‘Pergunte ao Candidato’: Luiz Henrique Lemos (PSL) de Itatiaia responde internautas do DIÁRIO DO VALE

by Diário do Vale
dsc00371

Foto: Libânia Nogueira

Volta Redonda e Itatiaia – O candidato a prefeito em Itatiaia, Luiz Henrique Lemos (PSL) participou na manhã desta quarta-feira (28)  do “Pergunte ao Candidato” na redação do DIÁRIO DO VALE. Luiz Henrique respondeu aos internautas na fan page, confira a entrevista que foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

A seguir, a transcrição da entrevista para a versão impressa.

Internauta – Quero saber sobre o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dos professores, caso seja eleito irá aprovar e quando?

Luiz Henrique – Com certeza nós vamos sim. Dentro do nosso plano de governo é uma realidade, sabemos que existe do atual governo o PCCS, já está aprovado desde 2011 e vamos colocar em prática, até porque o servidor público de Itatiaia ao longo dos 27 anos de emancipação vem sofrendo muito em todos os sentidos. Nós sabemos que para construir uma estabilidade e desenvolvimento de qualquer projeto precisamos planejar, mas uma vez que esse projeto já é existente no governo atual nós vamos sim. O LHL (Luiz Henrique Lemos) não promete, ele se compromete nós vamos fazer. Pode ter certeza servidor, independentemente daquela posição que você tem hoje com o candidato a, b ou c. Você vai ser aproveitado ou reaproveitado no governo LHL é um compromisso nosso de campanha, pode ter certeza.

Internauta – Candidato, o senhor pretende investir em escolas em tempo integral? Quais projetos têm para a educação no município?

Luiz Henrique – Vamos investir sim, nós temos que fazer um planejamento, um estudo sobre o que tem na cidade. Hoje qualquer coisa que você vem a dizer que pode ser possível ou que vai ser possível tem que fazer um levantamento pra gente ver como anda a situação financeira do município para que qualquer projeto possa ser viável temos que ter hoje um conhecimento básico daquilo que o município tem, quer seja ele um salto positivo ou negativo. Agora dentro do nosso projeto colégio em tempo integral é fato e vamos fazer com que outros colégios voltem a funcionar. Nós temos hoje colégios com obras paralisadas, vamos dar continuidade a essas obras. Vamos também ver dentro dos bairros de colocarmos colégios mais próximos porque existe uma defasagem de translado muito grande, as crianças sofrem muito porque moram em bairros distantes. Vamos fazer um levantamento para ver a possibilidade de ter novas escolas mais próximas dos bairros para que evitem esse transtorno.

Internauta- Quero saber do candidato quais são seus projetos para a cultura?

Luiz Henrique – A cultura na cidade de Itatiaia é uma coisa complexa, existe uma secretaria de Cultura, mas a gente não percebe o andamento da cultura de uma forma cristalina, a gente não percebe as coisas acontecer dentro da cidade. Nós vamos sim fomentar as pessoas que trabalham com artesanato, os profissionais informais, todos os profissionais dos segmentos que nós temos na cidade vai ter oportunidade dentro da cultura. Nós temos que fomentar essa condição porque são profissionais que vivem a margem da nossa cidade são talentosos, tem profissionais na área do canto, instrumentais e não são aproveitados. Não temos hoje dentro da cultura um projeto atual pra que desenvolva isso, nós vamos criar isso. Queremos dar oportunidade aos jovens queremos tirar novos talentos de Itatiaia e tem potencial. Você pode ter certeza à cultura no governo LHL vai funcionar mais vai funcionar de fato. Eu acredito ser o único candidato que possa falar em perspectiva porque eu não participei de governos anteriores, então por isso nós somos ficha limpa e temos esse crédito de dizer vamos fazer.

Internauta – Qual o seu projeto para a geração de empregos em Itatiaia?

