ÔĽŅ Campanha da Fraternidade fala sobre supera√ß√£o da viol√™ncia - Di√°rio do Vale
segunda-feira, 20 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Campanha da Fraternidade fala sobre superação da violência

Campanha da Fraternidade fala sobre superação da violência

Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2018, 12:19 horas

 


 

Lan√ßamento: Campanha da Fraternidade 2018 √© lan√ßada com o tema ‚ÄúFraternidade e Supera√ß√£o da Viol√™ncia‚ÄĚ - Paulo Dimas

Lan√ßamento: Campanha da Fraternidade 2018 √© lan√ßada com o tema ‚ÄúFraternidade e Supera√ß√£o da Viol√™ncia‚ÄĚ – Paulo Dimas

Volta Redonda

Com o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconcilia√ß√£o e da justi√ßa, a diocese de Barra do Pira√≠ – Volta Redonda, abriu oficialmente¬†hoje (14), a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema ‚ÄúFraternidade e Supera√ß√£o da Viol√™ncia‚ÄĚ e o lema ‚ÄúV√≥s sois todos irm√£os‚ÄĚ (Mt 23,8).
A cerim√īnia de abertura aconteceu na c√ļria diocesana, na Vila Santa Cec√≠lia onde contou com a presen√ßa do Bispo Dom Francisco Biasin, Padre Juarez Sampaio, Padre Nilson Jos√© dos Santos, coordenador diocesano da Pastoral Carcer√°ria, Aurea Dias, professora da Universidade Federal Fluminense, Padre Gildo Nogueira e o advogado Alex Martins, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR).
De acordo com Dom Francisco, depois de duas campanhas em defesa do meio ambiente e biomas, para este ano o tema abordado ser√° a viol√™ncia. ‚ÄĚOs √≠ndices da viol√™ncia s√£o assustadores e a cada ano aumentam no pa√≠s e no estado do Rio. Ningu√©m nasce violento, mas o que provoca est√° viol√™ncia √© a sociedade, que discrimina e comete injusti√ßa contra os mais vulner√°veis, iniciando assim o processo de viol√™ncia‚ÄĚ, destacou. O tema da Campanha ser√° trabalhado este ano, segundo dom Francisco, atrav√©s de grupos de base durante a Quaresma e ao longo do ano. ‚ÄúA Igreja tem os seus meios normais como as missas e os grupos fixos atrav√©s dos grupos de jovens e fam√≠lias. Temos membros da comunidade que s√£o partes de di√°logos entre a comunidade e a igreja. Com isso pretendemos fazer com que as nossas comunidades sejam canais de divulga√ß√£o contra a viol√™ncia. A comunh√£o com outras igrejas tamb√©m √© importante para trabalharmos contra esta viol√™ncia. Que esta campanha n√£o termine na P√°scoa e dure para sempre‚ÄĚ, ressaltou.

