terça-feira, 16 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Maduro é reeleito sob protestos da oposição

Maduro é reeleito sob protestos da oposição

Matéria publicada em 21 de maio de 2018, 08:03 horas

 


Maduro é reeleito em pleito questionado pela oposição. (crédito AB)

Venezuela – Presidente da Venezuela desde 2013, Nicolás Maduro, de 55 anos, é reeleito para mais seis anos de mandato, em uma eleição duramente criticada pela oposição e com elevado índice de abstenção. De acordo com a imprensa oficial, ele obteve 67,7% dos votos, enquanto o segundo colocado Henri Falcón conseguiu 21,1%.

Em entrevista coletiva na noite de ontem (20), Falcón disse desconhecer o resultado das eleições. Segundo ele, são necessárias novas eleições, pois houve uma “violação” do acordo pré-eleitoral. Há informações, não confirmadas oficialmente, de que o índice de abstenção nas eleições foi superior a 70%.

“Não reconhecemos este processo eleitoral como válido”, disse Falcón. “Para nós não houve eleições, é preciso fazer novas eleições na Venezuela, não é uma colocação que viemos fazer, viemos fazer exigências.”

Maduro chamou os candidatos derrotados e as lideranças que promoveram a campanha em favor da abstenção para um diálogo. “Henri Falcón, Javier Bertucci e todos os líderes da oposição, [apelo para ] que nos reunamos, nos encontremos e falemos da Venezuela, convido-os aqui e assumo a responsabilidade deste chamado”, disse.

A Prensa Latina, agência oficial de notícias da Venezuela, e a Telesur, emissora oficial de televisão do país, informaram que 92% das urnas, em que 5.823.728 eleitores votaram, foram apuradas. As informações são atribuídas à presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, ligada ao governo.

Pressão

Ontem (20), as votações ocorreram em 14.638 centros de votação em todo o país. Há informações de que os eleitores que resistiam a votar, marcando um elevado índice de abstenção, eram pressionados por grupos armados a comparecer aos locais de votação.

Em entrevistas coletivas, Maduro criticou a imprensa internacional, afirmando que havia uma campanha para difamá-lo. Ao final, ao fazer um balanço parcial sobre as eleições,afirmou que foi executado um Plano Nacional para controlar “pequenas irregularidades”. Não relatou quais foram essas ocorrências.

Legalidade

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, ressaltou que mais de 150 representantes de organismos internacionais acompanharam a “transparência e legitimidade” das eleições e dos conselhos legislativos. Na relação desses representantes estão o ex-ministro da Espanha José Luis Rodríguez e o ex-presidente do Equador Rafael Correa, ambos simpatizantes de Maduro. O processo eleitoral foi acompanhado por forte esquema de segurança, com 300 mil homens da Força Armada Nacional Bolivariana, além do apoio de seguranças e funcionários públicos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

