Justiça mantém suspensão da oração do Pai Nosso nas escolas públicas de Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa– O desembargador da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ferdinaldo do Nascimento, confirmou a liminar obrigando o município de Barra Mansa, suspender a determinação estabelecendo que alunos deveriam rezar a oração do Pai Nosso, nas escolas da rede pública municipal.

O magistrado destacou que o Estado brasileiro é laico e considerou que a prática viola a liberdade religiosa dos estudantes, que estão em desenvolvimento de aprendizagem. A liminar fixou multa diária, no valor de R$10 mil, por cada descumprimento da ordem.

De acordo com o magistrado, a prova documental anexada ao processo, aponta inexistência de perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão.

“O Estado não pode fomentar segregações religiosas, separatismos, discórdias, preconceitos, como se aquelas crianças que permanecerem no local e rezarem o Pai Nosso fizessem mais parte da Escola, ou estivessem mais adaptados e aptos a ela, do que aqueles que optaram por não fazê-lo”, escreveu o relator ao destacar que as provas confirmam a versão apresentada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ).

Determinação

No ano passado a Secretaria de Educação determinou que os alunos deveriam rezar a oração do Pai Nosso nas escolas diariamente, após cantar hinos cívicos. Na ocasião a secretaria informou que a oração do Pai Nosso, por ser universal, “é aceita pela maioria das manifestações religiosas”.

You may also like

60 comments

Shang Tsung 3 de maio de 2018, 08:38h - 08:38

Não pode, não pode!!
Oração Universal???
Você Cristão quer que rezem o Pai Nosso, mas irá aceitar seu filho cantando um Canto Umbandista ou algo relacionado a outra fé?
Escola não é lugar de rezar, ou melhor, que cada um reze por si, sem segregar ninguém!
Juiz coerente!!

ANA PAULA BARBOSA E SILVA SANTOS 7 de maio de 2018, 09:14h - 09:14

A Umbanda também tem o Pai Nosso, que por sinal é uma oração linda! Rezar o Pai Nosso independe de religião! É um agradecimento a nosso pai maior Olorum! O importante não é a reza e sim o ensinamento que traz! Pode ser oração evangélica, católica, umbandista, candomblecista etc. O que importa é a fé! Os jovens e crianças estão crescendo sem práticas religiosas por causa dessa briga infundada e vazia! Muito triste!

Banana 3 de maio de 2018, 08:31h - 08:31

Pai Nosso não pode, mas música (?) da Anita e do Pablo Vitar pode.

Será certo? 3 de maio de 2018, 08:26h - 08:26

Apenas observem: desde quando essa decisao veja quanto aumentou a criminalidade na cidade. Na semana dessa decisão foram assassinado s mais de cinco jovens. Podem brincar com a palavra de Deus. Mas não podem fugir das consequências. O Sr. Secretario deve está com muito tempo livre para se preocupar com a oração e não com a educação! Gostaria de ver os argumentos sólidos dele. O que atrapalha a oração? Que mal faz. Sou da época que se orava o pai nosso todo s. Os dias antes de entrar em sala de aula . Da época que crianças cantava hino nacional e da bandeira. Infelizmente estamos vivendo a época de crianças mal educadas e sem limites porque o estado proíbe tanto que nos impede de educar. Essa é o Brasil que o estado quer?

Bobó 3 de maio de 2018, 06:47h - 06:47

Vênde drogas nas escolas pode agredir professores pode..

LUZ DE LED 3 de maio de 2018, 06:40h - 06:40

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: – Como é que DEUS teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?

Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse: “Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?”

Eu sei que há muita gente mandando email a respeito do dia 11 de setembro de 2001, mas um atentado assim, como o ocorrido, realmente faz você pensar. Se você acha que não tem tempo, pelos menos passe os olhos nesta crônica, pois no fundo é algo sério para se pensar… À vista dos acontecimentos recentes…. ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc.

Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O’ Hare (que foi assassinada e seu corpo encontrado recentemente), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas… A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.

Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima. E nós dissemos: “um perito nesse assunto deve saber o que está falando”, e então concordamos com ele.

Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, bater, dar socos, humilhar e chutar, etc.) E nós concordamos com tudo.

Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la.

Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, “está bem”.

Depois alguns dos nossos oficiais eleitos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos.

Depois uma outra pessoa levou isto um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, “está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso”.

A indústria de entretenimento então disse: “Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos.” E nós dissemos: “Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!”

Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios… Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender: Nós colhemos exatamente aquilo que semeamos!

Uma menina escreveu um bilhetinho para DEUS, dizendo: “Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?” A resposta Dele seria: “Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!” Do Seu DEUS.

É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUS e não entendem por que o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia nos diz. É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblia ensina. É triste como alguém diz: “Eu creio em DEUS”, mas ainda assim segue a Satanás, que por sinal, também “crê” em DEUS.

É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados! Como podemos enviar centenas de piadas pelo email, e elas se espalham como fogo, mas quando tentamos enviar algum email a respeito de DEUS, as pessoas têm medo de compartilhar e re-enviá-lo a outros! É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na Internet, mas uma discussão pública a respeito de DEUS é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana. Você está achando graça? Você mesmo pode não querer re-enviar esta mensagem a muitos da sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado. Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a
nosso respeito do que com o que DEUS pensa…

Santa hipocrísia. 3 de maio de 2018, 06:31h - 06:31

Rezar o pai nosso não pode. Curtir o feriado do Natal,sexta da paixão e dia da padroeira pode. O sepe deveria arguir as leis que instituiram esses feriados também, inclusive a terça de carnaval.

Morador 3 de maio de 2018, 00:17h - 00:17

Quer rezar, vai na igreja! Simples!

Valmir 2 de maio de 2018, 23:36h - 23:36

O grande erro é pensar que a oração do pai-nosso é uma oração universal….que serve para todas as religiões…

Wantuil 3 de maio de 2018, 08:41h - 08:41

Defender o Lula, ou o Bolsonaro, ou religioso pastor politico, pode ? O tempo todo acontece isto e ninguém fala nada ? Tem coisa mais chata que evangélico batendo a sua porta ou lhe cercando no meio da rua, isto pode ? Então não pode nada… Cada um saia de casa a noite e reze ou ore onde quiser, mas não misturem religião com o nosso dia a dia !! Chega !!

Antonio Carlos Peludo 2 de maio de 2018, 23:28h - 23:28

Acertado proselitismo nunca

Zé paulo 2 de maio de 2018, 23:00h - 23:00

Amigo , estou com vc . Falam que em determinada escola da rede pública, estão obrigando os alunos a cantarem e dançarem uns cantigas de umbanda antes de iniciarem as aulas e os alunos que se recusarem , ficam num canto separados . Falaram até , que fazem o mesmo com alunos de outras religiões . O que faremos amigos , não quero ouvir cantas de umbanda na minha casa e muito menos na escola de meu filho . Me ajude .

Shang Tsung 3 de maio de 2018, 08:39h - 08:39

Isso aí!!!

VAI VENDO 2 de maio de 2018, 22:31h - 22:31

“…Secretaria de Educação determinou que os alunos deveriam rezar a oração…”

A secretaria não sabe que o Estado é laico? Por serem professores eles deviam ser os primeiros a darem exemplos de que sabem ler e interpretar as leis, minimamente.

VAI VENDO aí o que dá votar em analfabetos funcionais e analfabetos políticos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

Só para lembrar 1:
Se VOTAR NULO não vota CONTRA, assim está a FAVOR dos bandidos.
Se VOTAR BRANCO não vota CONTRA, assim está a FAVOR dos bandidos.
Se PAGAR A MULTA o seu dinheiro vai para o Fundo partidário. Vc vai deixar de votar em 01 “possível” bandido para ajudar VÁRIOS bandidos ao mesmo tempo.

Só para lembrar 2:
VR deu um show nas urnas começando em 2014 e consolidou em 2016 mandando para casa vários partidos, entre eles o PMDB, PT, PCdoB, PSDB. Em 2018 vamos colocar o PDT para fora tbm.