Dados

Dados do texto-base da campanha d√£o conta de que acordo com o Instituto de Pesquisa Econ√īmica Aplicada (Ipea), apesar de possuir menos de 3% da popula√ß√£o do planeta, o Brasil corresponde por quase 13% dos assassinatos. A pesquisa aponta tamb√©m que em 2014, o pa√≠s chegou ao topo do ranking, com o n√ļmero absoluto de homic√≠dios, totalizando 59.627 mortes. S√≥ no estado do Rio, dados do Instituto de Seguran√ßa P√ļblica registraram em 2017, 6.731 assassinatos. No interior, ainda segundo os dados do ISP, em 2017 foram registradas 1.549 mortes violentas.
– Se n√≥s visitarmos os nossos pres√≠dios perceberemos que a maioria dos internos √© composta por negros e jovens. Nota-se que a viol√™ncia atinge principalmente aquelas pessoas que n√£o tem uma prote√ß√£o dentro de casa. As quest√Ķes da viol√™ncia incluem o poder p√ļblico e o poder judici√°rio, e se n√£o trabalharmos juntos com outras a√ß√Ķes n√£o dar√° muitos frutos. Acredito que a paz se constr√≥i com uma palavra, ‚Äúirm√£os‚ÄĚ, temos que trabalharmos juntos e acreditarmos que temos um Pai comum, assim viveremos a Fraternidade‚ÄĚ, afirmou Dom Francisco.
De acordo com o padre Juarez, s√≥ do ano 2000 para c√° a igreja debateu sete vezes sobre a viol√™ncia, e nesta campanha vem convidar a todos para realizar uma convers√£o social. ‚ÄúMuitas vezes n√≥s cultivamos a viol√™ncia na forma de se vestir ou de se comportar, na nossa sociedade a supera√ß√£o da viol√™ncia vai depender de todos n√≥s‚ÄĚ, refor√ßou. Na opini√£o do padre Nilson Jos√© dos Santos, coordenador diocesano da Pastoral Carcer√°ria, a pastoral exerce um papel de apoio ao estado, como tamb√©m como uma a√ß√£o restauradora junto aos presos. ‚ÄúPrecisamos desenvolver a√ß√Ķes que humanizem a vida dos presos para que tenham uma vida mais digna‚ÄĚ, salientou. J√° o representante da OAB em Volta Redonda, Alex Martins, √© da opini√£o que as institui√ß√Ķes p√ļblicas t√™m que criar formas e meios para diminuir a viol√™ncia, e uma das solu√ß√Ķes √© o di√°logo. ‚ÄúTemos que conscientizar as pessoas de que todos s√£o respons√°veis pela diminui√ß√£o ou n√£o da viol√™ncia. √Č preciso criar momentos reflexivos como esse para tentarmos achar caminhos para coibir a viol√™ncia‚ÄĚ, frisou.

37 coment√°rios

  1. A Igreja Católica está morta. Só não vê quem não quer.

    • Contudo a Igreja Cat√≥lica cresceu 70% nos √ļltimos 10 anos na Cor√©ia do Sul, pois l√° eles n√£o tem padres comunistas!

  2. A igreja católica sempre foi partidária daqueles que estão no governo. Foi na idade média, foi no Brasil Império, foi com os petistas (já que ninguém mais votará no partido dos maiores bandidos que tivemos conhecimento) e agora está embarcando em outro partido, o de um deputado do rio.

    Para se ter uma ideia, o presidente do congresso nacional no Brasil Imp√©rio j√° teve at√© bispo. Estude mais a Administra√ß√£o P√ļblica para entender melhor.

    Eu sou cristão e participo de missa porque sou seguidor de Jesus, e não deixarei de segui-lo. Na minha igreja tudo que o padre fala de política eu não considero, pois ele não está no altar para isso, além de não ser da palavra de Deus, portanto, um desrespeito para com os fieis. Tudo que o padre fala além da palavra do evangelho não tem proteção da oração que eles fazem antes de qualquer missa.

    • H√° muitas maneiras de falar de pol√≠tica com isen√ß√£o. A partir do momento que coloca casos feitos pelo governo j√° deixa de ser isento para ser partid√°rio. J√° come√ßam a destacar um partido em detrimento de outros.

      Política é voltada para o bem, para o entendimento, nunca para disputar ser melhor do que outro ou impor qualquer coisa.

      Só para lembrar: política é muito diferente de politicagem.

  3. Realmente, chegamos ao fim.
    Memento quia pulvis es et in cinerem revertetur faciemus.

  4. Eu fiquei horrorizado quando li a not√≠cia de que Wagner Moura, agora diretor de cinema, est√° fazendo um filme sobre o terrorista Carlos Marighella, que fez um manual instruindo como colocar bombas para causarem os maiores efeitos poss√≠veis de destrui√ß√£o e morte….
    Eu pensei comigo mesmo que Wagner Moura é esquerdista, logo ele tem direito de defender a violência, o terrorismo e a guerrilha o que não podia ter feito o ex-bispo Dom Waldir de Volta Redonda, pois um cristão não pode ter dois deuses!
    Mas o que me deixa mais indignado é que Wagner Moura recebeu da Lei Rouanet R$ 10.000.000,00 de reais, contudo pela Constituição Brasileira o terrorismo é crime! Ou seja, o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, está apoiando um filme sobre a vida de um terrorista que viola a Constituição Brasileira e isso a OAB não viu, não sabe sobre isso, não leu nada sobre isso, não vai fazer nada sobre isso!
    A OAB esqueceu da Constituição Federal!
    Como diria Boris Casoy: “Isso √© uma vergonha!”….

