ÔĽŅ Servidores do ICMbio fazem paralisa√ß√Ķes tempor√°rias nos parque nacionais - Di√°rio do Vale
s√°bado, 18 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Servidores do ICMbio fazem paralisa√ß√Ķes tempor√°rias nos parque nacionais

Servidores do ICMbio fazem paralisa√ß√Ķes tempor√°rias nos parque nacionais

Matéria publicada em 27 de maio de 2018, 16:42 horas

 


Na região, a manifestação está concentrada na entrada do Parque Nacional de Itatiaia

Itatiaia –¬†Servidores do Instituto Chico Mendes de Conserva√ß√£o da Biodiversidade (ICMBio) est√£o deste do √ļltimo dia 25 fazendo paralisa√ß√Ķes tempor√°rias com o fechamento entradas de acesso aos parques nacionais do Brasil. No Sul Fluminense, a categoria est√° concentrada na entrada do Parque de Itatiaia.

O objetivo do movimento é conscientizar os visitantes, e a população de modo geral, sobre a decisão do Governo Federal de ter nomeado para a presidência do ICMBio, Cairo Tavares de Souza, que era assessor parlamentar do PROS.

Os manifestantes entendem que Cairo não tem perfil técnico para assumir o cargo. Segundo os servidores, além de muito jovem, ele não teria nenhuma formação profissional ou qualquer experiência sobre meio ambiente para assumir a presidência do ICMBio.

– O indicado a presidente da institui√ß√£o √© diretor da Funda√ß√£o Ordem Social, ligada ao PROS e s√≥cio de uma empresa de com√©rcio varejista de bebidas em Valpara√≠so de Goi√°s. Inacreditavelmente n√£o consta que tenha qualquer experi√™ncia em gest√£o s√≥cioambioental ‚Äď diz trecho da carta aberta √† sociedade, escrita pelos manifestantes.

Neste domingo, os funcion√°rios da reserva ambiental de Itatiaia realizaram um movimento de conscientiza√ß√£o de 11h √†s 12 hs, com fechamento tempor√°rio nesse per√≠odo ao acesso ao parque. Foram distribu√≠dos a¬† panfletos aos visitantes, e os convidando a se unirem a luta deles, e prol da prote√ß√£o do patrim√īnio natural e promo√ß√£o do desenvolvimento socioambiental.

O ICMBIo é responsável pela gestão de 333 unidades de conservação que corresponde m a 9% do território continental e 24% do território marinho, bem como a coordenação e implementação  de estratégicas para as espécies ameaçadas de extinção.

– Uma miss√£o como esta n√£o pode ser entregue a dirigentes sem experi√™ncias na √°rea socioambiental, por mera conveni√™ncia pol√≠tica ‚Äď explica outro trecho da carta.

Untitled Document