segunda-feira, 22 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeitura de Barra Mansa trabalha para reparar estragos da chuva

Prefeitura de Barra Mansa trabalha para reparar estragos da chuva

Matéria publicada em 8 de janeiro de 2018, 14:23 horas

 


Cidade teve alagamentos, quedas de árvore e desabamento de casa

Limpeza: Moradores ajudam a remover lama da Rua Florianópolis

Limpeza: Moradores ajudam a remover lama da Rua Florianópolis (Foto: Felipe de Souza)

Barra Mansa – Equipes da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estão desde a noite de domingo (07), monitorando e prestando assistência aos moradores dos bairros São Luiz (região da Boa Sorte e Santa Clara), Mangueira e Paraíso de Cima (Região Leste) que sofreram com as fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio nas últimas 72 horas. O Rio Barra Mansa transbordou e provocou alagamento da Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança.

Rio Barra Mansa é o maior problema

Na Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, houve transbordamento do Rio Barra Mansa, com alagamento de residências e da via pública. Para não comprometer as bombas de captação de água, o Saae suspendeu temporariamente o abastecimento de água. A previsão, segundo o diretor executivo da autarquia, Fanuel Fernandes, é que tão logo baixe o volume de água, o sistema volte a operar. “Isso vai ocorrer ao longo do dia. Aqui é considerada uma área de alagamento natural em decorrência da proximidade entre o Rio Barra Mansa, as ruas e residências. Desde ontem, nossa equipe retirou da Rua 5, dez caminhões de entulho e outros  quatro caminhões de material  volumoso, como colchões e fogão velhos e descartados de maneira irregular às margens do rio,  além de galhos e árvores”, detalhou Fanuel.
O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, explicou que a cheia do Rio Barra Mansa é decorrente do volume de água que vem das nascentes localizadas em Pouso Seco, Sertão dos Hortelãs e do Guaraná Quente, em Rio Claro. Ele disse ainda que nas próximas horas, moradores da Rua Florianópolis vão receber cloro para realizar a limpeza e desinfecção das residências. A operação será realizada após o escoamento do volume de água do Rio Barra Mansa para o Rio Paraíba do Sul.
João de Paulo, motorista e morador da localidade desde 1974, disse que as casas foram alagadas ainda de madrugada. “A maior parte das casas tem segundo pavimento. Quando acontecem as cheias, colocamos nossos moveis e outros pertences na parte superior do imóvel”, disse.
Deslizamento de terra provoca queda de árvore sobre a varanda de casa no bairro Mangueira
Júlio Ferreira Castro, morador do número 80, da Rua Francisco Ribeiro de Souza, foi surpreendido com o barulho da queda de uma árvore sobre a varanda de sua casa, provocada pelo deslizamento de terra oriundo da parte superior de uma servidão existente na localidade. “O Saae, a Susesp e a Defesa Civil estiveram aqui e nos orientaram a esperar a chuva cessar para que as equipes possam realizar o serviço de retirada da árvore que caiu, assim como a poda das demais árvores que ameaçam o imóvel e a limpeza do local”, ressaltou.
Casa é interditada no Paraíso de Cima
Por volta das seis horas da manhã deste domingo, Beatriz de Assis, levou um tremendo susto. Ela acordou com o barulho de parte da varanda da sua casa, na Rua Dirceu Custódio Nascimento, 512, desabando. “O barranco cedeu e também provocou uma grande rachadura em vários pontos da casa. Graças a Deus tivemos tempo para retirar móveis e documentos. Carregamos tudo através de uma servidão, pois havia risco de sairmos pela frente da casa. Alugamos outro imóvel na mesma rua, por enquanto. A Defesa Civil esteve aqui, interditou a casa e nos deu orientação sobre os riscos existentes”.

