terça-feira, 23 de janeiro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Usuários de crack intimidam moradores de Barra Mansa

Usuários de crack intimidam moradores de Barra Mansa

Matéria publicada em 16 de dezembro de 2017, 13:05 horas

 


Dependentes usam a droga em plena luz do dia em diversos bairros e na Ponte dos Arcos; assessoria do 28° diz que casos estão sendo apurados

Barra Mansa – Um problema que há anos incomoda os moradores do bairro Boa Sorte: a presença diária de usuários de crack pelas ruas do bairro agora se agravou por conta da aglomeração de um grupo em um terreno baldio localizado na Rua Jair de Almeida, ao lado da Igreja Universal. Conforme relatam moradores, que denunciaram as condições do local, através das redes sociais, o terreno é usado por usuários de outras drogas, mas principalmente pelos dependentes do crack. Eles afirmam que estão se sentido intimidados e amedrontados com a presença dos usuários.

O problema dos usuários de crack atinge também outras áreas: os bairros Ano Bom, Boa Sorte, Piteiras, São Luís e Nova Esperança. No Ano Bom os usuários ficam nas imediações da Ponte dos Arcos e usam a droga sem qualquer constrangimento.

Uma moradora da Boa Sorte, que preferiu não se identificar, por razões de segurança, disse que até pouco tempo muitas dessas pessoas ficavam vagando pelas ruas do bairro, até que encontrarem no terreno uma forma de não serem incomodadas enquanto fazem uso da droga.

– Se o terreno não estivesse aberto, eles não ficaram aglomerados aqui, mas agora eles acharam um lugar para se esconder e a situação saiu do controle. Sabemos que o problema do crack está em todo lugar, mas na Boa Sorte está incontrolável. Vivemos uma situação terrível em que o dia inteiro passam por nós usuários de um lado para o outro – disse a moradora.

Além da questão da segurança, segundo ela, o fato de os usuários acumularem lixo e entulhos no terreno também trouxe outro problema aos moradores: a infestação de animais peçonhentos como ratos e baratas. Na foto publicada junto a denúncia, é possível ver que local, sob uma espécie de galpão, tem um sofá velho e uma grande quantidade de entulho.

“Se não bastasse o medo de que essas pessoas nos façam algum mal, o estado em que elas deixaram o terreno está contribuindo com a presença de muitos ratos, que acabam entrando nas nossas casas”, contou a moradora, ao ressaltar que, mesmo após a denúncia, o proprietário do terreno não tomou providência com relação ao local.

Outra moradora, que também não quis se identificar, contou que muitos dos usuários antes vagavam dia e noite pela Rua Leonísio Sócrates Batista, onde tem muitas construções abandonadas e que serviam de esconderijo para fazerem uso de drogas. Segundo ela, muitos eram conhecidos na comunidade e isso contribuía para que as pessoas não tivessem tanto receio. Agora, com o terreno, ela conta que é constante a presença de pessoas de outros locais, o que deixa os moradores preocupados.

– Muitos desses viciados são daqui do bairro e, por nos conhecerem, nunca no fizeram mal. Mas agora, por causa do terreno, estão vindo pessoas estranhas, de outros locais, e não sabemos o que elas são capazes de fazer com a gente, ou até mesmo com uma de nossas crianças. Agora eles ficam em grupos de mais de dez pessoas fazendo uso da droga e muitas das vezes acabam até brigando – comentou a moradora.

Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a prefeitura informou que a Fiscalização de Obras enviará um fiscal ao local para levantar e apurar os fatos. Caso não ocorra o fechamento do terreno, o proprietário será intimado a construir imediatamente o muro para evitar as invasões. Questionada sobre que tipo de assistência é oferecido aos dependentes químicos do município, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou que se coloca à disposição para atender os usuários dentro da demanda da Assistência Social como inscrição no CadÚnico e outros benefícios de acordo com a necessidade.

A assessoria do 28° Batalhão da Polícia Militar disse, na semana passada, antes da troca do comando na unidade policial, que o caso está sendo apurado e que e que as medidas necessárias estão sendo tomadas.

