Presidente do Egito promete vingança por vítimas de atentado

Por Diário do Vale

Cairo – O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, prometeu nesta sexta-feira que o Exército e a polícia “se vingarão” pelas vítimas do pior ataque terrorista cometido na história recente do país, que deixou pelo menos 235 mortos e 109 feridos. As informações são da EFE.

As Forças Armadas e a polícia “vão se vingar por nossos filhos para recuperar a estabilidade e vamos responder a este ato com uma força brutal”, garantiu Al Sisi, em um discurso transmitido pela televisão oficial egípcia.

O atentado aconteceu nesta sexta-feira na mesquita Al Rauda, frequentada pelos sufis – um ramo do islã – na cidade de Bear al Abd, ao oeste de Al Arish, capital do norte do Sinai egípcio. “O Egito enfrenta o terrorismo sozinho, em nome da região e de todo o mundo”, afirmou em árabe clássico o líder egípcio. Ele acrescentou que “esta é uma tentativa para frear nossos esforços na luta antiterrorista”.

Além disso, pronunciou uma frase em dialeto egípcio: “Veremos quem ajuda Deus, porque Deus ajuda as pessoas boas e não as pessoas malvadas”. Segundo a televisão oficial egípcia, Al Sisi ordenou o pagamento de 200.000 libras egípcias (pouco mais de US$ 11 mil) às famílias das vítimas mortas, enquanto 50.000 libras (quase US$ 3 mil) serão destinadas às famílias dos feridos.

Fontes de segurança egípcia explicaram à EFE que os terroristas colocaram artefatos explosivos de fabricação caseira ao redor da mesquita Al Rauda e os detonaram na saída dos fiéis da oração de sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos.

Após as explosões os terroristas dispararam contra as pessoas que tentavam fugir da mesquita, segundo a fonte, que acrescentou que as primeiras ambulâncias que chegaram à área também foram atacadas.

A presidência egípcia declarou três dias de luto nacional pelas vítimas do ataque na mesquita, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo extremista.

Na província do Norte do Sinai, onde o estado de emergência está vigente desde 2014, opera o braço egípcio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), chamado Wilayat Sina, que reivindicou a maioria dos atentados ocorridos nos últimos anos no país.

Desde o dezembro do ano passado, o Egito vive uma série de atentados contra os cristãos coptas e o país se encontra em estado de emergência desde abril, por conta dos atentados contra duas igrejas coptas no delta do Nilo.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996