segunda-feira, 18 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Juiz determina transferência de Maluf para o DF

Juiz determina transferência de Maluf para o DF

Matéria publicada em 20 de dezembro de 2017, 09:45 horas

 


São Paulo – O juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF), determinou que o deputado Paulo Maluf (PP-SP) seja transferido para o bloco V Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário da Papuda, no DF, após o político ter se entregado, na manhã desta quarta-feira (20), na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo.

A defesa do deputado Paulo Maluf (PP-SP) entrou com um pedido urgente para que a VEP-DF suspenda a execução da pena de 7 anos e 9 meses de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o político. No acórdão condenatório, a Corte determinou que a pena seja cumprida no DF.

Na peça da defesa, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, pede que o juiz de execução penal aguarde a análise de recurso contra a prisão de Maluf que a defesa pretende enviar ainda nesta quarta-feira (20) à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Caso a VEP-DF não acate o pedido de suspensão do cumprimento da pena, o advogado pede que o regime fechado seja substituído pelo domiciliar, em São Paulo, tendo em vista a idade avançada e a fragilidade do estado de saúde de Maluf, que segundo a defesa possui probleas de saúde – câncer de próstata, hérnia de disco e problemas cardíacos – que seriam impossíveis de serem tratados na prisão.

O juiz Macacari ainda não julgou o recurso, mas determinou que o Centro de Detenção da Papuda informe em 48 horas se tem condições de prestar assistência médica adequada a Maluf, “ainda que com recurso da rede pública de saúde”. O magistrado pediu que o Ministério Público se manifeste com urgência sobre o pedido da defesa.

Em nota, o advogado de Maluf se disse satisfeito com a transferência. “Consideramos a decisão positiva pois o bloco V tem condições razoáveis e é melhor do que o sistema prisional de São Paulo”, disse Kakay. “Ele estará bem alojado até a definição da prisão domiciliar.”

Ontem, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que Maluf comece de imediato a cumprir a pena a que foi condenado.

Entenda o caso

Pelo placar de 4 a 1, Maluf foi condenado em maio pela Primeira Turma do STF. O colegiado entendeu que ele movimentou quantias milionárias em recursos ilícitos localizados em contas nas Ilhas Jersey. Apesar de julgar pela prescrição do crime de corrupção passiva, os ministros votaram pela condenação por lavagem de dinheiro.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS. Os recursos teriam sido desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho. O custo total da obra foi de cerca de R$ 800 milhões.

As investigações se arrastaram por mais de 10 anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância da Justiça. Os procuradores estimaram em US$ 170 milhões a movimentação de recursos ilícitos. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado.

23 comentários

  1. POXA, EU SÓ PEDI UM PRESENTE PARA O PAPAI NOEL, E OS PETISTAS VEM ME ATACANDO PESSOALMENTE E O MEU SUADO TRABALHO, MAS NÃO TEM PROBLEMA E DESEJO PARA TODOS VOCES UM FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO, OBS PARA OS PETISTA UM GRANDE PERU DE NATAL,BJS.

  2. Político bom é político morto...

    Daqui a pouco o Gilmar solta ele he he he he…

  3. Os coleguinhas do comerciário, não comportaram direito durante o ano, mas mesmo assim dê um presente para eles, passagem para Venezuela.

  4. Esse partido do Maluf é o que tem o maior percentual de filiados famosos suspeitos por corrupção. E vai apoiar a reforma da previdência do desgoverno Temer, ou seja, também está de olho no dinheiro que vai sobrar com a dificuldade que o trabalhador vai ter para se aposentar e depois com o tempo de vida ainda reduzido pelos problemas para cuidar da saúde, área que está tendo muita redução de verba. Sem falar que os planos de saúde e de previdência privada terão muito a agradecer.

  5. Só mandar pro chilindró, que esses MEQUETREFES ficam doentes, mas não vão fazer morada com DIABO NUNCA!!!!

  6. Dizem que a justiça tarda mais não falha… Será mesmo?
    Depois eu é que sou doido.

  7. Aécio "A gente mata ele antes de delatar" do Helicoca

    É isso aí, vamos combater os corruptos. Que bom também ver o empenho do nosso presidente Temer na luta contra a corrupção.

