sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Luiz Fux é eleito para substituir Gilmar Mendes na presidência do TSE

Luiz Fux é eleito para substituir Gilmar Mendes na presidência do TSE

Matéria publicada em 7 de dezembro de 2017, 11:35 horas

 


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito hoje (7) para ser o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele assumirá o cargo, no ano que vem, no lugar de Gilmar Mendes, que deixará o comando da Corte Eleitoral no dia 14 de fevereiro.

A eleição, realizada na sessão ordinária do TSE desta quinta-feira, foi por unanimidade. O processo, porém, é uma formalidade, uma vez que, tradicionalmente, sempre é eleito para presidir a Corte Eleitoral o ministro do STF mais antigo no TSE que ainda não tenha ocupado a presidência.

Após ser eleito, Fux descreveu como “espinhosa” a tarefa de comandar o TSE e substituir Gilmar Mendes. “Para mim é um momento de muita emoção, porque eu sou juiz de carreira e Deus me permitiu cumprir todas as etapas da minha carreira, inclusive essa no Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

Fux, no entanto, não ficará no cargo durante a eleição presidencial do ano que vem, pois seu mandato no TSE se encerra em agosto, portanto antes do pleito. A ministra Rosa Weber é a próxima na fila para assumir a presidência da Corte Eleitoral.

De acordo com o Artigo 119 da Constituição, o TSE é composto por três ministros indicados pelo STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas de notório saber indicados pelo presidente da República. Os mandatos são de dois anos, renováveis.

Ao deixar o TSE em fevereiro, Gilmar Mendes será substituído por Luís Roberto Barroso. Em agosto, Fux será substituído por Edson Fachin.

3 comentários

  1. Todo ano que antecede eleições para presidente, senador e deputado federal o país é acometido de roubos e tentativas de roubos de grandes somas e proporções. Isto já vem acontecendo há vários anos. Será que as pseudos autoridades nunca atentaram para este detalhe? Explosões de agências bancárias, roubos a transportadoras de valores, assaltos a caixas eletrônicos, carros apreendidos com vultosas quantias e mais uma infinidade de roubos sempre acontecendo no ano que antecede o ano de eleições federais. Será que é só eu que vejo isso?

    • Sr, que comentário imprescindível para a humanidade, eu vou ligar pro Presidente Temer agora para que no menor tempo possível o Sr. assuma a Ministério da Defesa ou Justiça deste país , quiçá do planeta. Vou tentar falar com Trump…

  2. Pensionista sem salário

    Seis por meia dúzia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document