Pelas ruas: Usuários se concentram também na Ponte dos Arcos, que liga o Centro de Barra Mansa ao bairro Ano Bom (Foto: Felipe de Souza)

Pelas ruas: Usuários se concentram também na Ponte dos Arcos, que liga o Centro de Barra Mansa ao bairro Ano Bom (Foto: Felipe de Souza)

 

Os efeitos devastadores da droga

De acordo com dados da Fundação para um Mundo sem Drogas, o  crack causa um “barato” intenso de curta duração que é imediatamente seguido pelo oposto — uma depressão, paranoia e uma fissura por mais droga. As pessoas que a usam não comem nem dormem adequadamente. Elas podem experimentar taquicardia, espasmos musculares e convulsões. A droga pode fazer as pessoas sentirem-se paranoicas1, zangadas, hostis e ansiosas — mesmo quando não estão sob o efeito do barato.

Independentemente da quantidade ou da frequência que a droga é usada, o crack aumenta a probabilidade de o usuário vir a experimentar um ataque cardíaco, derrame cerebral, ataque epiléptico ou insuficiência respiratória, qualquer uma destas coisas pode resultar em morte súbita.

Fumar crack apresenta uma série de riscos à saúde. O crack é muitas vezes misturado com outras substâncias que criam gases quando é queimado. Como a fumaça do crack não permanece forte por muito tempo, os canudos de crack são geralmente muito pequenos. Isto frequentemente causa rachaduras e bolhas nos lábios, causadas porque os usuários pressionam os lábios num canudo muito quente.

Quais são os efeitos do crack a longo prazo?

Além dos riscos comuns associados ao uso da cocaína, os usuários de crack podem sofrer de problemas respiratórios severos, incluindo tosse, dificuldades na respiração, danos e sangramento pulmonares.

Os efeitos do uso do crack a longo prazo incluem danos graves ao coração, fígado e rins. Os usuários ficam mais propensos a ter doenças infecciosas.

O uso diário contínuo causa insônia e perda de apetite, o que faz a pessoa ficar malnutrida. Fumar crack também pode causar um comportamento agressivo e paranoico.

Como o crack interfere com a forma como o cérebro processa os elementos químicos no corpo, uma pessoa precisa de mais e mais da droga para se sentir apenas “normal”. Os dependentes de crack (como ocorre com dependentes de outras drogas) perdem o interesse em outras áreas da vida.

usuario crack - divulgacao

Os perigos: Fumar crack apresenta uma série de riscos à saúde, segundo especialistas (Foto: Divulgação)

49 comentários

  1. الفتح - الوغد

    Barra Mansa é lugar para derrotados, perdedores e conformados reclamões…

  2. Enquanto isso, o Prefeito das Obras Inúteis de BM fica postando suas peripécias nas redes sociais e ferrando o trânsito construindo calçadas.

    Cadê a Guarda Municipal? Ah, já sei, está mexendo no ZapZap durante o serviço.

    E nem venham falar que isso não é atribuição dos Genéricos porque eles adoram agir como policiais e dar dura nas pessoas, sem falar que andam armados.

  3. Coloca tudo dentro de um ônibus e descarrega em volta redonda, os moradores de lá já estão acostumados com esse cenário.

  4. Meu pai tem 61 anos, ostomizado e tem câncer. foi atacado com uma cabeçada no peito, por um usuário de crack, na lateral do restaurante popular, onde tem vários pontos de táxi, um absurdo. Infelizmente, os vereadores e o prefeito, so se preucuparam em aumentseu salários.

  5. Estão fazendo nada. A Promoção Social diz que o tal Centro Pop é responsável . A coordenadora de lá manda você ligar para SAMU e guarda. Um descaso. E ninguém está vendo nada.Kombi não passa recolhendo ninguém. Não existe mais . aquele trabalho de vir conversar e tirar da rua. Péssima administração!A desculpa é a falta de verba. Esta só existe para aumentar a deles.

  6. Malaquias Albuquerque

    Assistência Social nada faz, só da emprego pra Dona Rutinha, protegida do Deputado Julio Lopes, ex secretario de transportes do governo Cabral. Sabe ficar muito na Ponte do Ano Bom pedindo votos na época de eleição. Isso e muitos outros que estão na câmara fazem com muita maestria. Estrumes é o que eles são.
    Quanto ao prefeitinho, sabe ficar de vez em quando no camisa 10 tomando uma cerveja com a turminha de cheira peido da baik.

