Papa reconhece temor, mas pede apoio a imigrantes

Por Diário do Vale

Cidade do Vaticano – O papa Francisco classificou neste domingo (14) como pecado que imigrantes e moradores dos países que os recebem se recusem a conhecer-se e integrar-se por um medo que, ainda que “legítimo”, não deve alimentar o ódio e a rejeição. A informação é a da Agência EFE.

“Não é fácil entrar na cultura que nos é alheia, pôr-nos no lugar de pessoas tão diferentes de nós, compreender seus pensamentos e suas experiências”, declarou o pontífice em uma missa com refugiados realizada durante a Jornada Mundial dos Imigrantes.

Francisco disse que, perante esta dificuldade, “frequentemente renunciamos ao encontro com o outro e levantamos barreiras para defender-nos”.

“As comunidades locais, às vezes, temem que os recém-chegados perturbem a ordem estabelecida, ‘roubem’ algo que se construiu com tanto esforço. Mesmo os recém-chegados têm medos: temem a confrontação, o julgamento, a discriminação, o fracasso”, destacou.

O papa reconheceu que estes medos “são legítimos” por estarem baseados em “dúvidas que são totalmente compreensíveis do ponto de vista humano”.

No entanto, sustentou que duvidar “não é um pecado”, mas sim permitir que “estes medos determinem nossas respostas, condicionem nossas escolhas, comprometam o respeito e a generosidade, alimentem o ódio e a rejeição”.

“O pecado é renunciar ao encontro com o outro, com aquele que é diferente, com o próximo”, completou.

Francisco pronunciou esta homilia durante uma missa na basílica de São Pedro na qual participaram imigrantes e refugiados de 49 países diferentes que levaram suas bandeiras, assim como 70 diplomatas credenciados na Santa Sé.

Perante eles, o papa insistiu na necessidade de entendimento entre os imigrantes e as sociedades que os recebem e ressaltou que ambas partes devem “acolher, conhecer e reconhecer”.

Para os primeiros isto implica em “conhecer e respeitar as leis, a cultura e as tradições dos países que os acolheram”, bem como “compreender os seus medos e as suas preocupações em relação ao futuro”.

Os segundos, por sua parte, deveriam “abrir-se à riqueza da diversidade sem ideias preconcebidas, compreender os potenciais, as esperanças dos recém-chegados, bem como a sua vulnerabilidade e os seus temores”.

Na opinião do papa, o “verdadeiro encontro com o outro não se limita à acolhida”, mas envolve as três ações que já destacou em agosto na sua mensagem prévia à jornada de hoje: “proteger, promover e integrar”.

Por último, Francisco pediu uma “oração recíproca” entre refugiados e as comunidades locais.

VOCÊ PODE GOSTAR

9 Comentários

gogo 29 de janeiro de 2018, 12:58h - 12:58

Vcs ainda ficam dando moral p essa ameba, ai é isso q ele(a) gosta. Com neuróico não se discute………..

Bitola 17 de janeiro de 2018, 20:04h - 20:04

Nao e facil de reverter o trauma na cabeca de uma crianca apos um abuso sexual, talvez seja ate impossivel. Mas dai a promover um Bispo Pedofilo e demais. Se ele nao sabia e agora sabe, deve tomar as devidas providencias, para corrigir tamanho erro. E retirar do clero esse monstro.

LULA NA CADEIA JA

Eu sou a Universal 18 de janeiro de 2018, 00:12h - 00:12

Muito bem! Bolsonaro/Feliciano 2018.

J. Cristo 18 de janeiro de 2018, 11:18h - 11:18

Nossa, Baitola. Quanto ódio nesse coraçãozinho! Tá amarrado!

geninha 29 de janeiro de 2018, 13:02h - 13:02

Noooooooosssaaaaaa, quanto óóóóóódio…………..Cheio de neuróticos(as), que gente mais depressiva, devem viver sozinhos, quem aguenta umas MALAS dessas kkkkkkkkkkkkkk

guto 14 de janeiro de 2018, 13:04h - 13:04

O Brasil tem que proteger, promover e integrar os milhares de venezuelanos que estão vindo para o Brasil, pois o Brasil, durante o governo petista, apoiou, ajudou, sustentou, protegeu os ditadores Chavez e Maduro, que acabaram com a Venezuela e levaram milhões de venezuelanos à miséria!
Colômbia, Peru, Chile, Paraguai também tem que proteger, promover e integrar os milhares de venezuelanos que fogem da Venezuela, mas o Brasil tem que fazer mais, pois enquanto Maduro mandava políticos da oposição para a cadeia e fechava rádios e redes de televisão… Lula e os petistas aplaudiam essas decisões ditatoriais e anti-democráticas!

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 19 de janeiro de 2018, 19:03h - 19:03

Vc é retardado, cara! Não tem qualquer nexo isso que vc falou… É igual bater no pato porque ele se nega a botar ovos…

Chifronildo Aguiar de Azeredo Borba 20 de janeiro de 2018, 08:17h - 08:17

Esse ‘guto”é caso para internação.

guto 21 de janeiro de 2018, 18:01h - 18:01

Eu gostaria de saber do “Smilodon Tacinus” e do “Chifronildo Aguiar” o que eu escrevi de errado, para que eu possa saber a verdade e me desculpar pelo meu erro!
Contudo, se eu não escrevi nada de errado, eu gostaria de saber por que repetem tantas mentiras sobre a minha pessoa?!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996