BM e outras cidades da região bem que poderiam colaborar.

guto 2 de maio de 2018, 21:57h - 21:57

Por que fixar limites na educação escolar?!
Não se quer formar pessoas maduras, responsáveis e construtoras de um futuro melhor para nossos filhos e netos?!
Muitas pessoas, dotadas de olhos perfeitos, são cegas em suas percepções. Muitas outras, com ouvidos bem aguçados, são emocionalmente surdas. São precisamente essas pessoas que pretendem fixar limites para os que estão privados de um ou mais sentidos.
A oração do Pai-Nosso nos ensina que não há barreiras que o ser humano não possa transpor!
É uma audácia querer barrar a oração do Pai-Nosso nas escolas públicas, a Rússia fez isso na Revolução Russa em 1917 e a praga do comunismo se espalhou no mundo inteiro, levando miséria e fome para todos os países que adotaram essa ideologia atéia e satânica!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”….

Loco 2 de maio de 2018, 21:10h - 21:10

Crente é chato mesmo, quando não grita na esquina quer obrigar os outros a engolir religião, mal sabem eles que o exemplo é o que arrasta as pessoas, falar eles falam muito mas testemunho mesmo são poucos, quase nenhum.

Rui cidade alegria 2 de maio de 2018, 20:23h - 20:23

Pode roubar, matar ,fumar maconha , cheirar pó, agredir professor, só não pode orar o Pai Nosso.

Gavu 2 de maio de 2018, 20:00h - 20:00

A sociedade brasileira é hipócrita. Não ensina em casa o mínimo de educação,

Apocalipse 2 de maio de 2018, 19:10h - 19:10

O que começa errado……e mais muita bobagem junta…
Vamos lá! Qual o motivo que levou a secretária de educação? (retórica ok),
Perdeu-se uma excelente oportunidade, para se criar um “MOMENTO REFLEXÃO”, no qual se divulgaria o máximo possível de religião. Cada semana ou dia poderia se convidar um representante.
Ou seja a diversidade cultural e religiosa, combatendo a intolerância, que vemos crescer no cotidiano. Expor que alem do mundo cristão um outro que não é cristão, como: Umbanda, muçulmano, budista, taoista entre outros.
E a existência de um mundo que não acreditam em nenhum Deus.
Porém o mais importante é qual religião a seguir: É FUNÇÃO DA FAMÍLIA, agora será que essa quer participar?

capivara 2 de maio de 2018, 18:47h - 18:47

escola deve ensinar outras coisas…portugues matematica fisica historia…oraçao..deixe pra aprender em outro local..Acho que o hino nacional ou da cidade..seria mais interessante

Maniac 2 de maio de 2018, 18:18h - 18:18

Vou levar meus rituais da umbanda para as escolas… acho que será o maior barato!

Wagner 2 de maio de 2018, 17:54h - 17:54

Cara.. tanta coisa pra escola ensinar e fica aí se metendo em assunto errado,..pq escola não ensina 1 socorros (massagem cardíaca, afogamento, engasgo..). Fica aí.. religião, política, instrução gênero..aff.. Brasil acorda

jorge 2 de maio de 2018, 17:49h - 17:49

juiz satanico este.

ele precisa ser expulso, cassado e julgado sen nenhum privilegio , coloca ele junto com os que ele prendeu
juiz nazista.

cidadao de volta redonda 2 de maio de 2018, 17:49h - 17:49

juiz satanico este.

ele precisa ser expulso, cassado e julgado sen nenhum privilegio , coloca ele junto com os que ele prendeu
juiz nazista.

Porkin 2 de maio de 2018, 17:18h - 17:18

Só diz que o Pai Nosso é uma oração universal quem dorme ou dormiu nas aulas de história.
O Pai Nosso é a oração mais conhecida do cristianismo que tem 2.2 bilhões de seguidores entretanto o mundo tem 1.6 bilhão de seguidores do islamismo, 900 milhões do hinduísmo, 400 milhões de religião tradicional chinesa, 375 milhões de budistas, e tantas outras religiões além dos ateus…Não existe uma oração que conecta religiões diferentes. O Brasil é um Estado Laico religião se ensina em casa.

