Petrobras: exigir nota fiscal não altera preço da gasolina

by Diário do Vale
 Exigir a nota é um direito do consumidor mas que não altera preço do produto

Exigir a nota é um direito do consumidor mas que não altera preço do produto

Sul Fluminense – Uma campanha nas redes sociais tem afetado diretamente no comportamento de usuários de postos de combustível. A informação, repassada pelo autor da gravação, afirma que se o consumidor exigir nota fiscal, ao abastecer, ele estará contribuindo para que os postos baixem o preço da gasolina. A Petrobras, no entanto, nega que isso possa ocorrer.

Com essa expectativa, muitos passaram a exigir a nota, durante o abastecimento. Embora seja um direito de todo consumidor exigir o comprovante, a Petrobrás explicou que tal medida não tem como interferir nos valores cobrados pelos postos. No áudio, o argumento do autor é que se todos os consumidores exigirem a nota, os postos serão obrigados a pagar todos os impostos devidos, o que os deixariam com um lucro menor.

Dessa forma, os donos de postos passariam a cobrar do governo que o preço da gasolina baixasse, para que assim mantivessem sua margem de lucro.

A campanha circula há alguns dias, principalmente em grupos onde existem pessoas que trabalham diretamente com veículos automotores. Motoristas de táxis, Uber, de vans escolares e outros foram os alvos da campanha.

O motorista de Van Alessandro da Silva Rocha, de 41 anos, já recebeu o áudio diversas vezes. Ele afirma que não tinha o hábito de pedir a nota quando abastecia, mas destacou que a campanha o fez mudar de postura. Mesmo sabendo que não pode causar um impacto no que se refere ao preço do combustível, ele acredita que, ao exigir a nota, está contribuindo, de alguma forma, contra a sonegação fiscal dos postos.

“Não tenho ideia de que região do país essa campanha surgiu, sei que não vai ser a nota que fazer o preço do combustível cair, mas acho que não custa nada pedir, já que é um direito nosso. Como o país vive um momento de crise e todos querem, de alguma forma, economizar aqui e ali, a campanha viralizou na rede e, assim como eu, conheço vários motoristas que também passaram a pedir a nota”, disse Rocha.

O motorista de táxi Eduardo da Silva Bilac, de 43 anos, é outro que também passou a não abrir mão da sua nota fiscal. Mesmo sem ter a certeza de que a campanha irá interferir no preço do combustível, ele afirma que iniciativas como essas são importantes para chamar atenção do consumidor sobre como os tributos cobrados, no dia a dia, interferem no preço de tudo que se consome no país.

“Essa semana mesmo, todas as vezes que eu abasteci eu pedi a nota. Não vi nenhum empecilho, por parte dos postos, em emitir e acredito que a medida deva sim, ser adota por todos, porque enquanto consumidores temos esse direito. Se vai contribuir ou não para baixar o preço do combustível, que no nosso estado é um absurdo, eu não sei. Mas acho que, se todos se envolverem na campanha, pedindo a nota, caso exista algo de errado em algumas redes de postos, elas serão obrigadas a se regularizar”, observou o motorista, que, em média, abastece duas vezes ao dia.

Petrobras esclarece

Citada em um dos áudios, a Petrobrás Distribuidora, através de nota enviada ao DIÁRIO DO VALE pela sua assessoria de imprensa, contestou as informações veiculadas nos áudios que circulam nas redes sociais. Na nota, a empresa disse que é importante esclarecer que os principais tributos sobre o setor de combustíveis – ICMS, PIS/Cofins e Cide – são recolhidos em etapas anteriores da cadeia produtiva: refinarias, importadores, usinas e distribuidoras.

Nessa questão, a Petrobras Distribuidora informou que adota sempre as melhores práticas comerciais, concorrenciais e éticas, e exige a mesma postura dos revendedores com sua bandeira. Inclusive a BR participa do movimento Combustível Legal, coordenado pelo Sindicom que combate a sonegação, a adulteração de produto e de volume, a clonagem de imagem dos postos embandeirados e outros desvios.
Ao finalizar a nota, a Petrobrás Distribuidora acrescentou que, como em qualquer estabelecimento comercial, a emissão da nota fiscal nos postos é um direito do consumidor e que beneficia todos os agentes idôneos do mercado.

