Motoboys apontam aumento de assaltos em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – A profissão de motoboy já exige uma boa dose de concentração e cuidados devido aos constantes riscos de transitarem por ruas movimentadas. Agora, além disso, os profissionais também estão reclamando dos constantes assaltos que estão sofrendo em Volta Redonda. O problema já chegou até as autoridades, que prometeram ações para coibir o aumento da violência.

Segundo os motoboys Eduardo Francisco Trindade e João da Cruz, o número de assaltos na cidade tem aumentando consideravelmente. De acordo com eles, não tem um horário específico, mas geralmente ocorrem no período das 11h às 14h e à noite, quando estão fazendo entregas.

– Geralmente nos casos de assaltos que ouvimos de nossos colegas, as vítimas são abordadas por outra moto com dois ocupantes ou então o motoboy é abordado quando está parando no local da entrega. Somos a favor das blitz da polícia, pois é a hora de pegar alguém sem documentação ou irregular – desabafa Eduardo.

Segundo o motoboy Hélio Vigorito Gonçalves, o Paulista, a onda de assaltos tem deixado os motociclistas que trabalham com serviço de entregas, apreensivos e preocupados com a segurança deles.

– Preocupados com a nossa segurança e também para chamar a atenção das autoridades, realizamos no último dia 27 de janeiro uma manifestação com cerca de 150 motoboys. Circulamos pelos bairros Aterrado em direção ao bairro Voldak, passando pelo 28º BPM e parando na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura. Em todo o trajeto, tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar, nos deram total apoio e proteção. De primeiro de janeiro ao dia 27, nove motoboys foram assaltados, alguns perderam a moto e outros dinheiro e documentos – falou.

De acordo com Hélio, a forma de abordagem é sempre a mesma, de dois homens em uma moto, e segundo informações das vítimas, são dois rapazes aparentemente bem jovens e de cor escura, usando uma moto vinho com placa dobrada.

– Geralmente as abordagens ocorrem à noite durante a entrega, quando a moto está parada ou na rua durante o trajeto. Em todas as ocorrências as vítimas são unânimes em afirmar que sempre são dois assaltantes armados em uma moto, sendo que o garupa é que anuncia o assalto – detalhou Hélio.

O motoboy Paulista lembrou que a preocupação com a segurança tem obrigado os motoboys a tomarem mais cuidados, como ficar atentos quando avistam duas pessoas em uma moto e observar bem ao redor do local antes de parar.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, ressaltou que depois que tomou conhecimento dos casos determinou junto ao efetivo da GM que ampliasse as ações.

– Estamos efetuando rondas ostensivas, através de motocicletas, viaturas e também solicitamos atenção redobrada ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e ao serviço de inteligência um maior apoio nas apurações – disse.

Segundo Dalboni, o prefeito Samuca recebeu a notícia com indignação, comprometendo-se a fazer o que estiver ao alcance da prefeitura.

Dalboni lembrou que as ações conjuntas com a PM sempre dão resultados positivo, por isso prometeu grandes operações neste sentido.

– Estamos nos empenhando para aumentar nosso efetivo que virá no meio do ano, mas não estamos inertes. Desde o início do ano recuperamos alguns veículos furtados e nossa frota estava bastante sucateada, mas o governo vem se esforçando para colocar as viaturas em condições e faremos uma campanha de trânsito no sentido de coibir esses delitos – falou.

Falta de segurança: Motoboys realizaram no último dia 27 de janeiro uma manifestação com cerca de 150 profissionais (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Falta de segurança: Motoboys realizaram no último dia 27 de janeiro uma manifestação com cerca de 150 profissionais (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

 

Delegado recomenda fazer o boletim de ocorrência

Segundo o delegado titular da 93º DP de Volta Redonda, Eliezer Lourenço, todo trabalho da Polícia Civil é investigativo, mas precisa de dados colhidos através dos boletins de ocorrências, por isso é primordial que todas as vítimas desse tipo de delito façam o registro do boletim de ocorrência na delegacia.