  5. JOSE SILVA, AGORA VOC√ä ACERTOU, SOMOS NOS CONTRA VOC√äS (PETISTAS CAT√ďLICOS) DEFENSORES DE MARGINAIS.

  6. Somos todos criaturas de Deus, para sermos irm√£os,precisamos aceitar, cr√™, no sacrif√≠cio de Cristo na cruz….se vc n√£o tem Cristo reinando em sua vida, vc n√£o pode ser irm√£o de um crist√£o….sem essa de somos todos irm√£os….

  7. A violência parece não ter fim.
    Uma campanha que procura a paz, só vejo comentários de ódio.
    Realmente é o fim.
    N√£o h√° mais nada que possa ser feito.

    • Gabriel, enquanto buscamos e insistimos nesse discurso de “paz”, bandidos perversos sem qualquer apre√ßo pela vida aterrorizam toda uma popula√ß√£o de bem. Se continuarmos com essa mentalidade, a criminalidade s√≥ ir√° crescer, e cada dia que passa est√£o mais violentos.

      Não tente medir bandidos com sua régua moral, você, eu, somos pessoas corretas, nós dialogamos, respeitamos um ao outro, mas não é possível esperar por reciprocidade por parte dos bandidos.

      E sabe o que √© pior? A esquerda, que reinou por tantos anos no Brasil, conseguiu moldar uma narrativa que ir√° levar muito tempo para ser desfeita, que √© a de bandido ser v√≠tima, exatamente como vimos na mat√©ria nos posicionamentos da OAB e etc. E nessa narrativa, √© o meu tipo de coment√°rio que √© de “√≥dio”. Chega a ser c√īmico tal invers√£o de valores, que se insistida, continuar√° a fazer inocentes v√≠timas a cada dia.

      Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha.

      PS.: Só pra constar que não acho que bandido bom é bandido morto, MAS, é preciso ser feito o que for necessário, seja lá o que for, para restabelecer a ordem e evitar que mais inocentes morram.

  8. Todas as igrejas ( religi√Ķes) possuem seus erros e acertos. Por√©m no Brasil se n√£o fossem as igrejas de todas as denomina√ß√Ķes pode ter certeza que a situa√ß√£o social estaria muito pior que est√°. Pelo menos as igrejas fazem varios trabalgos sociais ent√£o isso ajuda a diminuir as tens√Ķes sociais existentes no pa√≠s. Caso contrario estar√≠amos vivendo num caos total. Pois n√£o podemos contar com os nossos governantes. Ent√£o maniac apresente uma solu√ß√£o embasada em algum estudo concreto.

  9. Dom Waldir Calheiros dizia que “n√£o era pecado os assassinatos cometidos pelos esquerdistas contra os militares”…
    Ou seja, teve um bispo da Igreja Católica que não via pecado que alguém pegasse em armas e atirasse na cabeça dos miitares!
    Eu sou contra o assassinato de militares, pois eles trazem ordem ao Brasil! E, se a cidade do Rio de Janeiro ainda não entrou em guerra civil, isso se deve ao fato dos militares estarem ajudando à polícia carioca!
    Na minha concep√ß√£o crist√£ toda vida deve ser protegida, desde a criancinha dentro do √ļtero de uma m√£e at√© um adolescente dentro de fardas militares cumprindo ordens de manter a ordem p√ļblica no pa√≠s!
    Eu acho esse Dom Waldir um profeta do Anti-Cristo!!!
    Como diria Boris Casoy: “Isso √© uma vergonha!”….