You may also like

40 comments

TO DE OLHO 30 de agosto de 2017, 07:37h - 07:37

isso nao adianta nada ,o povo tem que se unir e combinar o seguinte : ABASTECER ATE FINAL ANO NOS POSTOS IPIRANGA . PORQUE ISSO , TODOS OS POSTOS TEM UMA COTA PARA COMPRAR , USANDO OU NAO USANDO ELES TEM UMA COTA PRA RECEBER E CASO OS TANQUES ESTOA CHEIOS E ELES NAO RECEBEM PAGAM UMA MULTA POR ISSO POIS A GASOLINA JA VOI ENVAZADA PARA ELES .
VAMOS NOS UNIR E PASSAR ESTA CORRENTE AQUI EM VOLTA REDONDA .

Renato macjado 29 de agosto de 2017, 13:19h - 13:19

Tem que pedir abasteci volta redonda pedi o frentista antes de iniciar o abastecimento pmesmo abasteceu no final veio com.cupom fiscal escrito danfre nao , tinha meu cpf cp nada eu disse amigo eu falei que rira nota fiscal danfre d
Demoram bastante so sai de lacom danfre

Alexandre 29 de agosto de 2017, 09:12h - 09:12

Por falar em Nota Fiscal, é uma vergonha a cobrança de combustível em Volta Redonda, exemplificando: O GNV custa aqui em média R$2,77 enquanto que em Resende encontramos a R$2,30. Só tem picareta nesse negócio.

Eric Silva 29 de agosto de 2017, 08:21h - 08:21

Não é mera questão de baixar os preços, mas de dividir o bolo de impostos pagos. Os consumidores pagam impostos e os postos, sem emitirem nota, têm a vida facilitada para sonegação. Ademais, principalmente em VR, uma das gasolinas, inexplicavelmente, mais caras do país, é importantíssimo pedir a nota para ferir a carne dos notórios carteis praticados na cidade. Nos EUA dos anos 20, as máfias das bebidas foram dissipadas com o combate à sonegação… PEÇAM SIM A NOTA AO ABASTECER.

fiscal de iss 29 de agosto de 2017, 06:36h - 06:36

A CIDE depende da nota fiscal de saída. Isso significa que você pedindo a nota o posto é obrigado a informar na nota fiscal de saída, e recolher mais o tributo.
Nada tem a ver com o preço do combustível.
Pedir a nota gera sim um aumento no repasse da CIDE para o município, o que gera mais benefícios para a população.
Então peçam a nota em qualquer situação.

Cleber de Almeida 28 de agosto de 2017, 16:26h - 16:26

Pedir NF deveria ser desnecessário, e a emissão uma obrigação de qualquer empresa ou prestação de serviço. Se pagar em cartão de crédito eles têm que fazer a declaração.

Cleber de Almeida 28 de agosto de 2017, 16:27h - 16:27

Inclusive todos deveriam informar o CPF na compra. Assim evitamos lavagem de dinheiro de ambas as partes.

VR em ação 28 de agosto de 2017, 15:46h - 15:46

Acabar com esse Monopólio da cidade ninguém fala nada né!? Então tá.

Souza 28 de agosto de 2017, 13:04h - 13:04

Nota é um direito!!!!!! Agora o que chama a atenção é o motivo da Petrobras se manifestar…sei lá…. pelo sim ou pelo não, vamos pelo direito e obrigação…direito meu de exigir e obrigação do posto fornecer a nota fiscal!!!!! Vamos que a gasolina é “batizada”, quem me garante o dano????? A nota é claro!!!!!

Tá Demais 28 de agosto de 2017, 11:45h - 11:45

Peçam a NF sim !!! Dono de posto não dá mole pra gente, então não temos que refrescar pra eles também.