Sem o registro não tem como saber se há crimes em determinado local, por isso a estatística criminal de determinados delitos muitas vezes não é real, e não tem como procurar ou atuar, pois não há registros das infrações.

No caso dos assaltos a motoboys, a delegacia já tomou conhecimento e está mapeando as áreas onde mais ocorreram os delitos.

– Como a Polícia Civil trabalha primeiro com investigação, leva algum tempo para chegar a uma solução. Acredito que os motoboys são vítimas devido a vulnerabilidade da profissão como também ao horário em que eles atuam, mas já estamos mapeando essas áreas. É muito difícil um policiamento em todos os locais, se uma área está sendo o foco das ocorrências, a polícia se concentra nele, mas o bandido muda de local, atuando em outras áreas, daí a importância de um policiamento mais ostensivo nos locais mapeados – opina.

Samuca Silva realizou reunião com grupo de motoboys

O prefeito Samuca Silva chegou a receber no último dia 17, em seu gabinete, um grupo de motoboys para debater melhorias de trabalho para a categoria. Os profissionais disseram ao prefeito que os assaltos estão cada vez mais constantes, principalmente entre os bairros Volta Grande, Santo Agostinho, Vila Mury, Niterói, Conforto e Sessenta. Aproveitando a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar no encontro, os motoboys demostraram preocupação com a quantidade de assaltos.

No encontro que tiveram com o prefeito, a categoria também questionou a exigência do curso de motoboy, que muitos não fazem por causa do valor; as poucas vagas para motos; e a quantidade de blitz feitas no município.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, explicou a necessidade da realização da fiscalização.

– Nós realizamos muitas apreensões de motos nos últimos anos. Justamente, com o intuito de tirar de circulação essas motos que não são usadas corretamente e que, muitas são usadas para assaltos, como esses que vocês estão denunciando – disse.

 

Por Júlio Amaral

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

20 comments

Sergio 6 de fevereiro de 2017, 05:52h - 05:52

Marx, comunismo e socialismo é a mesma bosta.

Max 6 de fevereiro de 2017, 14:34h - 14:34

Humm… Ok… Também acho.. comunismo, socialismo, marxismo, populismo.. tudo a mesma porcaria no final das contas… Com idéias e princípios diferentes mas igualmente falhos e hipócritas… Mas…

O que isso tem a ver com a matéria???

Max 5 de fevereiro de 2017, 16:48h - 16:48

Segurança é sim um direito de vocês no exercício da profissão, porém a maioria de vocês só quer seus direitos, na hora de cumprir os deveres cívicos vêm com essa.

A segurança no país está um caos, as revoltas nos presídios são um reflexo das políticas de segurança pública ridículas adotadas e reflexo, também, do populismo que passou a sensação de impunidade nos altos escalões da vida social e cascateou para os menos favorecidos aumentando o aproveitamento das “oportunidades” por pessoas sem caráter que deveriam ser impedidas do convívio social.

Mas isso não é desculpa para vocês, motoboys, colocarem minha vida e a vida de minha família em risco, nem a vida de qualquer família.

Então se querem soluções, comecem com a mão na consciência respeitando leis de transito e deixando de fumar aquele “bekzinho” que sei que muitos fazem (já administrei um grupo de 14 motoboys, não to falando preconceituosamente) ou de beber aquela cervejinha antes do trabalho. Respeitem e, em seguida, exijam respeito.

Acredito que todas as categorias merecem os mesmos direitos, de segurança, de organização, de remuneração (claro que dando-se a importância da ação executada, não sou comunista e nem mesmo socialista). E acredito também que todas devem respeitar os mesmos deveres, de responsabilidade social (transito inclusive).

Motorista 5 de fevereiro de 2017, 16:11h - 16:11

O problema de segurança é sério, mas esse tralhas também não respeitam ninguém nem lei alguma. São abusados no trânsito e qualquer coisa quebram o carro da gente e somem no meio dos carros. Se estão sendo alvos é simplesmente bandido contra bandido, simples assim.

Fudêncio 5 de fevereiro de 2017, 15:41h - 15:41

Segundo dados do IBGE, 12% dos motoboys são bandidos.

