UPA do Centro será reaberta neste sábado, em Barra Mansa

by Diário do Vale
Saúde: UPA Centro tem o mínimo de 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia (Paulo Dimas/Ascom PMBM)

Saúde: UPA Centro tem o mínimo de 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia (Paulo Dimas/Ascom PMBM)

Barra Mansa – O prefeito Rodrigo Drable (PMDB) reabre neste sábado (25), às 10h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Centro, localizada ao lado da prefeitura. Com capacidade para realizar 13,5 mil atendimentos por mês, a expectativa é que com a reabertura da UPA, haja um alívio na carga de atendimento na Santa Casa, que está superlotada e registrou desde o fechamento da UPA, em agosto do ano passado, um aumento de 100% no número de atendimento no seu Pronto-Socorro.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, ressaltou que a UPA é a porta de entrada do sistema de saúde do município.

– É através da Unidade de Pronto Atendimento que vamos realizar procedimentos de saúde dos mais simples aos mais complexos, ofertando à população mais de 350 atendimentos e procedimentos por dia – explicou Sérgio Gomes. A gestão da UPA ficará sob a responsabilidade da Santa Casa.

A UPA do Centro é classificada como Porte III. Na prática, significa que a unidade tem o mínimo de 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia.

Dotada de cinco consultórios, salas de odontologia, nebulização, medicação, sutura, gesso e raio-X, a unidade pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas no Pronto-Socorro da Santa Casa.

A UPA realiza o serviço de triagem a fim de verificar a classificação de risco do paciente. Conforme o resultado, ele é encaminhado para a sala vermelha, para pacientes com risco de morte, ou as salas azul ou verde, para atendimento de casos mais simples. Na unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A Unidade de Pronto Atendimento integra a Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

Para a reabertura da UPA foram necessários somar esforços, conforme frisou o secretário de Saúde.

– Conseguimos junto ao Ministério da Saúde a manutenção de uma verba de R$ 1,3 milhão/mês para o funcionamento da UPA. Paralelo a esta ação, reestruturamos o atendimento nas 39 USFs (Unidade Saúde da Família) e nas sete UBS (Unidades Básicas de Saúde) existentes no município. Dessa maneira, a rede de saúde de Barra Mansa volta a funcionar 24 horas por dia – ressaltou Sérgio Gomes.

Serviço de Atendimento Domiciliar é retomado

Complementando a rede de atendimento de urgência/emergência, a Secretaria de Saúde retomou o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por dois clínicos, dois pediatras, uma assistente social, quatro fisioterapeutas, duas enfermeiras, uma fonoaudióloga, uma nutricionista e oito técnicos de enfermagem.

O SAD é uma assistência oferecida na residência do paciente, proporcionando a garantia de continuidade dos cuidados à saúde. É um serviço complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na rede pública de saúde.

You may also like

7 comments

MICHELLE TUANNA 25 de março de 2017, 00:52h - 00:52

PARABÉNS PREFEITO PELA ATITUDE O POVO DE BARRA MANSA NÃO AGUENTAVA MAIS…

rodrigo pimpão 24 de março de 2017, 15:10h - 15:10

TENHO VINDO AQUI PARA ME MANIFESTAR SEMPRE MINHA INDIGNAÇÃO QUANDO OS POLÍTICOS ERRAM. MAS, HOJE VENHO AQUI BATER PALMAS PARA ESTE PREFEITO, POR SUA DEDICAÇÃO E LUTA PARA REABERTURA DA UPA. SÓ QUEM DEPENDE, SABE O QUANTO FOI DIFÍCIL REMENDAR AS BURRICES DE OUTRAS GESTÕES.ENTÃO ESTOU AQUI PARA PARABENIZAR POR ESTA REALIZAÇÃO QUE BENEFICIA O POVO CARENTE, QUE DEPENDE MUITO DA SANTA CASA, E QUE POR SUA VEZ, NÃO VEM DANDO CONTA DA SUPERLOTAÇÃO. PARABÉNS PREFEITO………GESTOS ASSIM…….VÃO TE LEVAR A LUGARES ALTOS…………SE VIEREM CRÍTICAS, PODE TER CERTEZA, É PURA INVEJA DOS MALDOSOS……..QUE FICAM NA PLATÉIA TORCENDO CONTRA TUDO.

Rogerio 24 de março de 2017, 13:17h - 13:17

Prefeito , agora estamos esperando a UPA da Região Leste.

Adauto Machado Correia 24 de março de 2017, 10:33h - 10:33

Não se trata de excelente gestão do novo prefeito, que em homenagem à verdade até hoje nada fez ou não pode fazer. Na campanha, como todo candidato, prometeu logo que assumisse o cargo reabrir a UPA. Não pode cumprir. Então fez dramático apelo à Santa Casa para, por sua conta e arcando com todos os ônus, providenciasse os meios necessários à reabertura da UPA, por um período de 3 meses, apenas!!! Estes sucintos esclarecimentos são a verdade dos fatos para conhecimento da sofrida população de Barra Mansa.

Junior 24 de março de 2017, 09:14h - 09:14

Nota 10 pro RD.
…..

Tiago VU 24 de março de 2017, 08:21h - 08:21

Mais uma da excelente gestão do Prefeito?

Não era nem para ter fechado se este, que agora governa Barra Mansa, realmente cumprisse a função destinada ao Vereador!

O povo esqueceu rápido do vereador Rodrigo Dable, político novo, mas cheio das “manhas” da velha política!

Quero apostar… Ainda vai aparecer gente agradecendo o político aqui…

Justos 24 de março de 2017, 08:59h - 08:59

Obrigada prefeito.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996