terça-feira, 22 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Intervenção militar seria enorme retrocesso, diz comandante do Exército

Intervenção militar seria enorme retrocesso, diz comandante do Exército

Matéria publicada em 23 de Janeiro de 2018, 16:55 horas

 


Rio – O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, afirmou nesta terça-feira (23) que a existência de setores da sociedade que pedem intervenção militar no Brasil sinaliza a gravidade dos problemas que o país enfrenta.

“Isso, na minha opinião, é um termômetro da gravidade do problema que estamos vivendo no país. Intervenção militar seria um enorme retrocesso”, disse Villas Bôas, em palestra no Seminário Brasil: Imperativo Renascer, realizado na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

O general Villas Bôas citou uma pesquisa de opinião que apontava o apoio de mais 40% da população à ideia de intervenção e disse que tal adesão, por outro lado, reflete a confiança desses setores da população nas Forças Armadas. “Interpreto também aí uma identificação da sociedade com os valores que as Forças Armadas expressam, manifestam e representam”, acrescentou. De acordo com o general, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica são também “guardiões da identidade nacional”, que ele considera estar em um caminho de fragmentação.

Villas Bôas destacou que o tema defesa não teve relevância nas últimas campanhas políticas. Para tentar inverter esse cenário, o general disse que o Exército tem dialogado com candidatos à Presidência da República. “Estamos fazendo contato com os candidatos mais ou menos consolidados, e oferecendo consultoria e ajuda para que trabalhem nesse sentido.”

Na visão do comandante do Exército, existe no país uma percepção de que a soberania nacional não sofre ameaças, o que faz com que o debate sobre defesa não tenha apelo na sociedade. “Somos o único grande país não beligerante. Este é o lado ruim de uma coisa boa. Nos falta o sentimento de um projeto nacional.”

Rio Grande do Norte

Entre as funções das Forças Armadas no país, Villas Bôas mencionou o emprego de militares em operações como as de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em curso atualmente no Rio de Janeiro.

No caso do Rio Grande do Norte, onde as Forças Armadas atuaram três vezes em menos de dois anos, o general disse acreditar que as operações vão ser necessárias novamente. “Em um ano e meio, fomos empregados três vezes no Rio Grande do Norte e, nesse espaço de tempo, não houve nenhuma modificação estrutural no sistema de segurança pública daquele estado. E nós sabemos que logo seremos chamados a intervir novamente.”

14 comentários

  1. Os 14 fuzis, 41 pistolas, fora a carga de coca, apreendida c o meganha na via Dutra ? Será q era p financiar o golpe ? Kkkkkkk

  2. Esse general sempre foi frouxo.

  3. Deixa de lenga lenga e segura na benga.

    Para presidente vote no BITOLA que acoisa ROLA

  4. Pm é a lei.Vamos apoiar

    As Forças Armadas pra mim está cheia de Comunistas,não são todos.E o governo com medo,sotando aumento a rodo pra eles,comprando os kras e aí?Necessidade já passou da hora deles agirem e nada.Com três presidentes,governadores,vários deputados quase todos,senadores juízes,prefeitos envolvidos no roubo.Precisa de que o povo já foi na porta de vários quartéis e nada.Vamos vêr dia 24 o safado do Lula sendo preso aí eles vão sair na rua pra descer o kcete no povo ou quem sabe fazer o que fizeram em Volta redonda eu não acredito em ninguém,nem Bolsonaro,Militares nada.Minha confiança não vêm desse plano.

  5. São esses militares que jogaram o Brasil na merda a partir de 15 de novembro de 1889 a começar pelo covarde e traidor da MONARQUIA, o Deodoro da Fonseca que hoje está no túmulo cheio de mato e todo pichado , e perto bandidos e de prostitutas. Enquanto isso D. Pedro II descansa numa catedral em Petrópolis.