Error 404 6 de fevereiro de 2017, 12:59h - 12:59

Eu admiro que os motoboys tenham coragem de admitir ao IBGE que são bandidos kkkk’

Max 6 de fevereiro de 2017, 14:35h - 14:35

Pois é… Imagina o censo do IBGE… Profissão ; motoboy, profissão extra; bandidao

Error 404 6 de fevereiro de 2017, 17:24h - 17:24

Pois é, Max… é mais fácil dizer que isso é um levantamento da Polícia Federal! kkk’

Marco Aurélio 5 de fevereiro de 2017, 12:21h - 12:21

No dia em que policia da nossa cidade parar de pegar arrego e liberar vamos ter somente carros e motos devidamente correto nas ruas.aptran agora ate que diminuiu mais antes so falava em 300 500 200.irmao fsz seu dever.o certo é o certo errado vai preso.quando tem blitz aqui na cidade na verdade é um assalto por parte dos policinha daqui…povotem que filmar gravar e denuncia ate eles serem expulsos da corporaçao.aptran corruptos.ainda te ameça ainda.grava a conversa e vai pra delegacia…policia civil vai adorar…detestam pms

morador 5 de fevereiro de 2017, 11:31h - 11:31

Os profissionais desta categoria precisam mesmo é de coibir o que seus colegas fazem no trânsito. É bandalha pra tudo que é lado. Sou a favor de que eles trabalhem mas eles têm que assumir a sua responsabilidade denunciando seus proprios colegas que fazem do trânsito em VR uma bagunça. Quanto à segurança, eu tambem preciso, o caos está geral.

Morador de VR 8 de fevereiro de 2017, 19:41h - 19:41

Não é só os motoboys que fazem o transito uma bagunça não ! Tem muito motorista de carro dirigindo falando ao celular , trocando de faixa sem sinalizar , estacionando em vaga dedicada as motos que já são poucas , e quando são repreendidos pelo motociclista ainda querem discutir e não reconhecem o erro além de dispararem uma série de palavrões .
Tem muito motorista que se sente os reis das ruas e que a preferência toda tem que ser deles porque estão dirigindo seus carros novos mas se esquecem que ninguém é melhor que ninguém , não é porque vc tem um bem maior que do seu próximo que você possa fazer o que quiser , ninguém tem culpa que vc está pagando seu carro em 60 vezes , sou motoboy na cidade de Volta Redonda a 3 anos , e ao contrário do que dizem não são todos que usam drogas ou bebem e isso tbm não é nenhuma justificativa para as falta de bom senso , muitos veem os motoboys como aquele pobretões que ganham 1 real por entrega e possam fome , devo dizer que a realidade é muito diferente , existem sim alguns desse tipo que não oferecem nenhuma garantia para os empregadores mas tbm existem os comprometidos com a lei e a segurança , recebemos mais do que muitos formados , e bem mais do que muitos assalariados que veem aqui tentar esculachar o motoboy , não tem nem uma bicicleta pra saber o que acontece no trânsito nem muito menos tem uma formação de educação de trânsito para debater com quem entende , não me considero rei como muitos mas esta profissão merda que vcs dizem me proporcionou nesses poucos anos de trabalho uma casa , um excelente carro e uma moto do ano ambos quitados sem nenhuma dívida , então antes de qualquer coisa deixe sua conta bancária de lado e trate os outros com mais dignidade !

Laticinee 5 de fevereiro de 2017, 11:21h - 11:21

ESSES MALTOBOY, PRECISA DE DICIPLINA NO TRANSITO,SÃO REBELDES,PRECISA TREINAMENTO PARA EXERCER ESTA FUNÇÃO.

Ta difícil 5 de fevereiro de 2017, 10:20h - 10:20

Minha tia foi assaltada em frente a sua casa no bairro Voldac por individuos com as mesmas características na hora de registrar a ocorrência precisava da nota fiscal do celular. Quem vai em casa procurar nota fiscal isto quando ainda esta guardada para então fazer o registro……..tudo é muito complicado para o cidadão a ma vontade de certas autoridades é impressionante só correm atras do que os interessa.

