Temer vai pedir ao STF suspensão de inquérito até que gravação seja periciada

by Diário do Vale
Temer continua negando ter feito algo ilícito nas relações com a JBS

Temer continua negando ter feito algo ilícito nas relações com a JBS


Brasília –
Em pronunciamento na tarde deste sábado (20), o presidente da República, Michel Temer, disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o inquérito aberto contra ele seja suspenso até que seja verificada a autenticidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, de uma conversa com o presidente.

“Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos. Incluída no inquérito sem a devida averiguação, levou muitas pessoas ao engano, induzido e trouxe grave crise ao Brasil”, disse o presidente.

Uma perícia contratada pelo jornal Folha de S. Paulo concluiu que a gravação da conversa sofreu mais de 50 edições. Temer classificou a gravação como fraudulenta e manipulada e lembrou que o grupo JBS comprou US$ 1 bilhão antes da divulgação da conversa e faturou com a operação financeira.

Ao encerrar sua fala, em que destacou o impacto da divulgação dos áudios da delação de Joesley na economia e na política do país, Temer reforçou que permanece no cargo. “O Brasil não sairá dos trilhos, eu continuarei à frente do governo”, disse.

Inquérito

A abertura do inquérito, por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, foi autorizada pelo ministro do STF Edson Fachin na quinta-feira (18), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em pronunciamento anterior, ainda na quinta-feira (18), Temer disse que nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente e que demonstraria no STF não ter nenhum envolvimento com os fatos.

Segundo o Ministério Público Federal, em encontro com Joesley Batista, Temer deu aval para que ele continuasse a pagar uma espécie de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha e o doleiro Lúcio Funaro, ambos presos, para que continuassem em silêncio. O áudio da conversa, gravada por Joesley, foi disponibilizado na última quinta-feira (18). Após a divulgação, o presidente Michel Temer e assessores avaliaram que o conteúdo da conversa não incrimina o presidente.

PGR

Ao enviar o pedido de abertura de investigação sobre o presidente ao STF, a PGR informou ao ministro Edson Fachin que o áudio foi analisado de forma preliminar “sob a perspectiva esvlusiva da percepção humana”. De acordo com o processo, “não houve auxílio de equipamentos especializados na avaliação dos aúdios.

Na decisão em que autorizou a investigação contra Temer, Fachin não analisou a legalidade da gravação sob o ponto de vista de possíveis edições. O ministro entendeu que Joesley Batista poderia gravar sua conversa com terceiros.

You may also like

18 comments

Anastasio 22 de maio de 2017, 17:36h - 17:36

A pior coisa que tem é que os mesmos 54 milhões de eleitores da Dilma e Temer, ou seja, aqueles que nos enfiaram no buraco profundo, voltariam a eleger o PT na pessoa do Lula. Quer dizer, apanham doido na cara mas no fim das contas se parecem a mulher de malandro que só ama quando apanha. É por isso que o golpe tem que ser dado. Tirar o PT das eleições, com ou sem Lula. Senão o povo defeca denovo. E mesmo sabendo que Temer é um ladrão, um corrupto, é melhor deixar ele quieto lá senão o Lula ganha outra vez. Mais um golpe a serviço do bem, pois se deixar na mão dos brasileiros eles vão fazer caca denovo.

Cidadão de VR 22 de maio de 2017, 23:22h - 23:22

Sei, a culpa não é sua, vc votou no Aécio .

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

WILLIAM PINHEIRO 22 de maio de 2017, 08:28h - 08:28

Pode pedir pericia da gravação , pedir o cancelamento do inquérito, uma coisa é certa esse governo do Temer já acabou não tem nenhuma legitimidade para continuar no cargo, como nunca teve.Recebeu um empresario na calada da noite as escondidas sem registro na agenda é muito grave.Pode ter certeza tem muita coisa escondida que ainda vai surgir.

A César o que é de César 22 de maio de 2017, 00:03h - 00:03

Só para lembrar o contato do Temer em São Paulo que recebeu um milhão de Reais conforme delação da JBS é o CORONEL LIMA.

sgt Nilton Gomes 21 de maio de 2017, 05:47h - 05:47

OAB pede impeachment de Michel Temer

Em uma reunião de quase oito horas, o Conselho Federal da OAB decidiu, por 25 votos a 1, protocolar o pedido na Câmara
Presidente contra a parede »

