito. 2018 votem no Marronzinho.

DORIVAL GONÇALVES 25 de maio de 2017, 00:37h - 00:37

É TUDO QUE OS POLITICOS QUEREM,ASSIM ELEGEM O PROXIMO PRESIDENTE DE FORMA INDIRETA, E NOMES NAO FALTAM, JA ESTAO COSTURANDO…

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 24 de maio de 2017, 21:58h - 21:58

Cadê o general de saco roxo? Primeiro meter o pé na bunda do Temer e fechar o congresso. Há 30 anos estão destruindo os patrimônios público , Como : Às empresas. Estatais privatizadas e sucateadas .

Paulão 24 de maio de 2017, 21:25h - 21:25

O PMDB já está depredando o patrimônio público há 32 anos, desde o Governo Sarney. Esse partido sempre gruda em quem está no poder para obter vantagens. Quanto dinheiro se deixou de utilizar em Saúde, Educação e Transporte, por conta dos desvios dos ministros peemedebista e seus aliados ao longo dessas 3 décadas? Incalculável. E aqui em nosso Estado do Rio, quanto a turma desse partido e sua base embolsou ilegalmente para seus cofres? E sobre Volta Redonda, precisamos saber o que tem a dizer o Sr. Hudson Braga sobre o período que o PMDB mandou. É a Rod. do Contorno que nunca é concluída e o prédio do Hosp. Regional vazio. Obras que tiveram passagens das empreiteiras citadas nos casos de corrupção do ex-governador. Ainda bem que o Aeroporto Regional nem começou e não deve ter gerado propina, eu acho.

VAI VENDO 26 de maio de 2017, 10:33h - 10:33

No futuro vamos descobrir propinas para empresas que fizeram terraplanagem para o Aeroporto regional. E espero que seja em breve.

É só salvar o link desta notícia no seu Favorito com as iniciais AEROPORTO REGIONAL. No futuro basta digitar para aparecer no sue navegador. Sugiro ainda usar um navegador livre para não se perder. Navegador de internet livre são os não pagos.

الفتح - الوغد 24 de maio de 2017, 20:09h - 20:09

Queriam que ele fizesse o quê? Entregasse flores?… Há uma palavra bem destacada em nossa bandeira e que representa tudo o que é necessário para a boa convivência: O R D E M …

VAI VENDO 26 de maio de 2017, 10:35h - 10:35

Só que a ORDEM que aparece na nossa bandeira tem sentido diferente de imposição. Cercar o congresso para fazerem votação contra o povo não se pode considerar ordem.

Irônico 24 de maio de 2017, 19:46h - 19:46

Quebrar patrimônio público faz ocorrer a inversão de valores, de culpado daqui a pouco o governo sai de vítima!

El Kabong 24 de maio de 2017, 20:31h - 20:31

As quebras, vandalismo e arruaças descaracterizando as manifestações é um velho recurso dos donos do poder. Eles infiltram um bando que não tem noção da “m” em que se encontram como cidadãos e em troca de 30 moedas atuam para destruir uma manifestação que luta pelos seus próprios direitos.

Renato 24 de maio de 2017, 22:03h - 22:03

El Kabong… mais um enganado pelo sistema socialista. Sempre inocentes, sempre os outros, sempre uns coitadinhos.

Capitalista com TIM de cartão 24 de maio de 2017, 18:05h - 18:05

Inaugurada a ditadura Temer.

Sionista da OLP 24 de maio de 2017, 18:03h - 18:03

Decreto vergonhoso do golpista sem honra e “datado” de 24 de dezembro de 2017. Que fase!

Seguidor do Olavo 24 de maio de 2017, 19:01h - 19:01

Me explica uma coisa, incendiar ministério e depredar patrimônio público não é vergonhoso nao? Os valores estão invertidos mesmo.

Borracha na Vermelhada!

Sionista da OLP 24 de maio de 2017, 19:48h - 19:48

A “Vermelhada” foi quem conquistou ao longo da História, com muita luta, direitos de que o trabalhador hoje desfruta com justiça: aposentadoria, férias remuneradas, hora extra, descanso semanal, indenização por demissão etc. E está lá para manter esses direitos, seriamente ameaçados hoje. Não existe empresário “bonzinho” e nem no melhor dos sonhos abrem mão da possibilidade de extrair o máximo de mais-valia do assalariado.
O imposto sindical é fichinha perto da ameaça que ronda o trabalhador, mas tem sido a única tecla sobre o qual muita gente martela.

الفتح - الوغد 24 de maio de 2017, 20:15h - 20:15

Arremessarei merda de porco em tua casa, ovo choco em teu carro, quebrarei teu portão e, se vieres pra cima, ainda vais levar umas bifas na fuça… Isso tudo aguentarás sem piar, pq és um “acumulador, capitalista, elitista e nojento”, deves se calar…

Seguidor do Olavo 24 de maio de 2017, 21:15h - 21:15

Sionista, vocês não são tão bons assim, a intenção de vocês é a perpetuação do chamado “proletariado” no poder. O país foi nivelado por baixo, o que vocês fizeram, e fizeram muito bem, diga se de passagem, foi a distribuição igualitária da miséria. Vocês fizeram da corrupção um instrumento para a permanência perene no governo. Achincalharam com a nação. É doloroso, mas as reformas são necessárias, duras, mas necessárias.
O país também precisa de empresário forte para gerar emprego e movimentar a econômica, nós também merecemos respeito.

