segunda-feira, 29 de maio de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Trump diz que vai incentivar acordo de paz entre palestinos e israelenses

Trump diz que vai incentivar acordo de paz entre palestinos e israelenses

Matéria publicada em 15 de fevereiro de 2017, 20:41 horas

 


Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump recebeu nesta quarta-feira (15) o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na Casa Branca, em Washington. Após a reunião, os dois líderes concederam uma entrevista coletiva em que Trump disse que os EUA vão incentivar um “grande acordo de paz” entre israelenses e palestinos. As informações são da Agência France-Presse (AFP).

Segundo Trump, caberá aos dois lados negociar diretamente e assumir compromissos caso cheguem a um acordo. Questionado sobre se apoiará uma solução de dois estados, Trump se esquivou dizendo que ficará feliz com a opção que israelenses e palestinos escolherão.

– Os Estados Unidos vão incentivar a paz e um grande acordo de paz – afirmou. “Nós vamos trabalhar muito, muito diligentemente, nisso, mas são as próprias partes que devem negociar diretamente tal acordo”, acrescentou Trump.

Trump opinou dizendo que os palestinos devem “despir-se do ódio” para conseguir a paz, mas também pediu “contenção” a Israel na construção de assentamentos em territórios palestinos.

Na terça-feira (14) à noite, a Casa Branca indicou que Washington não insistiria na solução de dois Estados na região, princípio de referência da comunidade internacional. Em resposta, Benjamin Netanyahu, considerou que a nova presidência americana ofereceria “uma ocasião sem precedentes” para avançar numa solução para o conflito.

Untitled Document