Justiça aceita denúncia contra Lula e filho na Zelotes

by Diário do Vale
Lula sofre novo revés jurídico em fase complicada da carreira política

Lula sofre novo revés jurídico em fase complicada da carreira política


Brasília – 
A Justiça Federal decidiu na sexta-feira (16) aceitar denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. A decisão foi proferida pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

Com a decisão, Lula passa a ser réu em três ações penais. O ex-presidente já responde a uma ação penal na Justiça Federal em Brasília pela suposta participação na compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e outra na Justiça Federal na Operação Lava Jato, na qual o ex-presidente é acusado de receber R$ 3,7 milhões da Odebrecht.

De acordo com a denúncia, as investigações apuraram que Lula, seu filho, e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de negociações irregulares no contrato de compra dos caças suecos Gripen e em uma medida provisória para prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos. Segundo o MPF, Luís Cláudio recebeu R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores.

A Operação Zelotes investiga a manipulação de processos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – órgão colegiado do Ministério da Fazenda, última instância administrativa dos processos fiscais. É a ele que os contribuintes recorrem para contestar multas. De acordo com as investigações,  empresas de advocacia e consultorias influenciavam e corrompiam integrantes do Carf. Dessa forma, manipularam trâmite e resultado de processos e julgamentos envolvendo empresas interessadas em anular ou diminuir os valores dos autos de infrações emitidos pela Receita Federal.

You may also like

3 comments

VIRA LATA 19 de dezembro de 2016, 08:48h - 08:48

Artur petralha, chora na cama que é lugar quente malandro.

Artur 18 de dezembro de 2016, 12:49h - 12:49

Os ca misas da CBF estão doidos pra destruir a única esperança do povo. Depois aguentam

CARLOS 19 de dezembro de 2016, 08:53h - 08:53

A UNICA ESPERANÇA PARA O POVO ( MUNDO ) SE CHAMA JESUS CRISTO, SE O EX-PRESIDENTE LULA TIVER COMETIDO QUALQUER IRREGULARIDADE E FOR PROVADO NA JUSTIÇA TEM QUE PAGAR PELO SEUS ERROS ELE NÃO É DEUS E NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI !

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996