    São 128 anos de roubalheiras, golpes e entrega do país aos capitalistas selvagens de uma REPÚBLICA que nunca deu certo.

    E ainda os analfabetos funcionais e analfabetos políticos defendem essas pragas. Nem percebem que não poderão mais nem acessar o DV para falarem besteiras. Vão brincando com os militares, vão! Eu certamente não venho mais aqui.

    Enquanto isso a Nova Zelândia que até 1960 era pior do que o Brasil em tudo, hoje é um dos países entre os 1º e 2º lugares em MAIORES IDHs, MAIS FELIZES, MENOS CORRUPTOS e MELHORES PARA VIVER. É assim porque o povo escolheu o caminho da MONARQUIA.

    E nós, nem sabemos o que é MONARQUIA por falta de estudos e preguiça em apoiar a causa que está no congresso para ser votada.

  6. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    O falta para da o golpe militar ? Quem dá ordem e progresso é às forças armadas. 513 raposa comendo á carne dos brasileiros. Ditadura já Ditadura já! Sistema capitalista corrupto. Acabaram com a CSN, Vale , Embraer, RFFSA, Eletrobras. Embratel. Desde 84 estão sucateado o Brasil. socorro forças armadas brasileiras, salve salve o Brasil. Vamos fechar o congresso nacional imediatamente…

    • Fecha o congresso e votam em outros corruptos.

      O problema da política brasileira são os ELEITORES DE CORRUPTOS do PMDB. No momento vemos tbm os eleitores vermelhos que estão pensando em votar num condenado a 9,5 anos de prisão.

      Repetem até cansar: CADÊ AS PROVAS? Do que adianta repetir aqui se petista não sabe ler?

    • Parei quando li “Golpe”.

  7. Temos que pensar na desobediência civil! Não pagar imposto de renda por exemplo… mas todo mundo! As coisas não podem ficar assim.

  8. Pm é a lei.Vamos apoiar

    Tá tudo dominado.O melhor caminho é do aeroporto e caí fora dessa merda,aí quero vêr sustentar os luxos de militares e politiqueiros.

  9. Tem que esta conformado pois toda vez que chia tem aumento de salario ai fica facil quero ver se tivesse eles tido o aumento do salario minino como tivemos ai queria conformismo e a porrada ia comer vem dizer que estou mentindo.

  10. Tem esta com certeza conformados pois toda que vez que chia tem aumento de salarios ai fica facil ficar conformados quero ver se tivessem ganhado o aumento que teve o salario minimo com certeza a porrada ia comer vem dizer que estou mentindo.

  11. Com essas declarações do Comandante do Exército Brasileiro, fico preocupado com um possível conformismo e acomodação das forças armadas brasileiras.Como não existe ameaça à soberania nacional ? O governo golpista, corrupto está entregando o que sobrou do país após a privataria tucana dos governos FHC.Estão rifando a Petrobrás, a Eletrobrás,a Cedae e vão fazer uma limpa no patrimônio brasileiro até as eleições deste ano. O golpe foi dado exatamente para isso: dividir as riquezas do país entre os capitalistas internacionais.A concentração de renda aumentou nas classes mais altas nesses dois últimos anos.E o golpe também foi um ataque à democracia, pois impediram, de maneira ilegítima, uma presidente legitimamente eleita pela maioria do povo brasileiro. Por muito, muito menos, os militares realizaram o golpe de 1964.
    A princípio não sou a favor de uma intervenção militar, mas dado o estado de entreguismo, corrupção, formação de quadrilha no congresso , insegurança da população, precariedade da saúde e da educação, tráfico de armas e drogas, etc… não vejo outra alternativa : que haja intervenção, temporária, para colocar o país em ordem, dissolver o congresso e seus ratos e convocar novas e diretas eleições.

    • Dissolver o congresso ou jogar bomba em Brasília e convocar novas e diretas eleições? Para quê se a maioria dos eleitores reelegerá outros bandidos?

Untitled Document