  7. Conversa fiada, pra boi dormir que a polícia está apurando isso, não estão nem aí, esta é a verdade. Muitos anos atrás uma moradora próxima desse antro da ponte do ano bom que possuía na época por volta de 60 anos teve a bolsa arrancada e ainda levou um soco no peito sem nem ao menos esboçar qualquer tipo de reação, isso ocorreu na R. Prom. Franc. Chagas Bruno próximo a sua residência, diga-se de passagem a polícia recuperou a bolsa mas os dois mil reais que estavam dentro nunca mais foram vistos. Estes casos vem ocorrendo faz anos , a polícia está careca de saber que os crackeiros estão roubando geral no mesmo lugar não é de hj….BARRA MANSA está jogada no lixo e faz tempo, a direita acabou com esta cidade.

  8. O que vcs acharam da vingança da clara em ( o outro lado do paraíso) se bem com a cotação do dólar assim, mas por outro lado o planeta agradeceria , já em pontos estratégicos na vida, para finalizar o que que eu tava dizendo… ah deixa pra lá.

  9. Não vamos esquecer dos mendigos!!! Um monte de velho cachaceiros, no ano bom e também no centro.

  10. O mais estranho é que a polícia passa.
    Ver os crackeiros comprando na rua 5 e não fazem nada.
    Ou na rua do campo do boa sorte e na 19.
    Para com essa palhaçada que a polícia sabe quem é quem nesse meio.
    Não faz nada pq não quer.
    E isso é bem feito pra população da boa sorte que gosta de votar em filho de traficante….
    Graças a Deus não ganhou….mais foi por pouco.

  11. VISITANDO O PARQUE DE SAUDADE DEPAREI COM UM SITUAÇÃO HORRIVEL JOVENS DEPEDENTES DE DROGAS E TRAFICANTES NA LUZ DO DIA ELES FAZEM DAS MARGENS DA LINHA FERREA E O PARQUE DE REFUGIO PARA USO DE DROGAS AO LADO COM A PRESENÇA DA GUARDA FLORESTAL.

  12. é rapaz ta difícil em morar em barra mansa

  13. PEGA TODA ESSA GALERA ZUMBI QUE MAIS PARECE O Walking Dead COLOCA TUDO DENTRO DE UM BUZAO E LEVA PRA BRASILIA, DESCARREGA LÁ. ISSO É PROBLEMA DO GOVERNO RESOLVER .FALA PRA GALERA QUE ELES VÃO PASSEAR EM UM LUGAR QUE O CRACK NASCE NA ÁRVORE E QUE É LÁ EM BRASILIA.

  14. Passagem a 4 reais, vereadores aumentando seus salários, o que esperar desta corja de politicos de Barra Mansa.Com um prefeito incompetente .Fora todos.

  15. Craque mesmo é o Cristiano Ronaldo vcs viram o que ele fez com o grêmio, um golaço digno de crack. Que pena que acabou o campeonato brasileiro.

  16. A COISA QUE O POVO BRASILEIRO MAIS AMA: VOTAR COM O ESTÔMAGO NAS ELEIÇÕES E DEPOIS PASSAR 4 ANOS RECLAMANDO DOS POLITICOS, E OMITINDO QUE SE FOSSE UM…….SERIAM TÃO CORRUPTOS QUANTO AQUELES………assim o meu desejo é que os politicos cada vez mais, SE LOCUPLETEM COM O DINHEIRO PUBLICO E METAM O FERRO NO POVO!

  17. Enquanto estes politicos corruptos estiverem na camara de barra mansa não iremos a lugar nenhum, mas o culpado disso tudo e o próprio povo que aceita cesta basica, titulo do ilha clube, e 50 reais para votar não vamos a lugar nenhum e o resultado disso tudo esta ai Aumento da passagem etc…

  18. E o Prefeito fazendo convênio para Blitz…

    O meu filho abençoado de DEUS, Rodrigo Drable… Blitz pra que???
    Vc quer arrecadar pra poder manter a cidade???

