Janot entrega lista com nomes que atingem governo Temer e Congresso

by Diário do Vale
Rodrigo Janot entrega lista que é considerada uma Caixa de Pandora

Rodrigo Janot entrega lista que é considerada uma Caixa de Pandora

Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de investigação contra citados nas delações de ex-diretores da empreiteira Odebrecht. Os pedidos foram remetidos à Corte, sob sigilo, e os nomes dos citados não foram divulgados oficialmente.

Extraoficialmente, no entanto, alguns nomes vazaram e, caso confirmada, a lista atinge em cheio o governo do presidente Michel Temer e o Congresso Nacional.

Apesar de todo sigilo, pessoas ligadas ao processo de investigação divulgaram alguns dos nomes que possivelmente estarão na lista. Constam os ministros Eliseu Padilha, Moreira Franco, Aloysio Nunes, Gilberto Kassab e Bruno Araújo. Os senadores Eunício Oliveira (presidente do Senado) Aécio Neves, José Serra, Romero Jucá, Renan Calheiros e Edson Lobão seriam outras figuras proeminentes da listagem. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), é outro nome apontado pelas fontes.

A lista traz também os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que não têm mais foro privilegiado. Da mesma forma, estão incluídos os ex-ministros petistas Antônio Palocci e Guido Mantega.

Passo a passo

Caberá ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, decidir se autoriza abertura de inquéritos e as diligências solicitadas por Janot. O ministro também deverá decidir sobre a retirada do sigilo do conteúdo das delações.

As delações da Odebrecht foram homologadas em janeiro pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, após a morte do relator, Teori Zavascki, em acidente aéreo. Foram colhidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) 950 depoimentos de 77 delatores ligados à empreiteira.

Ao todo, o material envolvendo as delações da Odebrecht envolve 320 pedidos ao Supremo. Além dos 83 pedidos de abertura de inquéritos, são 211 solicitações para desmembramento das investigações para a primeira instância da Justiça, sete arquivamentos e 19 pedidos cautelares de providências.

You may also like

2 comments

Meu nome é Zé Pequeno! 16 de março de 2017, 07:10h - 07:10

A mídia é tão manipuladora que determinado é conhecido “pássaro bicudo” foi citado e na reportagem não saiu uma linha sequer sobre seu envolvimento pois parece que ele é blindado embora digam que ande empoeirado.

VAI VENDO 14 de março de 2017, 19:58h - 19:58

A única maneira de acabar com essas corrupções é ninguém votar nos partidos (e nem nos aliados) que estavam no governo federal nos últimos anos.

Em VR não se deve votar em PMDB, PT, PP, PSDB, PDT, PTB. Se votarem fiquem sabendo que estarão apoiando eles. Não podemos esquecer tbm de olhar o passado político do candidato. Caso ele era membro desses partidos é pq estão pulando para outro poleiro.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996