segunda-feira, 20 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Limpeza do Córrego das Laranjeiras continua em Barra Mansa

Limpeza do Córrego das Laranjeiras continua em Barra Mansa

Matéria publicada em 13 de setembro de 2017, 13:31 horas

 


Escavadeira e caminhões fazem o trabalho de desassoreamento através do programa Limpa Rio, do Inea

13-09-17- LImpeza do Córrego Laranjeiras- Paulo Dimas (3)

Doze caminhões de entulhos já foram retirados, serviços serão realizados até a segunda semana de outubro, diz prefeitura
(Foto: Paulo Dimas/PMBM)

Barra Mansa- A dragagem, limpeza e o desassoreamento do Córrego das Laranjeiras, no bairro Vista Alegre, continua e teve início no dia 5 deste mês, máquinas cedidas através de parceria entre a prefeitura e o Inea (instituto Estadual do Ambiente) estão fazendo a retirada do lixo e de resíduos, para melhorar o escoamento e aumentar a calha do córrego, com o objetivo de evitar ou minimizar as enchentes.

O trabalho está sendo feito através do Programa Limpa Rio, do Inea. Acompanhado de perto pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o serviço tem previsão de encerramento na segunda semana de outubro, segundo Jackson Rabelo, coordenador de Resíduos Sólidos da autarquia.

– Acreditamos que até o dia 10 de outubro, no máximo, a limpeza esteja completa. Já retiramos 12 caminhões de entulhos, lodo e terra podre, totalizando aproximadamente 96m³ de resíduos, que já possibilitou o aumento do fluxo de água no córrego – disse o coordenador.

Jackson disse ainda que os moradores do bairro Vista Alegre têm sofrido com o alagamento do córrego devido ao acúmulo de lixo e proliferação de mosquitos e pediu à população que não jogue lixo no córrego.

– Já notificamos algumas pessoas por poluírem o local, isso é crime ambiental, com multa e até prisão para quem for pego em flagrante. O caminhão de lixo passa três vezes por semana, não há necessidade de prejudicar o próprio bairro. Com acúmulo de resíduos no córrego, a probabilidade de enchente é maior. Quem tiver dúvidas em relação ao que fazer com o lixo pode entrar em contato com o Saae, através do 3322-6195 – completou.

Programa Limpa Rio – Realizado pelo Inea, o Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado. As demandas de intervenção do instituto são identificadas a partir de requerimentos das prefeituras locais, associações de moradores, representantes da comunidade ou por requerimentos à ouvidoria do Inea.

Em Barra Mansa, o programa foi realizado no mês de abril no distrito de Amparo. Na ocasião, o trabalho de limpeza se estendeu por aproximadamente quatro quilômetros do Rio Turvo.

4 comentários

  1. Atenção Prefeito de Volta Redonda. Bota seu Secretário de Serviços Públicos para trabalhar. Os córregos que atravessam os Bairros Casa de Pedra, Siderópolis, Sessenta e Vila Santa Cecilia, ESTÃO SUJOS e com entulhos onde corre um filete de água. ESTÁ NA HORA DE LIMPEZA GERAL, Quando as chuvas chegarem o leito estará limpinho. Estou ENSINANDO ao atual Secretário de Serviços Públicos, sem cobrar honorários. ACORDA TONINHO ORESTE.

  2. Senhor Jackson Rabelo, favor fazer uma visita urgente na Rua José Alves de Souza no final da Rua da Feira da Vila Nova, nós moradores estamos sofrendo há vários anos com o córrego Água Comprida, temos esgoto a céu aberto, muito lixo, ratos, baratas, pernilongos etc…
    Precisamos parar de sofrer, o Programa Limpa Rio precisa chegar no Córrego Água Comprida com a máxima urgência.

  3. Parabéns pela limpeza mas sabemos que só isso não basta queremos que seja feita a canalização do rio como foi feito no cajueiro e para de contorna um problema para ganhar votos

  4. Essa limpeza também precisa ser feita nos bairros Nova Esperança e Boa Sorte.

Untitled Document