segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Núcleo de Hemoterapia do HSJB necessita de doadores de sangue

Núcleo de Hemoterapia do HSJB necessita de doadores de sangue

Matéria publicada em 13 de junho de 2017, 15:44 horas

 


Doação: Banco de Sangue público convoca doadores para abastecer estoque

Doação: Banco de Sangue público convoca doadores para abastecer estoque


Volta Redonda – 
Conforme o calendário da OMS (Organização Mundial de Saúde), esse mês é considerado o “Junho Vermelho”. A data foi escolhida porque no dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e também porque é justamente nessa época do ano que o número de doadores mais cai. Para incentivar novos doadores o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, está fazendo um apelo a todas as pessoas que se encaixem no perfil de doador.

O aposentado Cosme Damião tem 69 anos, e há mais de 40 anos, doa sangue. Esse ano ele deixará de ser doador devido a idade, já que atingiu a idade limite para a doação, mas ele já preparou um sucessor.

– Meu sangue é O negativo. Quem tem esse tipo sanguíneo é considerado doador universal. Meu filho tem o mesmo tipo de sangue, então eu o incentivei a ser doador e deu certo. Ele tem 25 anos e sempre que eu vou doar ele vai comigo. É um gesto gratificante, eu me sinto honrado em saber que estou ajudando a salvar vidas. Minha esposa também é doadora – disse o aposentado.

São atitudes nobres como a do Sr. Cosme que o Núcleo de Hemoterapia espera despertar em mais pessoas. A coordenadora do local, a enfermeira Cristina Guimarães do Nascimento, criou a “Árvore da Solidariedade”, como forma de homenagear os doadores.

– Essa ideia foi algo simples que nós criamos, mas uma forma carinhosa de lembrar de quem contribuiu com o Banco de Sangue. Nós começamos a colocar os nomes no dia 1º de junho e já temos 232 nomes – comentou a enfermeira.

Durante todo o mês de junho, o Núcleo de Hemoterapia vai desenvolver ações educativas visando conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Atualmente, a média de coleta é de 25 a 30 bolsas de sangue por dia. A quantidade é muito baixa, considerando que o Núcleo de Hemoterapia atende a seis instituições: Hospital São João Batista; Hospital Municipal Dr. Munir Rafful; HIMJA (Hospital Infantil Maternidade Jardim Amália); agência transfusional de Piraí; Hospital Municipal de Pinheiral e Hospital de Rio Claro.

“Se cada pessoa doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemonúcleos teriam hemocomponentes para atender toda a população. O sangue não tem substituto, por isso precisamos muito da ajuda de todos. Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca prejuízo a saúde”, concluiu a enfermeira Cristina.

 

O que é preciso para ser um doador de sangue?

* Idade entre 16 e 69 anos

* Pesar mais de 50 Kg

* Apresentar documento oficial com foto

* Evitar alimentos gordurosos

* Não é necessário estar de jejum

Importante: Homens podem doar sangue a cada dois meses. As mulheres podem doar de três em três meses.

 

Serviço:

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda fica Rua Nossa Senhora das Graças, nº 235, São Geraldo, anexo ao Hospital São João Batista e funciona para a coleta de segunda a sexta, das 7h às 13h. O telefone do Núcleo é (24) 3339-4242, ramal 325.

6 comentários

  1. Fazem campanha querendo doações, a gente vai doar, encontra o lugar fechado porque emendou com o feriado, fica difícil!

  2. Todo ano a mesma coisa…é só colocarem uma equipe pra coletar aos sábados pela manhã, que muita gente vai aparecer pra doar. Durante a semana fica difícil…apesar do dia de dispensa, o trabalhador que manda um “bombril” fica marcado e num corte geral na empresa, acaba rodando!
    Gestores públicos, pensem nisto!

  3. Bela ação e exemplo para o Samuca sair de casa ir e fazer um selfie doando sangue. Que tal um projeto de lei exigindo todos vereadores doarem sangue anualmente junto com o prefeito, vice e todo secretariado ? O exemplo tem que vir de cima.

  4. Sou doador, por duas vezes fui ao hsjb fazer doação não consegui,a moça q faz a triagem disse q minha pressão não estava legal, estranho pq no mesmo momento fui a bm e o fiz…..

  5. boa noite cidadao qual foi o hospital que cobrou esses valor de 700 reais. ?

  6. Eu não doo sangue. Meu sogro ficou internado e utilizou duas bolsas para transfusão de sangue.
    Consegui 30 pessoas de uma só vez para doarem sangue.
    E qual foi minha surpresa quando fui pagar a conta : Lá estava a cobrança de R$700,00 de bolsa de sangue.

Untitled Document