Choveu 62,5 milímetros em 72 horas

O índice pluviométrico (chuvas) registrado nas últimas 72 horas foi de 62,5 milímetros, volume considerado normal pela Defesa Civil para esta época do ano. No entanto, as chuvas causaram alguns estragos. Dados levantados pelo coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, apontam que o nível do Rio Paraíba do Sul subiu 42 centímetros desde a última sexta-feira (05), quando o rio estava com 1,98 metro. “A represa do Funil de Furnas, em Itatiaia está com sua capacidade de vazão normal e a elevação do nível do Rio Paraíba se deve as chuvas que castigaram o Sul Fluminense após a barragem da Represa de Itatiaia para baixo. Estamos monitorando diariamente e vamos manter a população informada”, disse.
Pressão Atmosférica – A região Sul Fluminense registra chuva intensa desde o início da noite deste domingo (7). Isso ocorre devido às áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica e a uma frente fria que avança ao largo do Sudeste e são reforçadas pelo fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país, formando nuvens muito carregas no centro-sul do Rio de Janeiro.

Meteorologia prevê mais chuvas para segunda e terça-feira 

O serviço de meteorologia prevê períodos de abertura de sol na tarde de hoje, com pancadas de chuvas que vão até a noite. Para esta terça-feira, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Com isto, os serviços da prefeitura estão em alerta total. Qualquer situação de anormalidade deve ser comunicada ao Saae pelo telefone 115 ou a Defesa Civil, pelo 199.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    A solução para Barra Mansa está num botão: delete…

  2. Saulo da Prefeitura

    O cara constrói a casa quase dentro do rio e depois ainda diz que o problema é da prefeitura! Não vem com essa história que falta fiscalização; afinal não precisa de fiscal para saber que todo ano o rio vai subir seu nível por causa das chuvas. E outra, quem joga lixo nos rios e córregos são os próprios moradores, depois os móveis descartados e o lixo voltam para uma visitinha. Mude desse lugar e pronto! Enchente nunca mais!

  3. Platão, o Filósofo

    Haja incompetência! E por que não é feito um trabalho de prevenção e educação antes, se todo ano chove, e alaga tudo, inclusive levando a morte? Tudo um bando de incompetente, e o povo não é vítima não, já que o miserável contribui com essa ignorância secular, que o faz pagar com a própria vida. O miserável não entende que lugar de lixo é no lixo, simples assim, mas não para o ignorante. No fim de 2018 tem mais…

  4. TODO ANO É MESMA COISA , NINGUEM RESOLVE NADA MAIS UM PARA FORNECER CARGO AOS AMIGOS E O POVO SOFRENDO ISSO SEM FALAR DA FALTA DE VAGAS NA ESCOLAS MUNICIPAIS DO BAIRRO BOA SORTE E PITEIRAS É UMA VERGONHA .

  5. Eu pensei em orar a DEUS para a chuva parar, pensando no meu irmão que tem a casa alagada o perigo do rio. Mas essa chuva está repondo um longa seca de chuva que tivemos, então não dá para tapar um problema e causar outro Então peço a Deus para colocar juízo na cabeça dos barramansenses que precisam aprender a votar, pois um prefeito aumentou seu salário e dos vereadores, por não ter feito nada em um ano, e em um ano a limpeza de galerias seria algo preventivo e uma campanha nas escolas também, muito mais do que uma campanha de música nas escolas, como tem se feito em B.Mansa. Querem levar música erudita para as escolas, com a intenção de dizer que a música popular não tem valor como o funk, sertanejo, samba etc. Então colocam as melodias de funk para o povo aceitar mais rápido. Eu particularmente adoro música erudita, mas também gosto de qualquer estilo musical. E acho um absurdo que ensine apenas a tocar instrumentos eruditos. Não vejo aulas com instrumentos como BERIMBAU, PANDEIRO, TAMBOR ETC. Peço a Deus para que as pessoas aprendam a votar corretamente e usem seu direito como cidadãos, ao invés de pedir que Deus sempre resolva nossas besteiras aqui na terra. Pois chuva é sagrado, mas CORRUPÇÃO POLÍTICA NÃO!