Luiz Henrique – É complicada, a geração de empregos em Itatiaia com tantas empresas já instaladas na cidade e a gente não percebe as oportunidades dadas a todos os cidadãos. Nós vamos primeiro criar um centro de capacitação pra que essas pessoas e profissionais possam vir a se capacitar e ter oportunidade dentro dessas empresas. Nós temos empresas como: Land Rover, Hyundai, P&G, Michelin, Ibrame e dentro da cidade pessoas com grande capacidade e não é dado oportunidade. Vamos criar um sistema de escola técnica que seja preparado esse profissional e que seja integrado dentro do sistema industrial. Eu não consigo entender como uma empresa do porte de uma Land Rover se instala em uma cidade e você tem menor número de profissionais do seu município, a maior parte dessas pessoas é de fora de São Paulo, Volta Redonda, temos até pessoa do Rio dentro dessas empresas, o que eu acredito ser um pouco estranho. Vamos capacitar e consequentemente dar oportunidade a essas pessoas, vamos fomentar essa situação com cursos técnicos.

Internauta – Muitos bairros de Itatiaia não possuem saneamento básico nem infraestrutura. Quais serão as medidas do candidato para reverter esta realidade?

Luiz Henrique – O bairro Vila Niterói ele não é o único com esse problema. Saneamento básico em Itatiaia é quase que uma unanimidade, todos os bairros passam por esse problema, se não todos 90% deles. Vila Niterói, Nova Conquista, Vila Esperança, Vale dos Reis, e outros. Itatiaia quase num todo passa por um problema que é pertinente essa situação de saneamento básico. Vamos fazer um levantamento e planejamento para que você venha. Pois isso é de direito, não é favor. Nós vamos fazer as coisas acontecerem, dentro do nosso governo tem que funcionar os pilares, o saneamento básico é um deles. Você tem que dar dignidade as pessoas Vamos ver de que forma e como vai ser feito. Saneamento básico na cidade tem que ser feito isso aí é infraestrutura sem isso fica difícil, estamos no século XXI é inadmissível um município como Itatiaia com renda per capita de quase R$ 20 milhões ao mês ainda existir valas negras. Internauta analise isso comigo, não dá pra entender como isso pode acontecer e não é só o problema do saneamento básico no esgoto, nós não temos água encanada para alguns bairros. Nós ainda vivemos em alguns bairros com caminhão de pipa, isso é uma brincadeira. E Itatiaia tem uma manancial de águas, umas das maiores do Sul do estado, então não tem como faltar água nas residências. E nós vamos tratar disso também, pode ter certeza.

Internauta – Qual o seu plano para a mobilidade urbana?

Luiz Henrique – Em 27 anos de emancipação nós não temos mobilidade dentro de Itatiaia. Ontem em uma reunião por incrível que pareça nós estamos conversando sobre isso, de tantas necessidades que temos no bairro o que mais me envergonha é você não ter um transporte circular dentro da cidade. Você não consegue dentro da nossa cidade circular porque não tem essa mobilidade nem flexibilidade. Temos um projeto de fazer uma parceria com uma empresa privada de começarmos com oito micro-ônibus pra fazer a circulação entre os bairros, essa mobilidade só vai melhorar no desenvolvimento da cidade se ganha todo mundo, o empresário e o usuário. Porque você sai de um bairro para o outro para poder fazer suas compras com um valor mais acessível. Essa mobilidade há 27 anos não existe, eu acho um desrespeito a todo cidadão de Itatiaia. Na cidade hoje se você não tiver carro ou moto você não anda é imposto para você a necessidade de circular a pé.

Internauta – Itatiaia sofre em diversos lugares, até mesmo turísticos, com problemas no asfalto que acabam afastando os turistas e prejudica os moradores. O senhor tem em seu plano de governo solução emergencial e eficaz para isso?

