Temer decide não responder a perguntas da PF e pede arquivamento de inquérito

by Diário do Vale
No peito: Temer pede arquivamento do caso sem nem mesmo responder a PF

No peito: Temer pede arquivamento do caso sem nem mesmo responder a PF


Brasília –
O presidente Michel Temer decidiu não responder às perguntas enviadas pela Polícia Federal no inquérito que trata das delações premiadas feitas por executivos da empresa JBS. Em petição protocolada na tarde desta sexta-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Temer pede que as investigações sejam arquivadas e faz críticas ao teor do questionário enviado ao presidente na última segunda-feira (5), após o acordo de delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista ter sido homologado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF.

Os advogados de Temer formulam uma série de argumentos para o fato de as perguntas não terem sido respondidas, dentre os quais o “ sentimento de injustiça e sofrimento pessoal” causado por “perguntas invasivas” e “inoportunas” a respeito de Temer. Eles lembram que o presidente não é obrigado a responder às questões e ponderam que o presidente continua “pronto a atender” quaisquer demandas encaminhadas por Fachin.

No documento, a defesa do presidente avalia que os elementos que motivaram a instauração do inquérito, como a própria delação, estão contaminados pela “ilicitude formal e material” da gravação da conversa entre Temer e Joesley Batista na qual os dois conversam sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e as investigações envolvendo o empresário. Para os advogados, é “inoportuna e temerária ” a afirmação do Ministério Público Federal de que um dos crimes supostamente cometidos por Temer foi o de corrupção passiva.

“Declaração açodada, própria de quem, antes mesmo de quaisquer investigações, já está com uma prévia visão dos fatos, independente da vinda das provas. Acusará, ao que parece, com provas, sem provas ou mesmo contra as provas”, afirmaram Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga.

De acordo com a petição, “os inquisidores persistem em abordar temas estranhos ao inquérito”, apresentando perguntas que fazem referência a fatos anteriores à ocupação do cargo de presidente por Michel Temer. Ao final, os advogados solicitam o envio dos autos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que arquive o inquérito, “em face da absoluta inanição de elementos probatórios mínimos” necessários para que seja proposta uma denúncia contra o presidente.

“Subvertendo-se a lógica, no caso do presidente, e ferindo-se as garantias individuais, passou-se a investigar uma pessoa, não os fatos supostamente criminosos, como se vigorasse em nosso ordenamento o odioso Direito Penal do Autor”, afirmam os advogados, no documento. A defesa acrescenta que os trabalhos investigativos “perderam-se no caminho” com a falta de elementos incriminadores e que a investigação busca, “sem nenhum critério, métodos ou limites, encontrar qualquer indício, o mais tênue e frágil que seja, para, com o auxílio da mídia, dar uma repercussão a fato que enganosamente possa parecer grave”.

Em diversos momentos, os advogados fazem menção à conduta de Fachin. Segundo eles, se o ministro do Supremo, diferentemente da autoridade policial, fosse o autor do questionário, haveria uma “adequada limitação das perguntas ao objeto das investigações”.

“Indagações de natureza pessoal e opinativa, assim como outras referentes aos relacionamentos entre terceiras pessoas ou aquelas que partem de hipóteses ou de suposições e dizem respeito a eventos futuros e incertos não teriam sido formuladas. No entanto, foram feitas e demonstram que a autoridade mais do que preocupada em esclarecer a verdade dos fatos desejou comprometer o senhor presidente da República com questionamentos por si só denotadores da falta de isenção e de imparcialidade por parte dos investigadores”, diz a petição.

You may also like

16 comments

serioooo 11 de junho de 2017, 12:23h - 12:23

politicos e tudo um bandos de safados filhos da puta . todos agen por enteresses

R. Barrichelllo 11 de junho de 2017, 10:30h - 10:30

Hum… estou começando a achar que esse Temer é golpista…

Moradora de Barra Mansa 12 de junho de 2017, 09:57h - 09:57

Será ? Não acredito !!

GUEVARA 10 de junho de 2017, 11:01h - 11:01

O patife-presidente não respondeu às perguntas por um único motivo: culpabilidade. Quem é inocente não tem medo de esclarecer os fatos delituosos que lhe são imputados. A questão grave de tudo isto é que eles, Temer-cafajeste e seus asseclas, continuam brincando com a paciência do povo brasileiro.

Meu nome é Zé Pequeno! 10 de junho de 2017, 06:49h - 06:49

Que julgamento foi esse no qual claramente a raposa é pega junta com a outra raposa no galinheiro e com a boca suja de penas diz que é inocente e é declarada inocente faltando um monte de galinhas?
Tá na hora de cacar estas raposas todas!

anti politico 9 de junho de 2017, 23:11h - 23:11

Esse Gilmar mendes é um fdp,velho ladrão safado…

Aposentado 12 de junho de 2017, 10:01h - 10:01

O assunto é Temer e PF.

motorista 9 de junho de 2017, 23:09h - 23:09

O negócio é invadir brasília e quebrar a porra toda,meter o cacete nessa cambada de ladrão e botar tudo p correr…

VAI VENDO 10 de junho de 2017, 22:41h - 22:41

Deixe de ser bobo. Você irá preso e depois os ELEITORES CORRUPTOS que adoram votar em CORRUPTOS colocarão outros CORRUTPOS no lugar.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 9 de junho de 2017, 21:38h - 21:38

Realmente é fim da democracia falida . Com à decisão do falso TSE, Quê é patrono de todos partidos de mentirinha . Agora todos políticos saibam que o falso TSE libertou geral caixa um ,caixa dois , caixa três !…0 Brasil é um mar de lama . Nenhum políticos terá moral para pedir voto . À população já está confiando mais nos bandidos do que nos políticos . Gilmar Mendes tremeu base, ficou com medo da ditadura ….

Aiatolá na Sinagoga 9 de junho de 2017, 21:24h - 21:24

E as panelas caladinhas no armário. Melhor assim: com as “reformas”, o pobre de direita vai chegar tão tarde e cansado em casa que mal vai ter tempo de bater panelas.

Vai Vendo 10 de junho de 2017, 14:24h - 14:24

E onde está escrito que pobre só pode ser esquerdista???

Carol 10 de junho de 2017, 14:26h - 14:26

A última que reclamou das ” batidas de panelas” bateu foi as botas hahahahahahahahahaha… Bjo petista tonto mentiroso!

Aiatolá na Sinagoga 11 de junho de 2017, 00:47h - 00:47

Aprenda a interpretar um texto de duas linhas. Pobre pobre ser de direita, assim como um suíno pode aplaudir o dono do abatedouro. Identificou-se, não?

Ex-Eleitor 9 de junho de 2017, 20:41h - 20:41

Desisto desse país… vou pra roça criar patos.

Fsouza 9 de junho de 2017, 18:26h - 18:26

Cretino esse sujeito!!!
Sem caráter, sem moral, sem ética… um sem nada.
É o fim pessoal!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996