Professor 5 de fevereiro de 2017, 09:47h - 09:47

Fui jurado,

dos casos que julguei, 2 deles se diziam moto boys.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Indignada 5 de fevereiro de 2017, 15:37h - 15:37

Pra mim não precisa dizer, pois não quer dizer nada!
Em barra mansa, os infelizes que estavam assando se diziam motoboy!
Desculpa senhor, mas hj qualquer um com uma moto e um baú se diz motoboy so pra cometer essas atrocidades! O que atrapalhar oa de bens, q c eu e muitoa outros, estamos levando o lanche, a peça, e o remedio de qm esta precisando!
A diferença é que EM BM correram atrás, em VR estamos sem ajuda!
E OBS: NÃO É SÓ MOTOBOY NÃO, ATÉ UM SIMPLES CIDADÃO QUE TEM SUA MOTINHA COMPRADA COM TANTO ESFORÇO ESTÁ FICANDO SEM!

Indignada 5 de fevereiro de 2017, 00:28h - 00:28

Dois meliantes numa fan vermelha, há 2 semanas teria gritado pra que eu parasse, em torno do trevo agua limpa , na altura do contorno! E nem era tão tarde assim, eram 20:15h …
Cadê a ronda?! … cadê o empenho do setor da segurança?! Isso pode acontecer com qualquer um, não esperem chegar em um estado pior !!!
TAXISTAS E MOTOBOYS PEDEM AJUDA EM VR.

Marcelo 5 de fevereiro de 2017, 00:25h - 00:25

So Só queremos trabalhar em paz chega de assalto e exigir tantas coisa do boy q esta na correria pra levar pão pra sua família. Quer exigir bota um sindicato pra nos e aumenta segurança pra nos ja q so só quer nos prejudicar

Max 5 de fevereiro de 2017, 16:46h - 16:46

Tem que ser exigido sim, se querem respeito como categoria, então cumpram as leis.

Segurança é sim um direito de vocês no exercício da profissão, porém a maioria de vocês só quer seus direitos, na hora de cumprir os deveres cívicos vêm com essa.

A segurança no país está um caos, as revoltas nos presídios são um reflexo das políticas de segurança pública ridículas adotadas e reflexo, também, do populismo que passou a sensação de impunidade nos altos escalões da vida social e cascateou para os menos favorecidos aumentando o aproveitamento das “oportunidades” por pessoas sem caráter que deveriam ser impedidas do convívio social.

Mas isso não é desculpa para vocês, motoboys, colocarem minha vida e a vida de minha família em risco, nem a vida de qualquer família.

Então se querem soluções, comecem com a mão na consciência respeitando leis de transito e deixando de fumar aquele “bekzinho” que sei que muitos fazem (já administrei um grupo de 14 motoboys, não to falando preconceituosamente) ou de beber aquela cervejinha antes do trabalho. Respeitem e, em seguida, exijam respeito.

Indignada 5 de fevereiro de 2017, 00:23h - 00:23

Pois é, infelizmente isso está constante no nosso dia a dia, estamos a trabalho, e passando esses apertos!!! Em BM os pm correram atrás de quem estava assaltando por la, por favor policia de VR ,nos ajudem tb! Estamos trabalhando, levando seu lanche, o principal seu remédio tb, não estamos nos colocando a risco porque gostamos, e sim pq precisamos! Só olhem por nós!

Zero 4 de fevereiro de 2017, 23:19h - 23:19

A criminalidade aumentou e se ampliou agora a locais e profissionais que não sofriam desse mal. A responsabilidade desse aumento e o descaso das autoridades políticas, governador, prefeito e presidente da “república de bananas”, em suma da classe política que realmente só se interessa em permanecer no poder para perpetuar o roubo do dinheiro público. Dana-se a população. Aliado a isso os juizes e promotores comentem desmandos iremediaveis quando colocam um preso pela polícia imediatamente em liberdade. Salários em dia e melhores condições de trabalho pra a segurança pública do Rio de Janeiro. BASTA.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996