Luiz Henrique – Isso vai dentro da estrutura do saneamento você tem que dar uma infraestrutura justamente nisso você criar facilidade das pessoas se locomoverem. Hoje na cidade você não consegue ter uma via que não tenha buracos e dentro daquilo que nós nos propomos a fazer nós vamos entrar com um choque administrativo na qual nós vamos tapar a princípio todo e qualquer buraco na cidade para que a gente possa respirar e ganhar tempo pra vir com um projeto de urbanização permanente. Nós temos que sanear essa situação em contrapartida o turismo, pois o turista não consegue circular na cidade porque não temos muita coisa a oferecer de turismo. Nós temos bairros com potenciais incríveis, mas nunca foram explorados, não temos de fato turismo na cidade. Nós temos alguns pontos atrativos, o turismo vai ser criado a partir do governo LHL. Precisamos criar mecanismos para o cidadão que vá e venha nos conhecer tenha a mesma satisfação de quem reside na nossa cidade. A eficácia da situação vai depender muito daquilo que nós vamos encontrar hoje dentro do governo. Existe uma dívida bastante significativa dentro do município, qualquer coisa que a gente diga tem que ser de médio a longo prazo, porque primeiro temos que sanear essa dívida em torno de R$ 60 milhões.

Internauta – A minha pergunta para o candidato é como ele planeja prevenir desastres que atingem muitas famílias em tempos de fortes chuvas.

Luiz Henrique – Prevenir os desastres se for de cunho da natureza fica meio difícil, agora nós vamos dar sim toda a assistência cabível de direito para as pessoas que forem atingidas por tempestades de granizo, vendavais, porque isso é o mínimo que nós temos que dar para as pessoas é dignidade, dá uma assistência a essa situação. Esperamos que isso não venha acontecer, mas se acontecer porque a natureza ela não manda recado, ela vai e faz. Pode ter certeza você que mora na Vila Niterói, e adjacências dentro da cidade de Itatiaia nós vamos sim prestar o recurso seja ele na área da saúde, habitacional, com reposição de telhas, portas, podas de árvores. No governo do LHL a dignidade vai prevalecer.

Internauta – Qual será a prioridade no seu governo?

Luiz Henrique – Nós vamos fazer os pilares funcionar, quais são os pilares saúde, educação, transporte, turismo, esporte e lazer, empregabilidade, saneamento básico, e os servidores públicos também, eles terão plano de cargos e salários e seus valores reconhecidos. Se esses pilares funcionar, tudo funciona na cidade. Hoje nós não temos saúde, educação, transporte, saneamento básico, segurança, então o compromisso do nosso governo é fazer esses pilares funcionarem, que não funcionam hoje. A partir daí você planeja um desenvolvimento maior da cidade. Pode ter certeza nós vamos colocar a cidade de Itatiaia dentro daquilo que nós sonhamos e buscamos e merecemos. Uma cidade em excelência.

Internauta- A criminalidade é uma preocupação de toda a população e nós sentimos falta de um investimento de verdade na área de segurança em Itatiaia. Candidato Luiz Henrique, o que tem no seu plano para este serviço?

Luiz Henrique A criminalidade não é um privilegio da cidade de Itatiaia, isso é uma doença que atinge o país de uma forma em geral. Agora Itatiaia por ser uma cidade menor você consegue combater direto e indiretamente a criminalidade desde que você faça a segurança de maneira bem eficiente através de câmeras, o que já é hoje usado em muitas cidades, às câmeras não vai proibir a efetivação do crime, mas vai coibir e consequentemente você colocar há nível de logística mais PMs fazendo ronda na rua, mais guardas municipais com monitoramento e você fazer mesmo uma parceria da guarda com a PM para que você consiga inibir isso. Mas pra você erradicar essa situação. Dentro do nosso projeto está a integração entre a educação e o esporte para os jovens, as pessoas têm que ter a oportunidade de fazer alguma coisa, quando você está ocioso, a proposta para que você faça algo que não é. O governo tem que oferecer possibilidades só dessa forma nós vamos coibir de fato a criminalidade em Itatiaia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996