25reações

sgt Nilton Gomes 21 de maio de 2017, 05:14h - 05:14

Pois é… a situação de Michel Temer é TÃO, MAS TÃO GRAVE, que até a classe profissional da qual ele pertence (ele é advogado) decidiu ACERTADAMENTE e CORRETAMENTE PEDIR O SEU IMPEACHMENT. É O MESMO QUE RIFÁ-LO! É muito triste para uma pessoa chegar à Presidência da Nação, e depois ter que deixar o cargo pela porta dos fundos…

sgt Nilton Gomes 21 de maio de 2017, 05:10h - 05:10

Xiii…Complicou! Pedidos de “impeachment” protocolados por deputados podem ser simplesmente arquivados. Mas se a OAB engrossa a fila…sei não!

sgt Nilton Gomes 21 de maio de 2017, 05:09h - 05:09

Para a comissão, Temer infringiu a Constituição da República (art. 85) e a Lei do Servidor Público (Lei 8.112/1990) ao não informar à autoridade competente o cometimento de ilícitos. Joesley Batista informou ao presidente que teria corrompido três funcionários públicos: um juiz, um juiz substituto e um procurador da República. Michel Temer, então, ocorreu em omissão, no caso, o crime de peculato (Código Penal, art. 312).

sgt Nilton Gomes 21 de maio de 2017, 05:07h - 05:07

Corretíssimo, a OAB é essencial a justiça conforme art. 133 da CF. Portanto, os pedidos de impedimento presidencial realizado pela OAB possuem mais veracidade e credibilidade técnica.I agora . a Marcela ta ferrada
vai ter que aguentar o Velhinho encher o saco o Tempo todo kkkk

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 21 de maio de 2017, 01:11h - 01:11

Depois de Getúlio Vargas, À melhor época foi à Ditadura : como o Brasil cresceu, Em volta redonda foi feito à ponte alta, duas pontes ligando aterrado à Niterói , estágio 3 da companhia siderúrgica nacional como aciariia nova , alto forno 3, bateria 4, tiras à quente 2 etc: Já à nível nacional . Ponte do rio à Niterói , usina Angra 1 ,2, à usina 3 está parado , À hidrelétrica binacional Itaipu , ferrovia do aço , À transamazônica atualmente parada . O que fizeram essa democracia falida acabaram com
Os empregos dos brasileiros, devido às privatizações : Embratel C.S.N , RFFSA , Eletrobras ,, siderbras , criaram uma febre de pedágio no Brasil , sucatearam as ferrovia , tiraram o direito do povo de ir e vim . Hoje funciona assim para ir à S Paulo pagá .se pedágio, na época dos militares nós eram felizes e não sabia ……

anônimo 22 de maio de 2017, 07:36h - 07:36

Regime Militar já.

SILVIO SANTOS PRESIDENTE 20 de maio de 2017, 21:24h - 21:24

UM VERDADEIRO ” MAR DE LAMA”, UMA PODRIDÃO, ESSA CORJA DE POLÍTICOS VAGABUNDOS QUE TEMOS AQUI NO BRASIL.

Paulo Roberto 20 de maio de 2017, 19:52h - 19:52

Tem quem quer o golpe militar. Já combinaram com os comandantes das Forças Armadas? Será que eles querem tomar conta? Eles sabem que o Regime Militar de 64 falhou também na condução da economia nos anos após o “Milagre Brasileiro” do Governo Médici (a conta dessa festa chegou depois) e por isso os generais, almirantes e brigadeiros de agora não querem assumir o poder. Isso além do desgaste junto à comunidade internacional.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 20 de maio de 2017, 17:44h - 17:44

Temer pergunta ? Já deu o alpiste para o passarinho = Eduardo cunha ?sim! Mestre. Já está indo 5000.000.00 reais por semana.Tem que haver um golpe militar no Brasil . Com esse ato. Vamos tirar o Brasil da mãos dos corruptos .

Al fatah bundafh 20 de maio de 2017, 16:15h - 16:15

Esse lesa pátria, corrupto e chefe de quadrilha, já devia ter renunciado ao mandato. Quanto mais tempo esse larápio fica no foder mais aprofunda a crise econômica. #foratemer.

sgt Nilton Gomes 21 de maio de 2017, 05:21h - 05:21

CAMAROTTI: Temer fecha com aliados estratégia para ganhar tempo

Charle August Macunaíma, o coxinha inteligente 20 de maio de 2017, 16:10h - 16:10

E isso ai presidente pra frente e que se anda, so esses mortadelas acredita nessas gravacoes falsas contra o senhor e o aecio vamos aprovar as reformas pra ajudar os trabalhadores, gerar empregos o pt quebrou o Brasil

Ana 22 de maio de 2017, 18:07h - 18:07

Que o PT quebrou o Brasil é verdade, agora o Temer é um baita bandido… como Aécio, Lula e Dilma.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996