quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Solicitar corridas e viagens por aplicativo exige cuidado

Solicitar corridas e viagens por aplicativo exige cuidado

Matéria publicada em 13 de janeiro de 2018, 20:30 horas

 


Polícia Militar dá dicas para segurança; Uber afirma que motoristas passam por verificação antes de ter acesso à plataforma

Volta Redonda – Um aplicativo que reúne facilidade, economia e rapidez. Esse é o Uber, que por outro lado deve ser usado com cuidado. Criado em 2010, em São Francisco (Califórnia-EUA), o serviço chegou ao Brasil, pelo Rio de Janeiro, quatro anos após o lançamento. O queridinho da população, no entanto, virou também motivo de desconfiança, após ocorrências policiais ligadas ao serviço prestado.

Na última semana de dezembro, um homem se passou por motorista da Uber e estuprou uma jovem em Barra Mansa. O caso teve início quando a vítima estava no ponto de ônibus em Volta Redonda e o suposto motorista ofereceu para levá-la até Barra Mansa. Durante a viagem, ele rendeu a vítima, a levou para a casa dele no bairro Vista Alegre e a estuprou.

Nesse caso, a Polícia Civil conseguiu encontrar e identificar o suspeito através de imagens das câmeras de segurança, no entanto, descobriu que ele tinha fugido para Angra, onde foi preso e conduzido à 90ª Delegacia de Polícia (Barra Mansa). No local, ele foi reconhecido pela vítima e transferido para a Casa de Custódia, em Volta Redonda.

Segundo o parceiro da Uber, Fábio de Souza, o serviço é seguro, mas devido a situação de calamidade pública em todos os setores públicos, de alguma forma a segurança fica comprometida.

– O cliente têm todas as informações do motorista que irá fazer a respectiva viagem e vice-versa, com as precauções certas, ainda é útil usufruir do aplicativo para realizar viagens. Uber é mais barato que um táxi e sempre pode estar à disposição de seu cliente com apenas uma solicitação no aplicativo, é super rápido. Basta baixar o aplicativo e se cadastrar. A Uber solicita algumas condições como estar online para as solicitações, conforto, carro e limpeza em dia. Acredito que hoje em dia, é a melhor opção de transporte – disse.

De acordo com o Tenente Coronel e comandante da PM do 28º Batalhão, Márcio Guimarães, o aplicativo, que é muito utilizado no Rio de Janeiro, realmente parece ser uma evolução do sistema de transporte de passageiro. “Em primeiro lugar porque sistematiza melhor o uso dos veículos. Em segundo, ele dá um pouco mais de transparência para quem o utiliza e a possibilidade de você poder fazer uma avaliação do serviço”, comentou.

– O usuário do aplicativo só ganhou, pois é um transporte mais barato, a prestação de serviço parece ser de melhor qualidade, onde você faz a avaliação, além da agilidade e disponibilidade. Mesmo sem nenhuma pesquisa pronta, parece que as pessoas estão preferindo usar o Uber ao invés de táxi e ônibus – acrescentou.

Ele ainda comentou sobre o caso de estupro que ocorreu em Volta Redonda.

– O que chegou ao nosso conhecimento, foi que a vítima não acionou o aplicativo, na verdade ela foi sondada por uma carona que se dizia ser um Uber. Então, o primeiro cuidado que qualquer usuário deve ter é o de não pegar carona e sempre usar o aplicativo, pois através dele tem todas as informações, como placa do carro, motorista e outros detalhes. O sistema foi pensado para dar essa segurança ao usuário. A falha muitas das vezes é utilizar alguns tipos de transportes irregulares, que na verdade é uma carona paga e não tem um sistema como o do Uber. O que a gente mais tem que orientar as pessoas, não só em caso do Uber, é tomar cuidado, verificar local, transporte e procurar saber melhor os detalhes. E a pessoa que for usar o Uber, que use através do aplicativo, para não ser enganado por outro mecanismo – alertou.

Para a cliente Erica Maria, que utiliza o Uber desde quando o serviço chegou ao Rio de Janeiro e São Paulo, o aplicativo é seguro.

– Ele traz todas as informações como placa, modelo do carro e nome do motorista, não tem como não ser seguro. O que não pode acontecer é a pessoa pegar qualquer condução sem nenhuma informação, desse jeito, o risco vai ocorrer com qualquer tipo de transporte público – disse.

Já segundo o cliente, Edson Silva o aplicativo reúne todas as facilidades, mas quanto à segurança há algo para questionar.

– O Uber é um aplicativo muito útil e econômico. Porém, os responsáveis pelo aplicativo deveriam fazer campanhas de conscientização junto aos usuários, pois nem todos têm ou sabem os cuidados necessários – opinou.

A empresa

Segundo a Uber, todas as viagens acontecem por meio do aplicativo, de uma forma fácil e segura.

– O usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações do motorista parceiro que irá buscá-lo, como nome, foto, além de modelo e placa do veículo. Dessa forma, qualquer viagem feita fora desses padrões, não dispõe das camadas de tecnologia de segurança oferecidas pela plataforma.

A empresa ainda comentou que é importante lembrar também que todos os motoristas parceiros da Uber passam por uma verificação de segurança antes de ter acesso à plataforma, que inclui a checagem em bases de dados públicos de todo o Brasil. O entendimento de segurança vai além desta verificação, com diversas camadas de tecnologia em todas as etapas da viagem. Como exemplo, ao longo do trajeto, é possível compartilhar, em tempo real com qualquer pessoa, o caminho sendo feito e o horário de chegada.

 

 

Por Mariana Netto

(mariananetto@diariodovale.com.br)

16 comentários

  1. Um jumento chamando o outro de asno. Kkkkk e filho de uma puta mesmo.

  2. Se acionar o aplicativo o Uber é muito seguro.
    Taxistas estão fora da realidade.

  3. Uber é muito melhor.
    Mas é preciso usar o aplicativo. Só tem espero pq ainda existe muito troxa.

  4. Uber é muito melhor que Taxi, no caso a mulher pegou carona com um cara que dizia ser Uber, ela não usou o aplicativo.

  5. Independente do ocorrido, absolutamente abominável, vale salientar o seguinte: os taxistas (a maioria ligada a Cooperativas) não têm prestado um bom trabalho, sem falar no preço absurdo e muitos não são nada confiáveis, nem precisa relatar alguns acontecimentos para expor isso. O Uber chegou com uma proposta nova e apresentando um diferencial, o preço menor. Cabe aos usuários tomarem as devidas precauções para evitar fatos dessa natureza.

    • Se vc não tem opinião então não fale Asneiras, visto que vc é um Asno. Agora quem não tem dinheiro anda com essas merdas mesmo. Eu tenho dinheiro e carro. Qdo vou passear e vou beber eu chamo um táxi pelo menos ajudo ao trabalhador e não contribuo com essas sujeiras que estragam o país.

    • Torcedor do Voltaço

      Gomes, o otário.

  6. Moradora de Volta Redonda

    Não confio em taxista. Uber é mais seguro.

  7. Pegar taxi na rodoviaria tbm exige muito cuidado! Aquilo la precisa muito de uma fiscalização, e motorista fedendo cachaça, ou maconha… (Nao sao todos) la tem muita gente boa, mas os maus acaba estragando uma lugar ou categoria!

  8. Piada infame: ela queria o Uber, ele o úbere.

  9. Essa reportagem é tendenciosa, porque o caso em questão ocorreu devido a aceitação inadvertida de uma condução sem o uso do aplicativo! O Uber nada tem a ver com isso! Use o aplicativo de forma correta e será seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document