  10. T√° de brincadeira

    Ela negócio só negócio tanto as evangélicas como as católicasem sua grande maioria olha o contrabando que rola Solto em Aparecida e ninguém faz nada agora no Braz não pode essa é a igreja de hoje dinheiro o 2 maior proprietário de terras no Brasil e a igreja que $$$$$$$$ aliás não paga impostos $$$$$$$$$

  11. T√° de brincadeira

    Por isso a igreja só perde seguidores parece o PT psol falando que a culpa do cara matar e roubar e da sociedade se eu trabalho vários trabalham pq o coitadinho não pode trabalhar agora com as vítimas ninguém se preocupa chega disso tinha que ser igual na Indonésia onde traficante e ladrão não tem vez

  12. Felipe Alves Bardelli

    Essas campanhas da fraternidade sao como agua de salsicha, nao servem pra nada. Alias as igrejas nao servem pra nada.

  13. Concordo , se existe minha casa minha vida Porque apoiar invas√£o de Obras do Governo ,principalmente se tratando de Obras destinadas a IDOSOS, Muitos deles tem netos E filhos Que nem liga p√īr eles

  14. A sociedade (ou seja, eu também) é responsável pela criminalidade? Como assim? Se tudo que fazemos é trabalhar, obedecer as leis e pagar impostos e ainda assim essa conta cai no meu colo?

    Novamente se d√° as mesmas “solu√ß√Ķes” para um problema antigo esperando por resultados diferentes.

    √Č impressionante como ainda teimam em tratar bandidos como v√≠timas. Caras que compram fuzis de 30 mil reais, que est√£o dispostos a matar,
    a expulsar moradores de suas casas, estuprar e delinquir de todas as formas, essas pessoas são vítimas aonde?

    Eu se fosse bandido, com certeza estaria vivendo nos tempos mais pr√≥speros de minha “carreira” de bandido. Voc√™ liga a TV e v√™ que 96% dos crimes n√£o s√£o investigados, v√™ os “especialistas” dizer que n√£o pode reagir, assiste incont√°veis casos de impunidade e uma s√©rie de pol√≠ticos, ONGs e institui√ß√Ķes defenderem bandidos com unhas e dentes.

  15. Parece congresso do partido dos trabalhadores.

  16. Maniac, você falou tudo só falta falar sobre a teologia da libertação (comunista ).

  17. Não estou entendendo nada! A Igreja Católica fala que a corrupção é uma forma de violência, mas o antigo Bispo de Volta Redonda, Dom Waldir Calheiros, fazia campanha para a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, que foi considerado o pai do Petrolão, O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL!!!
    Como diria Boris Casoy: “Isso √© uma vergonha!”…

    • O PT nasceu no seio da Igreja Cat√≥lica, nas comunidades eclesiais de base, √© um partido dessa igreja atual! Lula foi apenas uma criatura sobre a qual perderam o controle, apesar de ainda defend√™-lo.

    • Maniac voc√™ cometeu duas fake news no seu coment√°rio.
      Primeira fake news: ” O PT nasceu…. nas comunidades eclesiais de base”… Isso n√£o √© exato, pois o PT nasceu no col√©gio Sion da alta classe m√©dia em Higien√≥polis, bairro de alta classe m√©dio na qual mora FHC.
      Segunda fake news: “Lula foi apenas uma criatura… apesar de ainda defend√™-lo.”… Isso n√£o √© exato, pois Lula n√£o √© mais defendido por ningu√©m quanto menos pela Igreja Cat√≥lica, pois quem estaria defendendo ele seria o ex-Bispo Em√©rito de Volta Redonda, Dom Waldir Calheiros, que j√° n√£o est√° mais entre n√≥s e Frei Betto que foi excomungado pela Igreja!

    • Guto, voc√™ est√° mal informado.

