Sobe para 25 o número de pessoas com febre amarela no estado

by Diário do Vale

Rio e Sul Fluminense – Mais dois casos novos de febre amarela foram registrados nas últimas horas no estado do Rio de Janeiro. A lista acrescenta a cidade de Sumidouro, com uma pessoa infectada, e Duas Barras, que passou a ter dois registros da doença. Com isso, sobe para 25 o número de pessoas com a doença. Valença, no Sul Fluminense, continua na liderança das estatísticas, com 13 pessoas infectadas e quatro óbitos provocados pela febre amarela. Teresópolis acumula quatro casos, sendo dois óbitos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, oito pessoas morreram por conta da doença em todo o estado.  Para conter o aumento de casos a Secretaria Estadual de Saúde, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, decretou o próximo sábado (27), como o Dia D de Vacinação. Nesta data as unidades de saúde da região estarão abertas para atender a população.

Podem ser vacinadas pessoas com 9 meses de idade até os 59 anos. Já os idosos, a partir dos 60 anos; os bebês entre seis e nove meses de idade; as gestantes; e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica. A SES ressalta ainda que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos.

Barra Mansa

As 49 Unidades Básicas de Saúde participam, neste sábado (27), do Dia D de vacinação contra a febre amarela, oferecendo dose única da vacina das 8 às 17 horas. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 155 mil pessoas. Até quinta-feira (25), 123.669 mil pessoas já haviam sido vacinadas, ainda faltam 31.331 mil moradores.

Para a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, devido ao pequeno número de pessoas a serem imunizadas, as equipes de saúde esperam redução de tempo na fila. “Como a maioria da população já se vacinou, acreditamos que o tempo de espera na fila será bem menor, ainda mais que todos os postos estarão funcionando o dia todo”, destacou.

A coordenadora explicou que a vacina contra febre amarela não é indicada para alérgicos a algum componente da vacina e a ovos e derivados, pessoas que realizam terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes e HIV, transplantados de medula óssea, pacientes com histórico de doença do Timo e doenças neurológicas de natureza desmielinizante, pessoas com baixa imunidade e em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

 

 

You may also like

1 comment

Platão, o Filósofo 26 de janeiro de 2018, 15:15h - 15:15

Mas tem que se dizer, e isso ninguém divulga, é óbvio, é que o caso de Barra Mansa não se confirmou, ou seja, a morte não foi devido à febre amarela . Outra, qual foi o resultado dos exames dos macacos que apareceram mortos na região? Houve a divulgação das mortes, ok, mas até hoje não se divulgou a causa dessas mortes…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996