Temer embarca para Boa Vista, onde discute situação de imigrantes venezuelanos - Diário do Vale
quinta-feira, 16 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Temer embarca para Boa Vista, onde discute situação de imigrantes venezuelanos

Temer embarca para Boa Vista, onde discute situação de imigrantes venezuelanos

Matéria publicada em 12 de fevereiro de 2018, 12:39 horas

 


Brasília

O presidente Michel Temer já está no voo em direção a Boa Vista, onde terá reunião hoje (12) com a governadora de Roraima, Suely Campos, e com a prefeita da capital de Roraima, Teresa Surita. Na reunião, Temer deve tratar, entre outros assuntos, da imigração de venezuelanos. A pauta completa da reunião não foi divulgada.

Temer embarcou na base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Após a visita, o presidente voltará para a base naval da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde passa o carnaval com a família.

Segundo o Palácio do Planalto, Temer deve ser acompanhado pelos ministros da Defesa, Raul Jungmann; do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; da Justiça, Torquato Jardim, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

A prefeitura de Boa Vista estima que cerca de 40 mil venezuelanos tenham entrado na cidade, ao fugir da crise econômica e política por que passa o país vizinho.

Na sexta-feira (9), Temer disse que a posição do Brasil é uma atuação “diplomática, responsável e contestadora” em relação ao que está ocorrendo na Venezuela e que o Brasil busca ajuda humanitária aos imigrantes que atravessam a fronteira.

Em visita a Boa Vista na semana passada, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, anunciou um projeto-piloto para absorver mão de obra de venezuelanos que têm chegado ao país pela fronteira com Roraima.

Os imigrantes tentam escapar da grave crise econômica que assola o país vizinho, que sofre com desabastecimento generalizado de produtos e uma inflação que chega a 700% ao ano.

Ataques

No sábado (10), a Polícia Civil de Roraima prendeu o suspeito de atear fogo em casas onde estavam venezuelanos, em Boa Vista. Ele confessou o crime e, no local da prisão, foram encontrados materiais usados no ataque, como garrafas com álcool e isqueiro. Segundo a Polícia Civil, o guianense Gordon Fowler, conhecido como Jamaica, disse não ter nada especificamente contra as vítimas, e que teve um desentendimento com outros venezuelanos e teve a bicicleta roubada. O acusado disse que “tomou raiva” dos venezuelanos e decidiu se vingar.

Desde o início de fevereiro, houve pelo menos dois ataques a venezuelanos na cidade. O primeiro ocorreu na madrugada de segunda-feira (5), e as vítimas foram uma mulher e um homem que estavam dormindo na varanda de uma casa. O segundo caso foi na madrugada de quinta-feira (8), quando uma mulher e uma menina de 3 anos ficaram gravemente feridas, com boa parte do corpo atingida pelas chamas.

Nos últimos meses, aumentaram os casos de conflito entre brasileiros e venezuelanos em Roraima. Os episódios de xenofobia na região preocupam a polícia. Desde 2016, a migração de venezuelanos aumentou de forma significativa. Segundo cálculos da Prefeitura de Boa Vista, os venezuelanos já correspondem a mais de 10% da população local, de cerca de 330 mil habitantes.

Informações da Agência Brasil

5 comentários

  1. Ele foi lá dar Bolsa Família?

    O ministro anunciou projeto para absorver mão de obra de venezuelanos? E dos brasileiros desempregados?

    O que tem a dizer os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB, incluindo os evangélicos?

  2. Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    Em suma: desde o Descobrimento, só a escória chega ao Brasil. Os bons vão para os EUA, Canadá, Austrália…

  3. Toda a miséria do povo venezuelano passa agora, já era denunciado há dez anos atrás, pelas mídias sociais como rádios e jornais venezuelanos… Contudo, a verdade contada pelos meios de comunicação social deixavam Chaves nervoso e irritado, logo, esse ditador mandou fechar rádios e jornais! O que aconteceu então? Ora, sem o esclarecimento de uma imprensa livre, o povo venezuelano não conseguia enxergar o abismo que se aproximava com as poíticas bolivarianas comunistas promovidas por Chaves-Maduro…
    Os EUA denunciaram o ditador por ter fechado jornais e rádios, contudo, o principal país da América Latina, liderado por outro líder populista chamado de Lula e os principais partidos esquerdistas do Brasil como o PDT do Ciro, o PCdoB da Manuela D’Ávila, o PSol, o PSTU, a REDE, etc… fecharam os olhos para essas atitudes ditatorias, apoiou Chaves e, depois, Maduro!
    Hoje, milhões de venezuelanos estão fugindo para Peru, Colômbia, EUA e Brasil, pois morrem de fome na Venezuela e o lixo da cidade de Volta Redonda seria muito bem aceito pelos cidadãos venezuelanos, que todos os dias vão no lixo e já não estão mais encontrando sobras do almoço ou do jantar… As criancinhas estão morrendo subnutridas, contudo os amigos do Rei estão comendo do bem e do melhor!!!!
    Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

    • E o PMDB de Temer? Vc esqueceu?

    • ivy eles pecaram por omissão, pois o vice Temer era da Dilma, contudo o PMDB não participou do Foro de São Paulo, onde foram aclamados como heróis Fidel Castro e Chaves!
      O PMDB agiu como uma pessoa omissa, que viu uma velhinha ser assaltada e virou os olhos para outro lado para não se envolver! O PMDB vai para purgatório, enquanto o PT vai para o inferno!!!
      Nas próximas eleições eu não voto em ninguém ligado ao PMDB quanto menos no PT!

Untitled Document