Aposentado 2 de maio de 2018, 17:06h - 17:06

Sempre foi rezado, porém, o maestro/advogado meia boca para aparecer resolveu normatizar está ação e despertou os esquerdistas
..
Aliás até quando o prefeito Drable vai manter estes incompetentes na educação municipal?

VAI VENDO 2 de maio de 2018, 22:06h - 22:06

VAI VENDO Aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

Dr. Monteiro 2 de maio de 2018, 16:28h - 16:28

O judiciário alemão tentou banir o uso de crucifixos nas escolas da Baviera. Porém, a população se uniu e, em ato de desobediência civil, manteve os crucifixos nas salas de aula. Os governantes tiveram que voltar atrás.

A população tem que perceber que esses burocratas, sejam do Executivo, do Judiciário ou do Legislativo, estão em seus postos para servir o povo, e não o contrário.

Por trás do discurso moderno de proteção às minorias, o que estamos vendo é a opressão contra as maiorias. O Pai Nosso, o Natal, a Páscoa e tantos outros feriados/manifestações religiosos/as, vão muito além de manifestações religiosas: são parte integrante do patrimônio cultural de um povo, seus valores, e desse modo também merecem proteção estatal. Porém, como não fazer parte da agenda do lacre…

Acorda, povo brasileiro! Ainda há tempo…

Maniac 2 de maio de 2018, 18:14h - 18:14

A sociedade é dinâmica, amigo…

capivara 2 de maio de 2018, 18:29h - 18:29

o estado é laico…

guto 2 de maio de 2018, 20:30h - 20:30

Dr. Monteiro, os deputados federais do PT tentaram também banir o uso de crucifixos nas escolas públicas brasileiras e em todas as instituições públicas! Porém, os deputados evangélicos se uniram e não deixaram a lei passar!

Barramansuína 2 de maio de 2018, 16:19h - 16:19

Por isso nossos jovens estão tudo perdido,não pode bater mais,agora não pode rezar o pai nosso essas criancas não devem conhecer a oração em casa,a escola está tentando ajudar,lamentável isso…dá um desânimo,vontade de mandar o desembargador da tjrj ir pra casa do #@$£€₩

Xerife 2 de maio de 2018, 16:30h - 16:30

Barramansuína, o estado é laico, sabe o que significa isto?

cada uma! 2 de maio de 2018, 17:15h - 17:15

ele acha que laico é o mesmo que ateu.. escola é lugar de aprender matemática, português… rezar, orar se aprende em outro local e olha que há muitos locais para isso… essa máfia religiosa, de todas as espécies, só busca dinheiro pra q?

guto 2 de maio de 2018, 20:32h - 20:32

Xerifesuíno, você é um porco, pois porco não reza para Deus!
Não vou jogar pérolas aos porcos!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

Ze paulo 2 de maio de 2018, 23:11h - 23:11

Sr . Jornalista , podes me ajudar ? Tive notícias que uma mãe soube que na escola pública que sua filha estuda , a criança foi obrigada a cantar e dançar um ” ponto” de umbanda . Não creio nisso , umbanda . O que posso fazer para que minha filha não seja obrigada a fazer isso . Tem como ? Desde já agradeço .

Manoel 2 de maio de 2018, 16:04h - 16:04

Fumar maconha na porta pode !!!!

Pascoale 2 de maio de 2018, 19:19h - 19:19

Não, nunca pôde. Quem faz está errado também.
Em todas as esquinas já tem igrejas, deixem as escolas ensinarem o que as crianças necessitarão para passar num concurso, arrumar um emprego, pois nesta hora não vai adiantar saber rezar o pai nosso, ave maria, axlababa, etc.

guto 2 de maio de 2018, 16:00h - 16:00

Falar mentira atrás de mentira sobre o PT e partidos de esquerda PODEMOS!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “a gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”….

cada uma! 2 de maio de 2018, 17:16h - 17:16

agora é partido de esquerda também? vc´s querem é uma ditadura do anarquismo aqui neste país não!

zé brega 2 de maio de 2018, 14:09h - 14:09

informamos que o funk continua liberado GÇB! (galera çangue bão)

Santo Graal 2 de maio de 2018, 14:05h - 14:05

Quanto mais o ser humano estuda, mais ignorante ele se torna. Lamentável!!!

