MPF diz que Gilmar Mendes recebeu flores de Barata

by Diário do Vale
MPF pede suspeição do ministro para julgar o empresário Jacob Barata Filho

MPF pede suspeição do ministro para julgar o empresário Jacob Barata Filho

Rio – O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro enviou nesta terça-feira (29) ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, novas informações para subsidiar o pedido de suspeição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para julgar o empresário Jacob Barata Filho.

Na nova manifestação, os procuradores alegam que o empresário, beneficiado por um habeas corpus concedido por Mendes, enviou flores ao ministro e para sua esposa em novembro de 2015. Segundo os procuradores, o fato “aponta para o íntimo relacionamento” entre os dois. Gilmar Mendes foi padrinho de casamento da filha de Barata Filho.

No documento, o MPF informou que teve acesso aos e-mails do empresário, investigado na Operação Ponto Final, da Polícia Federal, que apura suspeitas de corrupção no sistema de transporte público do Rio de Janeiro.

Os procuradores anexaram um recibo de uma loja virtual de entrega de flores, no valor de R$ 200, no qual consta os nomes “Guiomar e Gilmar” como destinatários das flores. O pedido foi feito pelo empresário, segundo o MPF.

Na segunda, a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, pediu que o ministro Gilmar Mendes se manifeste sobre o pedido da PGR para impedi-lo de continuar atuando no processo no qual concedeu liberdade ao empresário Jacob Barata Filho.

Outro lado

Após a chegada do pedido de suspeição ao STF, a assessoria do ministro informou, em nota, que o contato dele com a família de Barata Filho ocorreu apenas no dia do casamento. Além disso, segundo os assessores, o fato não se enquadra nas regras legais que determinam o afastamento de um magistrado para julgar uma causa em função de relação íntima com uma das partes.

“O contato com a família ocorreu somente no dia do casamento. Não há relação com o paciente e/ou com os negócios que este realiza. Já há entendimento no Supremo Tribunal Federal que as regras de suspeição e impedimento do novo Código de Processo Civil não se aplicam ao processo penal. Ademais, não há tampouco amizade íntima com os advogados da presente causa”, informou a assessoria de Gilmar Mendes na ocasião.

You may also like

6 comments

Eunãotenhoculpa.EuvoteinoAécio. 30 de agosto de 2017, 14:45h - 14:45

Esse “ministro” hipócrita, corrupto, boçal foi colocado no cargo, sem concurso público, pelo “Rei dos Coxinhas”, o FHC, o pior presidente que o país já teve, junto com o Sarney. E ele é amicíssimo do ” Príncipe dos Coxinhas”, o Aecinho Neves, com quem troca telefonemas para tratar de assuntos escusos. Pobre país.Pobre povo Brasileiro, admirável gado novo.

Edmilson 30 de agosto de 2017, 13:47h - 13:47

Farinha do mesmo saco..
Vale nada
Estamos feriados…

ANDRÉ LUIS 30 de agosto de 2017, 09:14h - 09:14

Aliás quem manda prender um Ministro do Supremo? caso ele esteja envolvido com atos ilícitos… sei lá, hajo que ninguém….

LOCUTOR 29 de agosto de 2017, 23:24h - 23:24

Esse Gilmar Mendes já era pra está afastado a muito tempo de suas funções, essa é a nossa justiça que só presta pra arrebentar com o pobre e com o trabalhador.

Paulão 29 de agosto de 2017, 21:45h - 21:45

Esse Gilmar Mendes é tão inocente quanto Aécio, Temer, Eliseu Padilha, Moreira Franco, Jucá, Eduardo Cunha, Geddel, FHC, Serra, Alckmin e outros mais do PMDB e do PSDB. Corrupção, incompetência, irresponsabilidade, entreguismo, nepotismo e fisiologismo político é coisa desse pessoal petista, comunista, socialista, trabalhista e bolivariano. Nunca existiu Privataria Tucana, Escândalos da Merenda, do Trem e do Metro de S. Paulo, Lista de Furnas, Aeroporto do Titio, Mensalão Tucano (A Origem), Gravação da JBS, etc…

الفتح - الوغد 29 de agosto de 2017, 20:24h - 20:24

Se alguém oferece, não sendo um desafeto, é falta de educação recusar… Resta saber se as baratas pelo menos estavam cheirosinhas…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996