    • Saulo da Prefeitura

      Você deveria se apelidar de DEMAGOGO! Em poucas linhas se mostrou idiotado e sem noção! Jogar a culpa no prefeito como se ele fosse o culpado das chuvas e das inundações em casas construídas dentro das margens do rio. E não precisa de ensino nas escolas sobre construir as margens de rios e córregos, afinal esse pessoal já sabe dos efeitos das chuvas de verão no Brasil, não é de hoje que as aguas inundam as suas casas. Agora aprende a votar e cuidado com os vereadores mulambados de plantão.

  6. Olha, onde moro começaram a transformar uma área deserta em lixao e todos viam trazer cacambas e mais cacambas de entulho, dando mau cheiro, rato morto, cobra etc. Cobramos e uma moradora chamou a TV RIO SUL e pronto, acabou. Se a prefeitura tem total descaso e não faz um local de aterro sanitário, não limpa as galerias, não faz campanha e projetos sobre isso, (GOSTAM É DE FAZER PROJETOS MUSICAIS), então o povo tem que cobrar das autoridades. Chamem o diário do vale para ver aterros perto de suas casas, a falta de cuidado com o lixo, até mesmo para os vizinhos se atentarem. Não aceitem o descaso do prefeito ou do vizinho que faz de uma rua um céu aberto de lixo e quando chove entope galerias e desce rio abaixo. Façam sua parte, já que o prefeito não está fazendo a dele.

  7. O espaço urbano quando construído pelas prefeituras deveria se ter um bom planejamento urbano para evitar todos esses problemas quando se chega o verão, com as chuvas. O que acontece é que não se faz a limpeza correta de córregos, rios e não se constrói casas ou não se faz projetos de moradias decentes. Aí o povo vai morar no morro, o que é um perigo. Vai morar próximo aos rios. Ok, isso é problema de várias prefeituras sim. Mas quem entra como prefeito está fazendo o que de diferente para a cidade? Veja investimentos em locais do centro, reforma na PREFEITURA DE BARRA MANSA, tudo bonitinho, com ar condicionado todas as salas e secretarias, sabiam? Vejo o comércio sendo incentivado com eventos, gasto com projetos que levam nome do pessoal de confiança do prefeito como o PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS. Vejo aumento de salário do prefeito e demais vereadores. Mas quantos bairros estão sem luz, com as ruas horriveis e sem asfalto ou só foi feito aquele meia boca no centro. Constroem escolas novas, mas quem não sabe que vários prefeitos usam a licitação para agradar o empresário de seu interesse, além de sucatear o material, afinal vai em escola, estão cheia de goteiras ou rachando, o que mostra que se usou material de má qualidade. As antigas estão assim, acham que as novas serão melhores? Bem, enquanto o prefeito não resolve usar o dinheiro público melhorando o que já temos e INVENTANDO NOVOS GASTOS POR BENEFÍCIO DE OUTROS, o povo vai sofrendo morrendo por falta de policiamento, sofrendo com casas alagadas. ACORDA BARRA MANSA!

  8. E vamos acordar povo, toda vez que uma escola ou obra é feita, será que há uma licitação justa e correta, afinal quantas obras são feitas em B.Mansa de qualquer jeito. Pois é, entra prefeito e sai prefeito e o negócio é construir, aí ali é dinheiro liberado, e o pior, desviado, assim é mais fácil sucatear o material, colocar um tijolo de pior qualidade. Lógico que o prefeito não vai investir dinheiro limpando galerias e rios, ou melhorando alguns bairros em B.Mansa que sempre inundam, aí sim, não tem como tirar dinheiro dali. Quer ver um político meter a mão no dinheiro público? É quando começa a construir, assim como está sendo feito em B.Mansa, uma escola atrás da outra. Pois é, vamos acordar povo, enquanto isso familias estão passando sufoco novamente com períodos de chuva, e prefeito acha que ir limpar já é o suficiente. Cadê a prevenção? CLARO QUE NÃO TEM, NÃO DÁ DINHEIRO EXTRA!