Cidadao 28 de agosto de 2017, 10:19h - 10:19

O bom de exigir nota fiscal, é que enxuga postos com combustível batizado, já que a matemática tem que bater, pois se ele entrou com “1 litro” com NF não pode sair com 2. Correto.?!?!?!?
Nenhum estabelecimento iria comprar sem nota e vender com nota, pois a contabilidade tem que bater.

Fernando 28 de agosto de 2017, 09:23h - 09:23

Vamos sim cobrar a nota fiscal é um direito que não precisava ser cobrado. Mas vamos cobrar de todos os produtos. Qual o interesse dos comerciantes não fornecerem a nota fica? Seria sonegação, pirataria, etc etc

Zero 28 de agosto de 2017, 08:54h - 08:54

Tem que exigir a nota sim, inclusive nos pedágios. Se aqui fosse um País sério de pessoas sérias o governante já teria vindo a público manifestar. República de Bananas.

Janot 28 de agosto de 2017, 08:05h - 08:05

Ô povinho… só rindo mesmo.

Quer demonstrar uma Cultura e um conhecimento que não possui, pois não lê, não se informa, e quando o faz, faz através do whatsapp e facebook.

Pior do que essa lenda, é aquela que surge em todo ano eleitoral, dizendo que: se metade dos eleitores votarem nulo, as eleições deverão ser canceladas…kkkkk

Quer pedir nota fiscal, que peça então, é um direito! Só não se ache um revolucionário, intelectual e super informado que vai mudar o mundo.

Roberval 28 de agosto de 2017, 12:32h - 12:32

É por aí mesmo.

Tem muito trouxa se achando intelectual por travar o guiche do pedagio para exigir NF.

Duvido que exija NF quando vai tomar a cana no final de semana ou quando vai pagar o gatonet no fim do mês.

CR7 28 de agosto de 2017, 14:08h - 14:08

Boa Roberval, kkkkkkk

Sr. Prefeito 28 de agosto de 2017, 08:00h - 08:00

Matéria tendenciosa hein!!! Peçam a nota meu povo!!!!

PATHON 28 de agosto de 2017, 06:32h - 06:32

Independente de ser governo X ou Y se cobram impostos de pessoas físicas porque não exigir a nota, que por sinal é obrigação do estabelecimento comercial emitir a nota, sim existe um cartel em VR todos sabem.
E mesmo assim pessoas discutem sobre a politica se é lei e eu pago como contribuinte por que não os Comendadores de VR com os seus cartéis não podem pagar também.

Antonio Carlos Peludo 28 de agosto de 2017, 04:43h - 04:43

Se negaram é verdade , algo chamou a atenção ( o povo esta evoluindo) e qual o motivo do Brasil varonil ter monopolido da destilação do petroleo é por isso que essa joça não abaixa, Shell, Esso, Ypiranga , e outras são meras compradoras de produtos da Estatal sem concorrencia vira esse elefante branco

Maniac 27 de agosto de 2017, 23:12h - 23:12

Malandro é malandro, mané é mané…

Centro Cultural Alexandre Frota 27 de agosto de 2017, 23:05h - 23:05

Mais um daqueles boatos estilo “Lula-dono-da-Friboi” compartilhados pela manada. Aos fatos:

– A recolhimento dos tributos nos postos NÃO depende da emissão da nota fiscal, e sim de um verificador de fluxo de combustível instalado com um lacre na bomba.
– E o mais surreal: na falsa hipótese de que a emissão da NF diminuísse a margem de lucro do posto, o que faria o comerciante? Elevar os preços, ora.

Maniac 28 de agosto de 2017, 11:31h - 11:31

Isso é óbvio, mas as pessoas formam opiniões em facebook e WhatsApp!

Efraim 27 de agosto de 2017, 22:28h - 22:28

Agora as bestas vão parar de pedir kkkkkkkkk país de tupiniquim comédia.

Nelio Souza 27 de agosto de 2017, 22:21h - 22:21

Achei a materia tendenciosa, visto que a nota fiscal e obrigacao do posto emitir sem ter que pedir!

