Rio Claro recebe tocha olímpica em 28 de julho

by Diário do Vale
tocha Eden Francisco Lopes

‘Vovô do Pan’: Eden Francisco Lopes de 93 anos dedicou mais de 70 deles ao esporte e participou do Pan Americano do Rio, em 2007
(Foto: Divulgação)

Rio Claro- A tocha olímpica chegará a Rio Claro no dia 28 de julho, após passar pela Ilha Grande, em Angra dos Reis. O município que completou 167 anos no último dia 19 de maio se prepara para receber o fogo olímpico que passará por 12 cidades da região. O itinerário e os condutores que participarão do revezamento ainda não foram divulgados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) das Olimpíadas Rio 2016. Mas um dos patrocinadores oficiais dos jogos olímpicos, o Bradesco, divulgou dois dos participantes, que embora sejam do Rio de Janeiro, participarão da rota em Rio Claro. Eden Francisco Lopes e Fernando Diniz foram escolhidos para conduzir o símbolo olímpico por suas histórias de respeito e excelência, respectivamente, de acordo com o patrocinador.
Com dedicação de toda a vida ao esporte, Eden, de 93 anos, foi indicado pelo filho Carlos Afonso Paulo Lima Lopes. A idade não impede, no entanto, a realização de atividades físicas, tampouco interfere em suas capacidades mentais. Desportista nato, foi praticante de natação, remo, boxe e atletismo. Há mais de 50 anos passou a trabalhar em prol do esporte como dirigente das Federações de Boxe e Remo do Rio de Janeiro. Posteriormente, também atuou nas suas Confederações Brasileiras, como amador.
Eden foi o primeiro brasileiro a tornar-se jurado do quadro mundial da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) e também o primeiro a atuar como jurado em uma Olimpíada, em Los Angeles 1984. Até seis anos atrás foi coordenador e instrutor de diversos cursos de formação de árbitros e juízes. Chefiou delegações brasileiras em diversas competições no exterior. Voluntário no Pan Americano do Rio em 2007, ficou conhecido como “Vovô do Pan”.
Depois daquele acontecimento, achou que havia chegado ao clímax de sua vida esportiva, porém após mais de 70 anos dedicados ao esporte, ainda lhe falta a honraria de poder conduzir a tocha olímpica. “Minha vida desportiva estará plenamente realizada se me for concedida a honraria de poder conduzir a tocha olímpica”, sintetizou Eden em sua declaração sobre a indicação.
Por uma história de excelência, em prol de uma vida mais segura, é que Aline Aparecida da Silva Peixoto indicou o engenheiro carioca Fernando Diniz a ser um condutor pelo Bradesco. As histórias dos dois se misturam, segundo ela, em sua descrição sobre o porquê da indicação. “Fazendo do luto uma luta”, é assim que ela resume a história.
– Se existe alguém que torna essa premissa uma verdade é Fernando Diniz. O conheci em 2014, quando em minha cidade (Campo Grande/MS) fui assistir à palestra dele sobre trânsito. A história de Fernando se mistura um pouco com a minha, já que em 2013 também perdi meu irmão na mão de um motorista imprudente – contou.
Fernando perdeu o filho, Fabrício, em 2003, devido a um condutor irresponsável. Desde então criou a ONG Trânsito Amigo, estudou segurança de trânsito e atualmente realiza ações e dá palestras no Brasil, além de participar de audiências públicas apoiando uma legislação mais eficaz no trânsito.
O engenheiro já ganhou representatividade dentro da ‘Década de Ação pela Segurança no Trânsito’ da Organização das Nações Unidas (ONU). A ONG criada por ele teve atuação ostensiva na defesa da projeto da Lei Seca, do deputado Hugo Leal, pois a instituição contribuiu desde sua concepção, bem como na fase de avaliação pelo Congresso Nacional. “Com seu apoio, fiz várias ações em minha cidade. Fernando é um exemplo de cidadania”, destacou Aline.

Trajeto

Neste domingo a tocha passa por Propriá, no Sergipe, e seguirá para Alagoas, passando por São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió. Após passar por Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda receberão o símbolo olímpico também no dia 28. A tocha passará a noite em Volta Redonda e seguirá no dia seguinte para Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Três Rios e então é a vez da região Serrana. A escolha dos condutores foi feita através de seletivas e indicações dos municípios, através de comitês esportivos, e também por meio dos patrocinadores. Devido a critérios do Comitê Olímpico Brasileiro, nem todos os nomes dos condutores podem ser divulgados ainda, bem como o número exato de participantes. Todo o revezamento conta com 12 mil condutores, entre pessoas comuns, celebridades, atletas e ex-atletas, sendo vedada a participação de ocupante ou candidato a cargos ou mandatos eletivos.

You may also like

6 comments

Marcella 2 de junho de 2016, 08:02h - 08:02

Não é porque minha Cidade é de interior que pode ser chamada de roça. Moro aqui desde que nasci, e graças a Deus tenho estudo, educação e trabalho. Fora contar que vivemos em um lugar com natureza exuberante e longe da poluição, infelizmente a violência já chegou por aqui, mas até pouco tempo atrás, Rio Claro era considerada uma das Cidades mas tranquilas para se morar. Então, o que você chama de roça, eu chamo de qualidade de vida. Bem se vê quanta educação você tem. Eu respeito e gosto de coisas diferentes de cada Cidade de nossa região. Em relação a tocha olímpica, acho que o País grita por socorro e não por olimpíadas.

Sergio 31 de maio de 2016, 07:33h - 07:33

Se o país não tem emprego, saúde , educação e segurança ? a tocha traz.

Lurdes Tenório 29 de maio de 2016, 13:09h - 13:09

Rsss. O rioclarense é tão inútil e roceiro que não .
tem ninguém pra carregar essa tolice na cidade. Esse município não se justifica mesmo. Funde logo com Piraí e sai desse atraso.

humberto 31 de maio de 2016, 13:18h - 13:18

LURDES VCS AI EM PIRAI TEM PESSOAS NOTÁVEIS , A COMEÇAR PELO GOVERNADOR QUE QUEBROU NOSSO ESTADO

Bodeye 31 de maio de 2016, 20:03h - 20:03

Uma roça disputando com a outra quem é mais roça.

Cristina 29 de maio de 2016, 09:23h - 09:23

Se essa tocha passar em Volta Redonda eu meto um balde d’água nela… O país gritando por investimentos em saúde, educação e empregos, e esse governo investindo em copa e olimpíadas? Fora o que foi desviado com isso…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996