Hemonúcleo de BM vacinará doadores

by Paulo Moreira
Oportunidade: Quem doar sangue no hemonúcleo será vacinado contra a febre amarela

Oportunidade: Quem doar sangue no hemonúcleo será vacinado contra a febre amarela

Barra Mansa – A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através de uma parceria entre o Hemonúcleo e o Setor de Imunização, inicia nesta quinta-feira, dia 18, uma campanha para aumentar o número de doadores de sangue na unidade. A medida busca evitar o desabastecimento de sangue, já que, quando uma pessoa recebe a vacina contra a febre amarela, ela fica impedida provisoriamente de fazer a doação por quatro semanas.

Segundo o coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, a necessidade da unidade é receber diariamente 30 doadores. “Nosso objetivo é garantir o número de doações suficientes para suprir as necessidades dos hospitais que atendemos”, completa, reforçando que o sangue coletado no Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores.

O coordenador destaca que além da vacinação que impede a doação, pessoas que estiveram em locais de risco nos últimos 30 dias não poderão doar. “Moradores dos municípios afetados por casos confirmados de febre amarela e que não foram vacinados não poderão doar sangue, como por exemplo, moradores de Valença, e pessoas que vieram de São Paulo ou de outras áreas de risco”, alerta.

Barra Mansa hoje é referência no tratamento do câncer e cirurgias cardíacas, procedimentos que resultaram no aumento do uso de sangue e na necessidade de novos doadores. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados, cirurgias cardíacas e de vítimas de acidentes de trânsito”, afirma.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Se, no momento da triagem, a pessoa for considerada inapta para a doação a vacina estará garantida mesmo assim. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

Requisitos básicos para doar sangue

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Ter se vacinado contra a febre amarela a mais de 30 dias ou quatro semanas

» Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão contra a febre amarela em menos de 30 dias

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996