21 comentários

  1. Parabéns Maduro! Você é o pai dos pobres da Venezuela, país exemplar e modelo para o mundo. Viva a esquerda

  2. Eu quero debater com meus oponentes usando a coêrencia e o raciocínio lógico, vamos lá:
    O preço baixo do petróleo NÃO EXPLICA A SITUAÇÃO CALAMITOSA DA VENEZUELA, pois no Domingo passado a Venezuela teve eleições fraudadas e vários países democráticos impuseram sanções contra Maduro!
    O curioso é lembrar que na década de setenta com o aumento do preço internacional do petróleo até 2001, a Venezuela foi o país mais rico da América Latina, pelo critério da renda per capita, aliás o PIB por habitante da Venezuela até 2001 estava muito mais próximo da Grécia e de Portugal do que dos seus primos latino-americanos mais pobres!
    Na primeira vista alguns botam a culpa naquilo que se chama de “maldição das matérias-primas”… Como a Venezuela tem uma grande abundancia de petróleo, ela se sente desencorajada em diversificar a econômia; desincentivada em investir em educação da sua população, além e claro da Irresponsabilidade Fiscal e do populismo!
    Basta fazer uma comparação, por exemplo, entre a Venezuela e os emirados Árabes Unidos… Há cinquenta anos, se alguém aventasse a possibilidade de que uma metrópole graças ao empurrão inicial das importações de petróleo emergeria como centro global de logística, serviços financeiros, alta tecnologia e entretenimento, todos diriam que esse centro seria Caracas e não Dubai, como é hoje!
    Tudo isso tem menos que ver com aptidões naturais, inimigos imaginários ou armadilhas do destino e muito mais com Instituições, planejamento e visão! Na minha opnião não existe a tal da “maldição das matérias-primas” no caso da Venezuela ou de qualquer outro país, o que existe sim é a MALDIÇÃO DAS MÁS POLÍTICAS, DA CORRUPÇÃO E DO SOCIALISMO DO SÉCULO XXI…
    O que dizer daqueles que escreveram que a Venezuela está nessa miséria por causa da baixa no preço do petróleo?!
    Faço minhas as palavras do ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”….

  3. NãovoteinoAécio...voteinulo

    Essa tirada de emagrecimento do povo venezuelano é bastante cômica, digna de um coxinha idiota que, inclusive, cita o tal de Mão Santa, um dos mais corruptos políticos comprovado do país. Ao criticar os venezuelanos,parece que esses idiotas que apoiaram o golpe moram num país das maravilhas, sem um presidente corrupto e golpista, sem um congresso cheio de ladrões, sem uma justiça injusta, lenta e cara, sem um povo alienado, facilmente manipulado, sem inflação ( gasolina, gás e energia elétrica baratos). Esses coxinhas imbecis deveriam olhar para os seus traseiros sujos antes de criticar outros povos.

  4. Tem que ser feito um intercâmbio, já que há venezuelanos entrando aos montes no Brasil, tem que montar uma gigantesca caravana do PT e liderada por Dilma, já que o encantador de burros está preso, e levar o MST, MTST e UNE para fazer parte do regime de Maduro, mas duvido se ele aceitará, ele sabe se os petralhas entrarem, vão saquear tudo, assim como fizeram com o Brasil.

  5. Vamos mandar a presidenta Dilma para Venezuela, só assim pra acabar com o comunismo da Venezuela. Kkkk

  6. Gado marcado tem a tendência de ir para o abatedouro, assim como o povo.

    Estou vendo muitos amigos pelas redes sociais defendendo seus candidatos bandidos.

    E Vc? Já recebeu a sua marcação no lombo?

  7. VÃO BATER PANELA LÁ NA VENEZUELA COXINHAS!!!!!! SE O MADURO SAIR, QUEM ASSUME É O AÉCIO!!!!!!!!!!

  8. Falando em Davos em Janeiro, McDonnell disse: “All the objectives of Chávez, in terms of tackling inequality, investing in education, developing people’s skills, would have been successful if they had mobilised the oil resources to actually invest in the long term and work with private sectors as well.”
    Ou seja McDonnell disse que todos os objetivos de Chávez de tratar da desigualdade, investindo em educação, desenvolvimento das habilidades das pessoas, teria alcançado sucesso se, e somente se, tivesse mobilizado os recursos do petróleo para realmente investir em longo termo e trabalhar com setores privados!
    É a mesma coisa que ocorreu no Estado do Rio de Janeiro com o ex-governador Sérgio Cabral(que, segundo Lula era o melhor governador que o Rio já teve) que se, e somente se, tivesse aplicado os dinheiro do petróleo no desenvolvimento das habilidades das pessoas com a ajuda do setor privado, hoje, estaríamos numa condição muito melhor!
    O que dizer de pessoas que vem nesse espaço defender ditadores como Maduro, que são condenados pelas maiores democracias do mundo?!
    Faço minhas as palavras do jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

  9. liberdade e propriedade

    Quando o Chavez morreu, achei que o Maduro era bobo e não conseguiria perpetuar o regime, mas me enganei. O mesmo pensei da Coreia do Norte, que o rapaz ditador iria meter os pés pelas mãos, ao assumir o posto do pai falecido, me enganei de novo. Só o Lula não soube fazer sucessor, ou voltar ao menor tempo possível ao cargo (4 anos), como o Putin fez.

