MPF pede 386 anos de prisão para Cunha e 78 para Henrique Alves

Por Diário do Vale
Eduardo Cunha volta ao noticiário com pedido de pena longa feito pelo MPF

Eduardo Cunha volta ao noticiário com pedido de pena longa feito pelo MPF


Brasília – 
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal (JFDF) que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja condenado a 386 anos de prisão, além de multa no valor de R$ 13,7 milhões pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e prevaricação, no âmbito da Operação Sépsis.

O pedido foi feito nas alegações finais assinadas pelos procuradores Anselmo Cordeiro Lopes e Sara Moreira Leite, que integram a força-tarefa da Operação Greenfield. Eles querem também que o ex-ministro de Estado e ex-deputado Henrique Eduardo Alves seja condenado a 78 anos de prisão, além de multa de R$ 3,2 milhões, pelos mesmos crimes.

“Igualmente é essencial para a definição das penas de Henrique Alves e Eduardo Cunha a constatação de serem estes criminosos em série (criminal serial), fazendo da política e da vida pública um caminho para a vida delituosa. De fato, restou demonstrado no curso da ação penal que Cunha e Alves possuem personalidades voltadas para o crime, para a corrupção em seu sentido mais amplo”, escreveram os procuradores.

Neste processo, os dois ex-deputados foram acusados de receber propina da empresa Carioca Engenharia em contratos do projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, financiados pelo Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS). Ambos já se encontram presos preventivamente em decorrência de outros casos.

A liberação das operações de financiamento teria sido influenciada por Fábio Cleto, ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, que foi indicado ao cargo pelo PMDB e possuía ingerência sobre os recursos do FI-FGTS.

Entre as provas apresentadas estão planilhas mantidas por Lúcio Funaro, ex-operador financeiro do PMDB que assinou acordo de delação premiada, além de mensagens de celular e comprovantes de movimentações financeiras. As propinas teriam sido recebidas em espécie e por meio de depósitos em contas no exterior.

O esquema também foi delatado pelos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, donos da Carioca Engenharia. Mesmo também tendo confessado o esquema, Funaro e Cleto devem ser condenados a 32 anos de prisão cada, pediu o MPF. Alexandre Margotto, ex-funcionário de Funaro, foi alvo de um pedido de prisão de 10 anos e 8 meses.

A apresentação das alegações finais do MPF é a última etapa processual da ação penal, após a qual o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, deve proferir as sentenças no caso.

Por meio de nota, a defesa de Cunha disse que as alegações finais do MPF no caso não passam de “ficção científica”, não havendo provas contra o ex-deputado, somente depoimentos em delações premiadas. A Agência Brasil ainda não conseguiu contato com as defesas dos demais acusados.

VOCÊ PODE GOSTAR

6 Comentários

Bitola 17 de janeiro de 2018, 19:56h - 19:56

O gilmar vai tirar ele com 2 anos.

ANDRÉ LUIS 17 de janeiro de 2018, 09:49h - 09:49

Calma mesmo que ele seja condenado diria uns 300 anos de prisão, o máximo da pena é de 30 anos, com o trabalho interno cada três dias diminui um , no final das contas ele fica preso mesmo apenas uns 10 anos em regime semi aberto, depois cumpre o resto da pena em regime aberto. Obs.; Isso se não aparecer uma doença, ai a prisão passa a ser domiciliar.Esse é nosso Pais.

VAI VENDO 17 de janeiro de 2018, 12:48h - 12:48

O problema não é país que é maravilhoso e rico. O maior problema nosso é os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB, agora podemos incluir os eleitores evangélicos.

Precisamos parar de culpar o país e o povo. Assim consigaremos atingir os principais culpados que são os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB e partidos aliados.

leitor 17 de janeiro de 2018, 17:35h - 17:35

Ixi, a culpa é dos crentes… Ai ai… O Brasil é um País em que a maioria das pessoas se declara Católico Apostólico Romano, será que todos os Católicos votaram certinho??? Menos conflito, por favor, não é isso que precisamos!

Aécio "A gente mata antes de delatar" do Helicoca 16 de janeiro de 2018, 21:41h - 21:41

É isso aí. Lugar de corrupto é na cadeia.
#Aecio2018.

24/01 16 de janeiro de 2018, 19:09h - 19:09

Eu acho é pouco!!! Imagina a pena do chefe dos corruptos!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996