Temporal alaga ruas e deixa famílias desalojadas em Volta Redonda

by Diário do Vale
16237545_652745951580187_973704201_n

Bairro Santa Rita do Zarur, Rua Campos do Jordão, ficou completamente tomada pela água da chuva
(Foto: Enviada pelo Facebook por Damila Souza)

Sul Fluminense – O forte temporal que atingiu a região no início da noite de domingo (22) alagou ruas e causou transtornos a moradores. Em Volta Redonda, 12 ocorrências foram registradas, sendo seis quedas de muros, três inundações, um deslizamento de terra e duas famílias ficaram desalojadas e tiveram que se abrigar na casa de parentes. Os locais mais atingidos foram os bairros Três Poços, São Luiz, Santa Rita do Zarur, Santa Cruz II, Volta Grande IV, Belo Horizonte, Niterói, Nova Primavera, Água Limpa e Vila Brasília. Já em Angra dos Reis, a Defesa Civil lançou um alerta preventivo para as próximas horas, já que há previsão de chuvas intensas.

O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, coronel Márcio Cláudio Caetano Siqueira, informou que o órgão está em alerta e monitorando as áreas de risco. O temporal também rompeu uma tubulação de água na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira Rio.

Na manhã desta segunda-feira (23), o dia foi de limpeza das ruas e de contabilizar os prejuízos. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estiveram no bairro Santa Rita do Zarur.

Bairro Santa Rita do Zarur/ Fotos: Enviadas pelo WhatsApp

Famílias perdem móveis e alimentos

Família tiveram perdas durante a chuva. A moradora Rafaela Cristina dos Santos é umas delas. Ela e a família perderam móveis e alimentos. A casa onde ela mora, no bairro Santa Rita do Zarur, foi inundada pela água da chuva. No terreno do imóvel, ainda há mais uma casa, onde a mãe dela mora e também foi invadida pela água.

Os móveis que não foram perdidos acabaram bastante danificados e forma retirados na manhã desta segunda-feira. Apenas roupas e calçados conseguirão ser reaproveitados, segundo a própria moradora. Parentes e amigos estão ajudando na limpeza dos objetos.

Durante a conversa com a reportagem do DIÁRIO DO VALE, Rafaela pediu ajuda para conseguir fraldas descartáveis, já que tem dois filhos, um de três anos e outro de 11 meses. Quem puder ajudar fazendo uma doação pode ligar no número: (24) 99867-6983.

– Perdemos tudo, todos os móveis e  alimentos. As fraldas das minhas crianças foram todas danificadas por causa da água. Precisamos de ajuda, pois não temos mais nada, as roupas e calçados estamos lavando para poder usar mas o restante não tivemos tempo para salvar – disse.

Rafaela contou que a chuva do domingo se intensificou por volta das 19h, e o córrego que passa atrás da casa dela transbordou e acabou destruindo um muro. A rua na frente do imóvel ficou completamente alagada.

– Choveu muito forte na parte da noite, não deu tempo de salvar os objetos, pois aqui atrás tem um córrego que transbordou e destruiu o muro e a rua ficou completamente alagada. Ficamos ilhados no quintal, sem ter como sair, tive que me refugiar na casa da minha mãe que é um pouco mais alta do que a minha, o terreno aqui parecia um rio de tanta água – comentou.

Ponte interditada

Por conta do aumento do nível do Rio Paraíba do Sul, a Ponte Pequetito Amorim, que liga os bairros Niterói e Aterrado, foi interditada para a passagem de veículos e pedestres na noite de domingo.

Defesas Civis entram em alerta

As Defesas Civis de Barra do Piraí e Angra dos Reis estão em estado de alerta. Neste domingo, o órgão de Barra do Piraí informou que por conta das chuvas ocorridas na “cabeceira” do Rio Paraíba do Sul, nos últimos dias, houve um aumento significativo na vazão das águas. Já em Angra dos Reis, os moradores de áreas de risco receberam uma mensagem via celular com um alerta na noite de domingo para as próximas 72 horas. Pluviômetros instalados nesses bairros captaram índices elevados, por isso a necessidade de alerta. Existe a previsão de chuvas intensas nas noites e madrugadas na cidade.

Nas demais comunidades em regiões planas, a Defesa Civil vêm monitorando possíveis alagamentos com réguas que apontam a elevação do nível dos rios. A orientação é a de que os moradores nas localidades com encostas fiquem atentos. Em qualquer situação de anormalidade devido às chuvas fortes, o morador poderá entrar em contato com o centro de monitoramento da Defesa Civil pelos telefones 199 e (24) 3365-4588.

Família perdeu todos os móveis
Parentes e amigos ajudaram na retirada dos objetos que foram danificados pela água da chuva
Objetos foram retirados na manhã desta segunda (23)
Família precisa de doação de móveis e alimentos (Fotos: Franciele Bueno)

 

You may also like

17 comments

Thiago 26 de janeiro de 2017, 13:15h - 13:15

Cadê a água Samuca..
Manda caminhão pipa para rua natal…Santo Agostinho pelo jeito não é hoje que vai cair água…
.

Volta helldonda.. 24 de janeiro de 2017, 10:12h - 10:12

É mas tokio Amsterdã nova York e o escambau o Al fatah retardado,são cidades muito mas muito além dese novidades do que volta helldonda..para de ser bairrista,que mais uma chuva dessas quem vai beber água de vaso sanitário e você… Se o povo tive educação de não jogar lixo que entopem bueiros nas ruas já está ótimo e isso o povo dessas cidades tem..
Moro aqui em volta redonda e qualquer chuvisco alaga tudo… dentro do canal da 207 esses suas tinha um sofá..ae é osso..

