quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Projeto de skate é iniciado na Casa da Cultura de Itatiaia

Projeto de skate é iniciado na Casa da Cultura de Itatiaia

Matéria publicada em 11 de julho de 2018, 08:00 horas

 


No domingo (8), a Casa da Cultura de Itatiaia e a Equipe Liberty deram início ao projeto “Skate, Música e Arte”. Os encontros serão aos domingos, das 14 às 17h, na Casa da Cultura, localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro.

Para o assessor de Cultura, Rafael Fioratto, esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto de arte urbana dentro do município.

– A cultura vai desenvolver um projeto de arte urbana. Que vai englobar artes visuais, música, esporte e danças que estejam ligados ao movimento de rua. Iniciamos os contatos com os grupos que já atuam na área e o skate foi o primeiro a comparecer para a valorização deste movimento artístico. A cultura oferece aos praticantes de skate o espaço da quadra para que desenvolvam suas manobras e treinem, já que os participantes costumam representar Itatiaia em competições – disse Rafael.

Segundo o integrante da Equipe Liberty, Bruno Oliveira, o objetivo do projeto é promover a prática do skate na cidade.

– O objetivo é reunir em um lugar apropriado para as pessoas e atletas adeptos à cultura de rua e simpatizantes do estilo strettwar, com a finalidade de promover e incentivar estas pessoas a movimentarem a cena da cultura de rua na nossa cidade. Com a carência de espaço público para prática de skate, resolvemos entrar em contato com a Casa de Cultura para iniciarmos esta parceria, que a princípio será em ceder o espaço para que possamos reunir todos que de alguma forma estão ligados a cultura de rua e que já tenha algum movimento dentro da cidade. Por enquanto estamos iniciando um encontro e em breve iniciaremos as oficinas de skate, grafite, slackline e batalha de rima – frisou Bruno.

Ainda de acordo com o assessor, o papel da cultura no incentivo ao projeto é fundamental para o crescimento dos movimentos culturais dentro do município.

– Acho que é muito importante oferecer este espaço dentro da atuação da cultura para que os jovens se sintam assistidos, acolhidos e amparados. Por algum tempo os movimentos ligados à cultura de rua foram mal vistos por preconceito. Hoje precisamos incentivar para que os jovens desenvolvam suas habilidades e o sentimento de pertencimento. Este projeto vai incentivar o espírito de equipe e colocar os participantes dentro do fazer artístico e social em Itatiaia – destacou Fioratto.

Para os interessados em integrar o projeto, é preciso comparecer na Casa da Cultura de Itatiaia, aos domingos, nos horários dos encontros, das 14 às 17h, munidos de um documento de identificação com foto.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document