Ministro da Justiça confirma críticas à segurança do estado do Rio

by Diário do Vale

Brasília– O ministro da Justiça, Torquato Jardim, confirmou nesta quarta-feira (1º), em Brasília, declarações dadas à imprensa nos últimos dias sobre a segurança no estado do Rio de Janeiro. Ele classificou como “normais” as reações contrárias às suas afirmações.

Torquato Jardim esteve nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) onde se reuniu com a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Educação, Mendonça Filho.

No Rio, uma comissão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) informou que irá enviar representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que apure as afirmações feitas pelo ministro da Justiça.

Em entrevistas publicadas hoje (1º) e ontem, o ministro disse que o comando da Polícia Militar fluminense estaria fazendo acertos com o crime organizado, retrocedendo a situação da segurança pública no Rio a um estado de coisas semelhante ao retratado nos filmes Tropa de Elite 1 e 2.

Ministro diz que reações são normais

Ao ser questionado por jornalistas hoje, o ministro da Justiça não recuou em suas afirmações. “Sobre o Rio de Janeiro, não sei, já falei o que tinha que falar. Nenhuma reclamação. Reações são normais”, disse.

Em entrevistas publicadas nos últimos dias, Torquato Jardim afirmou que o comando de batalhões da Polícia Militar do Rio seria definido por “acerto com deputado estadual e o crime organizado”.

Ele disse que “em algum lugar, voltamos [aos filmes) Tropa de Elite 1 e 2. Em algum lugar, alguma coisa está sendo autorizada informalmente”.

As acusações do ministro foram alvo de reações de deputados estaduais do Rio. O presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), disse que há mais de uma década não existe interferência do crime organizado na segurança estadual. “A declaração é de quem não tem nenhum conhecimento, de quem é irresponsável e de quem age com má-fé”, afirmou.

Em nota divulgada ontem (31), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, rebateu as declarações do ministro e afirmou que o governo estadual e o comando da Polícia Militar não negociam com criminosos. Ele ressaltou que “o comandante da PM, coronel Wolney Dias, é um profissional íntegro”.

Hoje, em matéria publicada em jornais, Torquato respondeu a Pezão afirmando ter “melhor memória” ao se lembrar de ter discutido o tema com o governador. O ministro assegurou haver “todo um serviço de inteligência” que atesta suas declarações.

Reunião no STF

O ministro da Justiça foi hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir com a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, a implantação de Associação para a Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) juvenis no país. Também esteve presente o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Um projeto modelo de Apac juvenil, feito em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), funciona na cidade de Itaúna (MG) e, segundo Mendonça Filho, essa experiência deve servir para a implantação de novas unidades pelo país. A primeira será em Fortaleza, disse o ministro da Educação.

O dinheiro para a ampliação das Apac’s virá do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), confirmou Torquato. “O papel do Ministério da Justiça nesse notável projeto é primeiro encontrar justificativa legal para o Fundo Penitenciário”, disse o ministro. Ressaltou que a recente medida provisória que modificou as destinações do Funpen prevê “inequivocamente” a aplicação de recursos em projetos sociais.

A Associação para a Proteção e Assistência aos Condenados é um modelo de ressocialização de pessoas condenadas pela justiça criado em 1972 em São José dos Campos (SP), em que os detentos ficam submetidos a um regime menos rígido e contam com trabalho em tempo integral e aulas de ensino fundamental e médio.

You may also like

12 comments

OLeitorVR 2 de novembro de 2017, 11:37h - 11:37

Olha, pode até ser que a cúpula como secretário, comandante e até o governador não estejam ligados aos bandidos(Hipótese), porém sabemos que sim , existe sim a banda podre das policias e políticos..Tanto é que muitas das facções e até partidos surgiram de pessoas oriundas ao crime…
Agora isso não é novo, sempre existiu e sempre vai existir enquanto a essa banda podre ficar no poder…Entretanto as declarações feitas pelo sr. Ministro podem sim ter um peso, pois o mesmo não iria se expor a público sem estar com informações seguras em mãos, seria um grande tiro no pé e talvez seria até um atestado de insanidade…Ele tem informações sim, só que ao meu ver já que falou… Dê nome aos bois..O estado do Rio precisa criar vergonha na cara e fazer o que tem que ser feito com bandidos, pois com essas associações as polícias perderam o respeito do bandido…E é por isso que a cada dia morre um policial..SIm temos bons policiais e é por esses que devemos dar o respeito e solidariedade, pq não é fácil ficar na linha de frente. #borabrasil

Romano 2 de novembro de 2017, 10:02h - 10:02

“Tropa de Elite 2, o Inimigo Agora é Outro” não era ficção, era um documentário mesmo.

zé fuleragem 2 de novembro de 2017, 10:01h - 10:01

Falou aquilo que todos já tem conhecimento, qual a novidade do burburinho?

Maria José Silva Andrade 2 de novembro de 2017, 09:33h - 09:33

Teve a coragem de falar a verdade. Todos sabemos como funciona os órgãos de segurança do RJ em particular. Não se esqueçam do Corpo de Bombeiros, envolvidos até a medula com a milícia r outras práticas.

Manoel 2 de novembro de 2017, 08:40h - 08:40

Me apontem alguma coisa que funciona no Estado do Rio ?

Gilmar Mendes 2 de novembro de 2017, 06:57h - 06:57

O ministro está certíssimo… Acabou de mostrar no bom dia Rio baile funk em bairro no rio, vídeo, 6:30 da manhã, cheio de bandidos e bandidas, armados até os dentes, dançando, curtindo a vida ! Será que a polícia não recebeu sequer uma única ligação ? Triste isto !

Centro Cultural Alexandre Frota 1 de novembro de 2017, 20:27h - 20:27

“… críticas à segurança do estado”? Melhora essa manchete de estagiário aí, DV. As críticas (para não dizer coisa mais contundente) foram aos COMANDANTES dos Batalhões da PM.

LOCUTOR 1 de novembro de 2017, 19:33h - 19:33

Não disse nada além dá verdade, alguém do alto escalão teve a coragem de falar a verdade.Esse é o nosso estado.

Edmilson 1 de novembro de 2017, 19:29h - 19:29

É o retrato falado do Estado do Rio

Bolsonaro presidente 1 de novembro de 2017, 19:28h - 19:28

Ministro, parabéns, acertou em cheio.

Gilmar Mendes 1 de novembro de 2017, 18:18h - 18:18

Certo em gênero, número e grau !!

Luiz 1 de novembro de 2017, 17:56h - 17:56

E o pior é que ele tá certo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996