Max 24 de janeiro de 2017, 19:27h - 19:27

Volta Redonda passou 20 anos somente com maquiagem.. o Saae era uma piada, o urbanismo era voltado para neon e olhe lá… muitos coelhos.. mtos papais noeis.. mta besteira.. e a infra estrutura mesmo nada…

Al Fatah 24 de janeiro de 2017, 19:34h - 19:34

Mora em VR nada, mentiroso! Um legítimo volta-redondense não ataca acintosamente sua própria cidade… Tu moras é num chiqueiro em alguma gleba por aí e fica querendo pagar de bom, até porque se estudasse em escola pública de VR não escreveria tão mão assim… Analfabeto funcional!

Al Fatah 24 de janeiro de 2017, 19:39h - 19:39

Repito: VR é a cidade da região que menos tem sofrido estragos com chuvas nos últimos anos, apesar de ser a maior de todas elas e a que tem mais moradores em morros em números totais. Neto, junto com o Furban, fez sim um excelente trabalho ao longo de seus mandatos. Infraestrutura muitíssimo acima da média das cidades brasileiras de um modo geral, e quem fala o contrário é porque só deve conhecer a Europa, o Japão e os EUA…

VAI VENDO 25 de janeiro de 2017, 12:18h - 12:18

Verdade que quem fala mal do Neto conhece muito bem outros países desenvolvidos. enquanto os puxa-sacos só ficam olhando “outras” cidades piores.

É como um corredor em maratona. Só fica olhando os de trás ao contrário de deslumbrar o primeiro lugar.

Cuidado com o torcicolo, tá?!

WOTT 24 de janeiro de 2017, 09:11h - 09:11

isso e só o começo !!!!! vem mais ai !!!!!!!!!!!!!

Macunaíma 23 de janeiro de 2017, 22:54h - 22:54

TRAGÉDIA: Enchente não atinge Barra Mansa!

VAI VENDO 23 de janeiro de 2017, 18:40h - 18:40

Daqui uns dias serão os TEIMOSOS moradores da margem do Rio Paraíba do Sul na Vila Americana e os TEIMOSOS moradores na margem esquerda do rio ao lado da Ilha São João – cartão postal negativo de Volta Redonda.

Aliás, a MCMV tem o objetivo de receber justamente esses TEIMOSOS moradores em situação de risco. Por que eles ainda não foram removidos já que foram construidos milhares de apartamentos em VR?

VAI VENDO 23 de janeiro de 2017, 18:33h - 18:33

Só lembrando locais onde não devia haver moradores e muito menos residências:

– Encosta de morros (nunca)
– Margens de córregos e rios (nunca)
– vale (ponto mais baixo de terrenos)
– …

Sabemos que os prefeitos não se importam, pois o interesse é o IPTU, mas o que a prefeitura gasta muito mais socorrendo os moradores.

Realidade 23 de janeiro de 2017, 23:46h - 23:46

Agora Tudo é culpa do prefeito, choveu (a culpa é do prefeito), fez sol (a culpa é do prefeito), deu arco íris (a culpa é do prefeito).
Famílias mal estruturadas que vão criando outras famílias menos estruturadas ainda, invadem locais impróprios para moradia e quando chove ( igual choveu) espera o que? Vai cair mesmo ué
Não estou defendendo político ( que fique claro). Mas vamos pensar também né povo, ir morar em local de risco e ficar só arrumando filho não dá. Aí recomeça o ciclo tudo de novo…

Ind. 23 de janeiro de 2017, 16:23h - 16:23

Isso não é verdade, Volta Redonda é a melhor cidade da região e está preparada para qualquer coisa……segundo um comentarista aqui do Diário do Vale um tal all sei lá…agora tudo de ruim só acontece nas outras cidades…….
Reportagem tendenciosa!!!!

Al Fatah 23 de janeiro de 2017, 20:09h - 20:09

Tóquio, Paris, Amsterdã, Nova York, São Paulo, Barra Mansa, Paraíba do Sul, Angra… Todas estão sujeitas às enchentes, afinal é a força da natureza, imprevisível e indomável. A diferença está no tamanho do estrago e na rapidez da recuperação… Essa chuva de ontem em VR, fosse noutras cidades da região, teria provocado prejuízo muitíssimo maior e com muito maior demora no atendimento e na solução dos problemas…

Minhoca 23 de janeiro de 2017, 13:57h - 13:57

Apesar das inundações terem uma componente regional existe também a causa local que é a falta de florestas para minimizar o escoamento superficial. A cidade é repleta de morros apenas com pasto que poderiam virar floresta. Os estudantes deveriam aprender a semear e cuidar de árvores no viveiro municipal e participarem de plantio. Cada escola ser responsável por uma área com o apoio da PMVR e orgão ambiental.

Leão do Sul 23 de janeiro de 2017, 16:24h - 16:24

Sensacional!

VAI VENDO 23 de janeiro de 2017, 18:27h - 18:27

Isso mesmo!

E ainda temos a ajuda de um importante aliado que são as minhocas. Elas fazem canal pelo interior da terra, o que facilita a absorção da água de chuva. Mas para ter esses animaizinhos é necessário a floresta.

Tendo a floresta não há enchentes.

JOSIAS OTÁVIO LADEIRA 23 de janeiro de 2017, 13:06h - 13:06

Acabei de ver nosite da Represado Funil., que tiveram que aumentar a vazão devido a água ter atingido o limite de segurança de 81%. No clima tempo prevê chuvas no vale do paraíba paulista e toda nossa região. O que significa dizer que talvez a Represa tenha que aumentar ainda mais a vazão. Os órgãos da defesa civil da região já foram alertados. Penso que caberia uma matéria a respeito.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996