FORA COMUNISTA 2 de maio de 2018, 13:36h - 13:36

PROPAGANDA PETISTA PODE.

Sonia 2 de maio de 2018, 13:26h - 13:26

Ensinar pagode, funk e etc… pode o que também é muito correto pois dai conhecemos novos e grandes artistas. Mas rezar. Cruzes em Credo. Tem gente ruim nesta nossa justiça.

Loucura do povo! 2 de maio de 2018, 17:18h - 17:18

escola não ensina isso e como têm gente sem noção desse país que não sabe de nada, sequer a respeitar outras religiões, por isso esse país tá do jeito que tá, muita gente achando que a sua fé é melhor que a do outro. Isso não significa que a justiça têm gente ruim, só está assegurando que o local deve focar no que é necessário e respeitar quem tem religião diferente da sua.

Sonia 2 de maio de 2018, 13:25h - 13:25

Realmente estou pasma. A oração do Pai Nosso como varias pessoas estão comentando é Universal. Tantas coisas ainda para fazer em educação no Brasil. É gritante o desleixo das autoridades e agora com esta pequena questão. Não entendo.

Loucura do povo! 2 de maio de 2018, 17:19h - 17:19

Universal? já viu budista rezar isso? por exemplo?

Pascoale 2 de maio de 2018, 19:22h - 19:22

Só se for no seu Universo Paralelo. Na China e na Índia são mais de 2 bilhões de pessoas que nunca rezaram o pai nosso. Isso sem falar dos países mais desenvolvidos do que o Brasil onde a maioria não tem religião, como a Dinamarca e a Noruega, por exemplo.
Em todas as esquinas já tem igrejas, deixem as escolas ensinarem o que as crianças necessitarão para passar num concurso, arrumar um emprego, pois nesta hora não vai adiantar saber rezar o pai nosso, ave maria, axlababa, etc.

VAI VENDO 2 de maio de 2018, 13:22h - 13:22

Esta oração é essencial a todos. Nnguém vive bem sem ela, mas deixe ficar para dentro do seu quarto ou na igreja, a mais apropriada. Na escola se aprende matemática e língua portuguesa. Aprendendo bem esses conhecimentos vc, e até o ateu, será um especialista para colocar em prática os ensinamentos da oração.

guto 2 de maio de 2018, 16:02h - 16:02

O tesoreiro do PT era pofessor de matemática e aplicou bem os ensinamentos da oração?!

Xerife 2 de maio de 2018, 16:25h - 16:25

Na maioria das vezes sou contra os seus comentários , hoje acho o mais lúcido que está aqui.

Xerife 2 de maio de 2018, 16:27h - 16:27

Estou me referindo ao comentário do VAI VENDO, o do guto é tosco como sempre.

guto 2 de maio de 2018, 20:27h - 20:27

Xerife tá difícil soltar o meliante lá em Curitiba, não é?!

TROÇO 2 de maio de 2018, 13:21h - 13:21

Ainda sou favorável a manter a oração do Pai Nosso num dia da semana, a leitura de um trecho do alcorão em outro, da Torá em outro, um canto afro num outro dia e por aí vai.

liberdade e propriedade 2 de maio de 2018, 13:17h - 13:17

A justiça também não enxerga, sexo, cor e etc. No entanto, criaram cotas raciais em vestibulares e concursos,

Curioso 2 de maio de 2018, 12:54h - 12:54

Se o Pastor resolver ensinar o teorema de Pitágoras durante o culto vai ser legal…

Pascoale 2 de maio de 2018, 19:28h - 19:28

Seria legal mesmo, pois a maioria lá não sabe nem o que é um teorema, nem quem foi Pitágoras, e alguns, nem quantos ângulos tem um triângulo.

Loco 2 de maio de 2018, 21:05h - 21:05

Pastor não precisa ter estudo.

Platão, o Filósofo 2 de maio de 2018, 12:23h - 12:23

Quanta ignorância! O Pai Nosso é uma oração universal. Pai Nosso!, por favor, perdoa tanta ignorância.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996