    • Com mais de 32 % nas pesquisas,. Se soltarem o homem ele vai botar o Putin no chinelo kkkkkkkkkkkkkk. Chupa essa manga

  10. Valeu guto.

  11. Para você ter uma idéia no ano passado, a economia Venezuelana encolheu mais do que a economia na Síria! E a inflação atingiu mais de 1000% esse ano…. tudo isso num país com as maiores reservas de petróleo no Mundo! A situação é tão crítica que a população passa fome porque os alimentos são escassos…. três em cada quatro venezuelanos emagrecem involuntariamente numa média de quase 9 kg por ano… sem contar a violência nas ruas e as incontáveis mortes! Um verdadeiro banho de sangue…
    Claro que a Venezuela teve uma crise sem precedentes no mundo…. Contudo, o mais agravante em tudo isso é que Lula ajudou a reeleger várias vezes o ditador Chavez e o ditador Maduro através dos bilhões de dólares que o BNDES mandou para lá!
    Espero que o Lula passe fome na cadeia para ele ver como é bom passar fome!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “só se faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”.

    • Lá vai a Mirian Leitão do DV. Venezuela sofre do mal que é depender somente de extração do petróleo. Sua economia sofre na mesma proporção da queda do preço do petróleo. Agora ter que ler seus comentários é dose para mamute. De onde tirou essa informação da perda de peso? É hilário. E já disse para você, antes de despejar seu preconceito , veja a questão geopolítica dos fatos. Veja a balança comercial antes da entrada de Chavez no governo. A Venezuela comprava antes da Colômbia de empresas quase na sua totalidade americana. As empresas Brasileiras assumiram esse posto com Chavez e Maduro. Ningúem está preocupado com a população, querem o mercado de volta. Acorda.E para piorar , com todo a crise de abastecimento e falta de itens básicos , a Venezuela tem um IDH maior que o do Brasil. O ideal é parar de olhar para Caracas e olhar para Brasília, onde os golpistas estão vendendo o país enquanto indignados seletivos como você fica enxergando defeitos no vizinho.

    • Miriam Leitão é ótimo kkkkkkkkkk

  12. O que está acontecendo lá era muito previsível, pois é o resultado de anos e anos de repressão… Os líderes mais expressivos da oposição estão todos exilados, fora do país, ou estão presos… Essa eleição foi preparada durante meses e meses com a exclusão das candidaturas que eram mais competitivas!
    A pessoa que competia com Maduro, era um opositor praticamente desconhecido, sem expressão! É o resultado do que ocorre nos regimes ditadorias apoiados pela Rússia e Cuba e pelos partidos de esquerda aqui do Brasil como o PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL, etc….
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”….

    • sou de direita, mas tu só escreve asneiras meu amigo. Tu deve ser igual a mim. pobre, um pagador de contas, um escravo moderno, mas que se acha alguem na fila do pão.

    • jojo : Mandou bem.

      “O que está acontecendo lá era muito previsível, pois é o resultado de anos e anos de repressão… Os líderes mais expressivos da oposição estão todos exilados, fora do país, ou estão presos” – O grande líder LULA kkkkkkkkk

      “Essa eleição foi preparada durante meses e meses com a exclusão das candidaturas que eram mais competitivas” – O grande líder LULA kkkkkkkk

      “A pessoa que competia com Maduro, era um opositor praticamente desconhecido, sem expressão” – Jair Bolsonaro kkkkkkkkk

      Tá bom ou tá ruim kkkkkkkkkkk

Untitled Document