    • Tenho convic√ß√£o do que escrevo, at√© porque vivenciei momentos relacionados a isso! N√£o sou de me informar em publica√ß√Ķes tendenciosas…

    • Plat√£o, o Fil√≥sofo

      Ao longo da Hist√≥ria, a Igreja sempre esteve ao lado do poder, sempre foi assim. Bobo √© quem acreditava na op√ß√£o pelos miser√°veis. Piada! Na pr√°tica, isso nunca ocorreu. Ali√°s, que interessante ver a Igreja fazer campanha em favor da fraternidade e contra a viol√™ncia, isso √© muito bom, j√° que a Igreja foi uma das institui√ß√Ķes mais cruel, ali√°s, crudel√≠ssima durante a Idade M√©dia, com sua intoler√Ęncia. √Čpoca das trevas. Enfim, que bom que as coisas mudam para melhor, e essa triste realidade ficou num passado trevoso, e muito triste… Sucesso na campanha!

  18. Só no concordo que igreja fica apoiando invasão de obra para idosos ,
    No Belmonte, Eles idosos precisam de um lar E de cuidados como estava previsto esta obra no Belmonte,

  19. A Igreja Cat√≥lica e sua hipocrisia √© uma das grandes respons√°veis pela viol√™ncia atual, agindo sempre contra o planejamento familiar, alienando seus seguidores com assistencialismo e populismo. Na idade m√©dia foi aliada dos senhores feudais e patrocinou uma santa inquisi√ß√£o assassina enquanto vendia vagas no c√©u, fato que abriu caminho ao protestantismo. Agora o poder econ√īmico a desprezou e ela busca uma nova identidade t√£o ou mais equivocada que a antiga.

    • Maniac, vai estudar e para de falar asneira.

      A gente só fala do que conhece, vc pelo jeito é um completo ignorante no que diz respeito a Igreja Católica.

      Saia do passado e conheça a igreja hoje, como verdadeiramente ela é.

    • Marconi, para te elogiar digo que √© um alienado digno de pena!

    • A Igreja Cat√≥lica teve de empreender a tarefa de introduzir a lei do Evangelho e o Serm√£o da Montanha entre os povos B√°rbaros, a Igreja Cat√≥lica forneceu mais ajuda e apoio financeiro ao estudo da Astronomia, por mais de seis s√©culos ‚Äď da recupera√ß√£o do saber antigo da Baixa Idade M√©dia ao Iluminismo -, do que qualquer outra e, provavelmente, todas as outras institui√ß√Ķes . A Igreja fundou a primeira universidade do mundo, em Bolonha, na It√°lia. A cria√ß√£o da institui√ß√£o d√° √† Europa o impulso intelectual que desembocaria no Renascimento no s√©culo XIV, e na Revolu√ß√£o Cient√≠fica, entre os s√©culos VXI e XVII.
      Leia : A Igreja Católica por Fernando Nascimento .
      N√ÉO TIRE UM TEXTO EM UM CONTEXTO S√ď PRA VIRAR O SEU PRETEXTO !

    • Caio, acho que voc√™ escreve cartas para o papai Noel at√© hoje… tolinho! J√° reservou seu lugarzinho no c√©u? Deixe de ser pseudointelectual e v√° estudar com cr√≠tica em varios livros. Igual a esse a√≠ em cima, falando de col√©gio Sion… isso √© o ‚Äúoficial‚ÄĚ, que est√° no Google, no site do PT. O embri√£o, a nascente do monstro foi nas entranhas das comunidades eclesiais de base, nas fofocas dos padrecos travestidos de santinhos.

    • QUEM PERSEGUE A IGREJA, PERSEGUE O PR√ďPRIO CRISTO ! Como est√° bem claro nesta passagem da Sagrada Escritura ( Atos 9, 3-5 ) . Meu querido, n√£o generalize, n√£o julgue, deixe seu olhar se dirigir somente para Jesus e n√£o se escandalizar√°s, ainda que tenha algu√©m na Igreja dando mal testemunho, mas n√£o justifica teu julgamento ( deixe para Deus ) voc√™ n√£o tem esta autoridade, n√£o foi dada a voc√™ . Meu conselho √© que ores por todos que voc√™ acha que n√£o est√£o andando de acordo . Abra√ßos e fique na Paz do Senhor Jesus !!!

Untitled Document