    • O cara pálida, nosso nunca é seu e pode ficar com ele para sempre. Em breve ele será preso também…

      Vó, da para entender isso vó???? … Vai vendo ai vó. Tem gente que gosta vó, fazer o que vó;

  8. Morre logo miserável

  9. O vó, você nem vai acreditar vó, o MALUF FOI PRESO Vó. Ate que em fim preso. O vó, só tem um problema vó, o Gilmar vai soltar ele vó, Não sabe quem é o Gilmar vó. Não vou falar vó, você não merece saber dessa desgraça vó…

  10. Pois Então:

    Olhem bem os sobrenomes: Maluf, Hadad, Chalita, Skaff, Temer, Kassab, Salim. Tudo “turco” ( Libaneses ). Tudo Ladrão.

    Os paulistas sempre foram a boiada preferida dos ladravazes, desde Adhemar de Barros ( aquele que rouba mas faz ).
    Elegem Maluf, Serra, Alkmim, Tiririca e outros palhaços menos votados.

    Agora saiu a notícia do cartel das empreiteiras durante todo o governo do PSDB. Ninguém nas ruas, panelas caladas, Corinthians campeão, povo feliz.

    Já tem outro palhaço aí dizendo que tudo é culpa do PT.

    Amanhã será a vez dos judeus, começando por Steinbruch, Safra e etc.

    Pronto, falei !

  11. PAPAI NOEL, EU NÃO SOU DE RECLAMAR DE PRESENTE MAS O SR ERROU, EU QUERO O BRINQUEDO (MOLUSCO NOVE DEDOS PRESO ), OBRIGADO PAPAI NOEL.

    • Vai continuar lavando banheiro de comerciante pq é burro e ainda por cima vai ter um reajuste ridículo no salário mínimo que vc recebe, nem vou falar de sua aposentadoria, cada vez mais distante kkkkkk POBRE DE DIREITA PRECISA SER ESTUDADO.

    • Esse é tão analfabeto que nem o nick consegue escrever sem erro de português. Jegue quando pega gosto pelo peso da cangalha no lombo, não levanta mais.

    • Comerciário, não sabe nem escrever o nome de sua profissão… vou mandar um dicionário de presente aí pra sua lojinha (se seu patrão não se importar). HO, Ho, HO…

    • O Lula Molusco tem que ir preso sim. Muito bem, Comerciário. Ou esse pessoal pensa que o Lula não sabia que estavam comprando uma refinaria nos Estados Unidos pelo quádruplo do preço? E o apartamento no Guarujá? E os roubos milionários na Petrobrás? E as propinas?E o sítio dado como agrado pelas facilidades oferecidas pela quadrilha Lula/Dilma? Lugar de ladrão é na cadeia. Pau neles.

  12. kkkkkkkkkkk e o Aécio? E o Serra? E o FHC? E as vendas de sentenças? kkkkkkkkk páis de otários mesmo, se deixam levar por qualquer operação midiática.

  13. Já disse E repito, homem bom para ser parlamentar é o (Chico poeta) esse é dos nossos.e cada poesia que nos enche de orgulho.chico poeta 2018.

  14. Quase meio século de mutretas na vida pública. Agora é vez dos Tucanos e seus escândalos cada vez mais revelados: Rodoanel, Trem e Metrô-SP com Alstom Siemens e o mais covarde, por tirar comida de crianças, o da Merenda Escolar. Em São Paulo, estado e capital, circula tanto dinheiro que mesmo com tanta corrupção eles não chegam a ter crise como no Rio.

  15. Meu nome é Zé Pequeno!

    Envia o pedido de $oltura para um afamado Presidente que ele consegue!
    O mais engraçado é que temos que ouvir que determinadas pessoas são perseguidas mesmo tendo sido provada sua culpa ( tempos estranhos).

Untitled Document