  9. Pois é, o prefeito teve um ano para melhorar a situação em B.Mansa no que se diz à urbanidade pública. Mas não, ele preferiu aumentar o salário dele e de vereadores no final do ano. Ao invés de investir em policiamento, ele preferiu construir uma escola atrás da outra. E por aí vai….O resultado é esse quando não se faz uma prevenção a nível urbano. Pessoas perdendo suas poucas conquistas materiais, tendo o lar alagado. Pessoas morrendo na frente de universidade por falta de policiamento na cidade. Na verdade é isso, afinal construir escola dá mais notoriedade, tem placa lá para mostrar depois, ali vai ficar o nome dele e da família. Enquanto o isso o povo fica prejudicado porque nenhum prefeito que vem e vai tem boa vontade política e faz pelo povo. Ele quer é insuflar o comércio, ajudando o empresário, com comércio e evento aos domingos, gastando dinheiro público, enquanto o povo tem casa em perigo no morro. É…agora ele manda limpar a sujeira que deveria evitar o ano todo. Passa ano, passa prefeito em B.Mansa e nada.

  10. Uma grande parcela é culpa da população,mais o poder público tem uma grande parcela nisso, todo ano praticamente é isso é o povo continua perdendo o pouco que tem, mais em breve o prefeito e esses vereadores vão bater na nossas portas esperem pedido voto é claro.

  11. Só exite uma maneira de tirar este povo deste lugar é Barra Mansa construir minha casa minha vida para eles em um lugar seguro e digno, como tem sido feito em Volta Redonda e Osasco em São Paulo!
    Governo que trabalha em prol do povo e digno de respeito!

  12. Tomara que os vereadores, secretarios e prefeito façam uma vaquinha para ajudar a população desses bairros, pois eles tiveram aumento no salário e o povo comum nada. Somente em barra mansa que esses caras conseguem se eleger. Vamos cobrar dessa corja maldita de politicos de bm.

  13. Alguém viu o netinho do vovô, o perfeitinho playboy?
    Não, por que ele está curtindo pelo exterior?

  14. Barra Mansa esta perdida nos próximos 3 anos. Cada um de nós que façamos o possível pelo nosso bem estar.
    Esse prefeito já mostrou a que veio, dando aumento para si próprio e a corja de vereadores para apoia-lo.
    Os servidores mesmo, já estão com seus salários defasados a 5 anos. E até agora não receberam o mês de dezembro e nem o vale alimentação.
    Nós moradores estamos perdidos. O cara só sabe fazer praça e vídeo para o Facebook.
    Barra Mansa não aguenta mais esse abandono.

  15. e tão engraçado o povo td coloca culpa no prefeito ta certo não faz muito por nossa cidade ,mas ele não joga lixo nas ruas e no ribeirão e agora a culpa e do prefeito

  16. Isso é culpa dos vários prefeitos do passado, que deixaram Barra Mansa ter várias ocupações irregulares!!! Só para ganhar voto dos pobres coitados.
    Até na área central da cidade, há áreas de posse ou núcleo de favela.

  17. Barra Mansa precisa se reinventar. Não adianta o Prefeito ficar pregando boas intenções e não resolver nem 30% delas. A PMVR voltou a ser fraca igual na época do Zé Renato. Minha rua (morada da granja) esta a 8 meses com a luz do poste queimada e nem adianta pedir manutenção porque eles ignoram. Meu filho foi assaltado na rua escura e mesmo as câmeras de segurança das casas tendo infravermelho não conseguem captar a imagem com perfeição no escuro. Prefeito muito fraco!!!

  18. Chico Cunha, O mosquito

    “Rio Barra Mansa é o maior problema” ????? O Problema não é o Rio é as pessoas que moram na margens do Rio, que não tem Educação.

Untitled Document