Sionista da OLP 24 de maio de 2017, 22:56h - 22:56

Seguidor do Olavo, em que indicador socioeconômico o Brasil piorou nos 13 anos seguintes ao fim do governo FHC? Mas venha com fontes, não com achismos. Eu tenho alguma coisa aqui, mas posso ajudá-lo, dando uma palinha:
– a posição do Brasil entre as Economias do Mundo em 2002 era a 13ª; em 2014, era a 7ª.
– O Brasil “quebrou” 3x ante o FMI e credores internacionais na Era FHC; nos 13 anos seguintes, não se ouviu falar de FMI por aqui;
– Na Era FHC, ainda se morria de fome no Nordeste (vide imprensa da época), como se morria ao longo da história; nos anos subsequentes, a ONU saudou o Brasil por ter saído finalmente do mapa da fome.

Em tempo: esse “Olavo” é o de Carvalho, aquele que já foi “astrólogo” e agora se diz filósofo? Se for, saiba que essa figura é um dos caras mais asquerosos e ridicularizados no meio acadêmico por suas ideias bizarras e fascisas.

Seguidor do Olavo 25 de maio de 2017, 10:29h - 10:29

Sionista, o PT não criou condições para o crescimento e o desenvolvimento do país, nem condicões para o combate ă fome, isso é ilusão. Ele simplesmente criou uma classe inteiramente dependente dos proventos do governo.
Conforme ditado popular, ele não ensinou ninguém a pescar, ele ficou dando o peixe, objetivando unicamente a perpetuação no poder.

Os dados que você cita são meias verdades, posto que esse avanço considerável em tão pouco tempo de governo foi devido, justamente, ă institucionalização da corrupção, que injetava milhões e milhões de reais para movimentar a máquina política, visando objetivos pessoais em detrimento dos investimentos que realmente fariam o país crescer e se desenvolver definitivamente, isso foi uma maquiagem numérica que agora veio à tona, podendo até mesmo ser comparado ao “milagre do crescimento econômico” que presenciamos em tempos passados.

Na minha opinião, os fins não justificam os meios, concordar com os dados citados sem buscar compreende los em sua origem, seria o mesmo que concordar com a máxima do Paulo Maluf, “rouba, mas faz”.

Seguidor do Olavo 25 de maio de 2017, 10:39h - 10:39

Outra coisa: você me parece ser uma pessoa bem instruída, percebo isso pelo debate cordial ora estabelecido, mas não se deixe enganar pelo socialismo, isso nunca deu certo, a história comprovou que eles estavam errados, eles se prestam tão somente a distribuição igualitária das misérias.

Sionista da OLP 25 de maio de 2017, 10:49h - 10:49

“Classe dependente do governo”. Uma informação: a maior parte dos beneficiários do Bolsa Família (a maior parte é de mulheres ‘chefes’ de família) trabalha e muito. Bom, se vc acha que um auxílio de R$ 140 por mês vai deixar alguém dependente, comete um engano sério; ou mede as pessoas pela sua régua.

VAI VENDO 26 de maio de 2017, 10:43h - 10:43

Sionista da OLP
24 de maio de 2017 em 19:48

A CLT e FGTS entre outros direitos trabalhistas foram de iniciativa de Getúlio Vargas. A única relação com os vermelhos comunistas é de apaziguamento, uma característica dele, bem diferente dos governantes atuais.

Sebastião Mesmo 24 de maio de 2017, 17:57h - 17:57

A última vez que este expediente foi utilizado, foi na ditadura com o General Milton Cruz chicoteando carros.

Vergonha ! Temer tinha que ter a hombridade de renunciar já !

Binlade 24 de maio de 2017, 17:21h - 17:21

ate que em fim o povo criou juízo!!! deveria ter feito isso a muito tempo

Revoltado 24 de maio de 2017, 21:51h - 21:51

Não dessa forma. Cambada de avermelhados bandidos e vândalos contratado pela CUT, Força Sindical e PT.

cacetão do negão 25 de maio de 2017, 09:11h - 09:11

Gente como tem idiota neste país, a manifestação tem 50.000 mil pessoas meia duzia de gente infiltrada pela direita (PSDB e PMDB) faz a bagunça e a culpa é do PT. Quando a Dilma saiu os alienados da camisa de 1.99 verde amarela e panelas velhas foram as ruas e ela não mandou policia e exercito bater em ninguém. Agora o golpista passa super bond na bunda senta na cadeira e não sai de maneira alguma e ainda quer fazer uma reforma a mando da FIESP e os idiotas aplaudem é osso.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996