Made in VR 27 de agosto de 2017, 21:48h - 21:48

Peço… Sempre pedi e sempre pedirei. Se não vier a nota chamo a polícia e não tiro o carro da bomba. Espere na bomba porque se não enrolam pra trazer a nota.

Fernando 28 de agosto de 2017, 12:55h - 12:55

Que isso menina!!!

to de olho 28 de agosto de 2017, 20:15h - 20:15

gosta de ser bombada heim?

sutão 27 de agosto de 2017, 21:22h - 21:22

Tem que pedir a Nota Fiscal …Estou pedindo direto…Donos de Posto de Gasolina tem que prestar conta também…

***** 27 de agosto de 2017, 21:10h - 21:10

O povo brasileiro,eterna vaca de presépio,sempre aceita tudo calado.

Exija a Nota Fiscal. 27 de agosto de 2017, 19:49h - 19:49

Se a petrobras se deu ao trabalho de soltar uma notícia sobre a nota fiscal. É porque está mexendo no bolso deles de verdade.
Dxija a nota fiscal.

Liberdade e propriedade 27 de agosto de 2017, 19:28h - 19:28

Para baixar os preços, o que de melhor o consumidor pode fazer é a pesquisa de preços, indo nos postos mais baratos e cobrar dos seus deputados a redução dos impostos, que é o que torna a gasolina do Brasil mais cara que dos EUA. A Petrobrás vende gasolina aos distribuidores por cerca de 1 real o litro, o que faz chegar à 4 reais nos postos, são os impostos e lucro do posto e distribuição. Nos EUA as petrolíferas privadas vendem mais caro que a Petrobrás, mas lá o imposto dos combustíveis é quase nulo e a infraestrutura faz a concorrência entre postos ser selvagem e o consumidor pode ir no mais barato, pois não há adulteração, o código penal é severo.

Jose 27 de agosto de 2017, 19:11h - 19:11

Não seria necessário pedir a nota,a empresa tem a obrigação de fazer sem eu pedir,mas como é Brasil; país colonizado por ladroes,vale tudo.

maru 27 de agosto de 2017, 18:52h - 18:52

verdade cham.
alem de direito é um dever do consumidor exgir a nota fiscal…

Amora Doce 27 de agosto de 2017, 18:51h - 18:51

Exigir nota fiscal só acontece no Brasil e em países atrasados. É obrigação de qualquer estabelecimento comercial onde há uma transação de compra e venda de produto ou serviço emitir a nota fiscal . Para comprovar a transação, para recolhimento de tributos e nesse caso específico, o consumidor poderá comprovar judicialmente, caso o motor seja danificado pelo uso de gasolina batizada. Portanto, é ridículo discutir uma coisa que deveria ocorrer naturalmente já que a emissão da nota fiscal e obrigatória por lei. Matéria esquisita.

Pitbul 27 de agosto de 2017, 18:33h - 18:33

Peça a nota fiscal. Direito do cidadão.

Paulão 27 de agosto de 2017, 18:32h - 18:32

Boa jogada, pois com certeza foi o desgoverno do Temer que espalhou isso, para melhorar a arrecadação tão baixa devido à crise que aumentou com o PMDB solto, chefiando no Palácio do Planalto desde 2016. O que era a solução instantânea pós impeachment virou pesadelo.

Cham 27 de agosto de 2017, 18:24h - 18:24

Gasolina em voltar redonda com base de distribuição na cidade litro da gasolina R$4.20
Fala que tem coisa estranha.
No Rio está R$3.70 são Paulo R$3.59

leleco 27 de agosto de 2017, 19:14h - 19:14

Minas Gerais juiz de fora 3.50 o litro

Maniac 27 de agosto de 2017, 20:33h - 20:33

No Rio encontramos gasolina na zona sul a partir de R$ 4,40 e na zona norte a partir de R$ 3,90! Eu abasteço lá semanalmente. Em São Paulo o ICMS é outro! Não fantasie!

armando 28 de agosto de 2017, 11:14h - 11:14

SEM CONTAR O FRETE, para cada local é um valor.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996