quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Paraty realiza ações de incentivo as pequenas empresas

Paraty realiza ações de incentivo as pequenas empresas

Matéria publicada em 7 de junho de 2018, 08:45 horas

 


Paraty investe no desenvolvimento de micro empresários. (crédito Divulgação)

Paraty – Paraty ingressou oficialmente no Programa Cidades Empreendedoras e saiu na frente nas ações destinadas ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Junto com outros 10 municípios do estado, a cidade participa do 2º ciclo do programa 2018/2019, que é desenvolvido pelo Sebrae/RJ. A iniciativa é desenvolvida por meio de um game entre os municípios envolvidos, com objetivo de engajar as gestões municipais na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento econômico da região.

O prefeito Carlos José Gama Miranda assinou no dia 4 um Termo de Compromisso, a partir do qual está sendo montado um Comitê Gestor em Paraty. Formado por secretários municipais, além de agentes de desenvolvimento, procuradoria, lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, o Comitê se reunirá mensalmente para deliberar e aprovar as ações a serem implementadas. No primeiro encontro, nesta quarta-feira, 6,  integrantes do Comitê já realizaram um workshop, onde responderam a um Diagnóstico.

“O programa atua em diversas frentes para desburocratizar os processos internos nas prefeituras, aumentar o volume de compras com fornecedores locais, entre outras ações voltadas para melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas”, afirma a coordenadora do Sebrae na Costa Verde, Patrícia Rocha. “Como tem um formato de jogo, os municípios participantes competem entre si, pontuando e avançando no game a cada ação desenvolvida, mas na verdade todo mundo sai ganhando com o desenvolvimento econômico trazido pelas políticas públicas”, conclui.

Além de Paraty, participam deste 2º ciclo os seguintes municípios: Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Queimados, Resende, São João da Barra, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto e Saquarema.

Ciclo 2017/2018

No primeiro ciclo – 2017/18, o município de Nova Friburgo ganhou o game, seguido de Petrópolis, em segundo lugar, e Volta Redonda, em terceiro. Entre as conquistas deste ciclo, cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos do estado e do governo federal, envolvidos no registro empresarial.

Parte deles implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) capaz de disseminar o empreendedorismo nas escolas, despertando a temática entre alunos e professores; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document