terça-feira, 19 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Igreja de Santo Antônio celebra missa com bispo emérito no dia do padroeiro

Igreja de Santo Antônio celebra missa com bispo emérito no dia do padroeiro

Matéria publicada em 13 de junho de 2018, 17:37 horas

 


Membros da comunidade de Niterói doaram pães para serem distribuídos ao final da missa; procissão encerrou a programação

Volta Redonda – Igreja de Santo Antônio reúne fiéis em busca de bênçãos no dia do Santo. Membros da comunidade doam pães para serem distribuídos ao final da missa. O bispo emérito dom João Maria Messi conta a relação de Santo Antônio com o pão, e padres comentam a importância do pão na história do santo padroeiro da cidade.

A programação na igreja começou às 8h, com a missa presidida pelo bispo emérito, dom João Maria Messi, dia do padroeiro, dia 13. Ao meio-dia, padre Nilson celebrou a missa e as festividades se encerraram com Procissão Solene e Missa com dom José Luiz Majella, às 17h. Todas as missas com benção dos pães.

O Bispo Dom João diz que o pão marcou a vida do Santo de três formas. Na palavra de Deus como pão da palavra; o pão da eucaristia, que se alimentava da palavra de Deus e o pão de cada dia. Ele ressalta que Santo Antônio foi capaz de entender e descobrir as necessidades do povo, ele procurava a encontrar alimento para dar as pessoas.

Santo Antônio se preocupava muito com as necessidades do povo e que pegava farinha da própria casa para distribuir pão para os pobres, relata o Padre Raphael Duque.

O padre Carlos Henrique confessou que o padroeiro era muito estudioso e além do tradicional pedido por um amor, as pessoas também recorrem a ele para curar enfermidades e encontrar coisas perdidas.

Procissão pelo bairro Niterói encerra a programação do dia de Santo Antônio (Paulo Dimas)

– Os testemunhos de Santo Antônio são muito amplos. Até hoje intercede e Roga a Deus por nós – confessou o padre.

Uma senhora conta que recebeu uma grande benção de Santo Antônio. Um grande amor foi preso injustamente, como ela conta, e para tirar o homem da cadeia precisou juntar 20 mil reais. Ela conta que pediu muito a Santo Antônio ajuda para conseguir ajudar esse amor. “Nunca perdi a fé. Tenho certeza que foi Santo Antônio que me deu essa graça, eu consegui juntar o dinheiro.” A senhora conta que conseguiu ajuda de várias pessoas para juntar o dinheiro e tirar o grande amor da cadeia. (não quis se identificar)

Algumas outras mulheres no local revelam que estão esperando a graça de Santo Antônio para conseguir um marido, e por isso aproveitaram o feriado parara assistir a missa.

Pão de Santo Antônio

A promoção do pão de Santo Antônio, na padaria próxima a igreja do santo, no bairro Niterói já virou uma tradição. A proprietária da padaria, Fátima Bracarense, conta que costuma fazer doação de pães para a igreja todos os anos.

No dia do padroeiro a padaria diminui o tamanho dos pães e realiza a promoção para que os fieis possam ter seus pães benzidos na missa. Embora a padaria doe os pães, as vendas aumentam bastante, visto que fiéis de vários lugres da cidade compram os pães nesta padaria para levar para a missa de Santo Antônio.

– Todo ano, nesta data, muita gente vem comprar o pão. Sempre vende muito – diz a proprietária.

Fiéis percorrem o bairro Niterói, em Volta Redonda (foto: Paulo Dimas)

 

6 comentários

  1. Me desculpa o Santo Antonio, mas encontrar coisas perdidas São Longuinho é imbatível.

  2. Eita povo idolatra… quantos tipos de Bíblia existe???

    • Somente uma, a que foi transcrita pela Igreja Católica no século IV e que vocês insistem em interpreta-la ao pé da letra. Estudem um pouco mais, nós não adoramos santos, apenas os veneramos como pessoas que foram exemplos de vida em Deus. Adorar, somente a Deus e o único intercessor é Jesus.

    • A sua é aquela que teu pastor, muquirana, diz q para obter graça tem q pagar. O pastor de Land Rover e as ovelhas de viação sul fluminense, quando tem dinheiro p isso.

    • Os tais “pastores” não sabem nem o português, que dirá interpretar bíblia…………..

    • Marconi vai dar uma olhada no significado da palavra “venerar”, o problema do católico é esse, ele tenta explicar o que não tem como explicar. ficam fazendo promessa pra esses “santos”, os colocam em um altar, oram por ele, pedem coisas pra ele. meu caro, se vc sabe oq fazer, pq não faz direito?
      gogo Meu Pastor é Jesus Cristo, o único e verdadeiro salvador, não tem “santo” católico nenhum que chegara perto do que ele fez por nós, queria que vc me dissesse como se interpreta onde esta escrito adorar a Deus a cima de todas as coisas e diversas outras passagens onde Deus condena a idolatra e demais coisas que os católicos sabem que não pode fazer mas fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document