    Rapaz, coloca esses Policiais nas ruas, pega teu efetivo da GM e coloca fazendo ostensiva nos bairros… Abordando suspeitos.
    Prefeito Rodrigo, vc está sendo o pior prefeito de Barra Mansa.

    Agora, eles juntaram-se.. e a Blitz é sempre no mesmo ponto da cidade.
    É uma vergonha!!!

  19. Boiolandia já é a maior cracolandia do Sul Fluminense.

  20. E o secretario de agricultura, empregou a mulher que ao invés de trabalhar fica em casa, empregou o filho , ADILSON o DEUzao, RODRIGO o fracasso

  21. tive no centro essa semana duas vezes…tem bastante mesmo..

  22. PASSAGEM DE ÔNIBUS 4 REAIS, AUMENTO PARA O PREFEITO, VEREADORES, SECRETÁRIOS E TODOS OS CARGOS COMISSIONADOS QUE VEM EMBAIXO. ISSO TUDO EM MENOS DE 1 ANO DESSA GESTÃO GANANCIOSA E ORGULHOSA DESSE PREFEITO. FICO IMAGINANDO DAQUI A QUATRO ANOS. ESSA CÂMARA MUNICIPAL CORRUPTA QUE PAGA PARA CHEFE DE GABINETE UM SALÁRIO DE 11 MIL REAIS…..É REVOLTANTE TUDO ISSO. O PREFEITO E SEUS VEREADORES QUE COMEM EM SUA MÃO, ESTÃO MORRENDO DE RIR DA POPULAÇÃO DE BARRA MANSA.

  23. Enquanto houver leis que protejam o usuário, a tendência é só piorar.
    Se a substância é proibida, não deveria haver quantidade máxima. Todo portador é traficante.
    Só assim para intimidar o uso em público.

  24. Morador de Barra Mansa

    É só jogar essa raça no rio Paraíba… pronto.

  25. ratos e baratas, animais peçonhentos?

  26. Quero de volta minha cidade

    Até agora esta fazendo uma boa gestão em barra mansa,revitalizando praças e reabrindo a UPA que estava fechada. Falta limpar a câmara e varrer de vez os sanguessugas que ainda resta

  27. Barra Mansa clama por gestão e competência política. Não é possível tratar um cidade com tamanho desprezo. Perdemos a chance única na história de eleger Cláudio Manes. Elegemos o lastro de Eduardo Cunha: Rodrigo Drable. O que vemos é caos em todas as ordens, esferas. Há várias preocupações: aumento da passagem de ônibus, dos próprios salários. Saúde? Não temos hospital público. Educação: Não temos universidade pública. Empregos: Não temos empresas. Segurança pública? Não temos batalhão da PM. E, ainda sem iluminação pública. A cidade está nas trevas.

  28. Morador de Barra mansa

    Tem que exterminar essas pragas já que se matam aos poucos e só dar uma ajudinha ta tá na hora de aparecer uns corpos boiando no Rio Paraíba já…
    Esse políticos só querem saber de aume to no salário.

  29. MÁ GESTÃO PUBLICA, QUANDO UM VEREADOR SE ACHA QUE PEDIR PRA TROCAR UMA LAMPADA E TER A CARA DE PAU DE AGRADECER AO PREFEITO, QUANDO UM CIDADÃO TEM QUE SE REBAIXAR PRA PEDIR APOIO A UM VEREADOR PELA TROCA DE LAMPADA, PELO AMOR DE DEUS ! HIPOCRISIA PURA, OU SEJA, HIPÓCRITAS, POLITICOS DIGNOS DE PENA, AGORA O POVO TEM QUE SE RELACIONAREM NAS MIDIAS PARA DESMASCARAR ESSES INFELIZES QUE SE ACHAM FELIZES EM AMENTAR SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS.

  30. Anos e anos de políticas populistas, assistencialistas, humanismo liberal mal interpretado e hipocrisia mostram agora seus resultados… sociedade onde todos têm direito a tudo, ninguém acaba tendo direito a nada.

  31. Esta é a triste realidade de nossas cidades, mas não adianta atacar a consequência, tem que atacar a causa, a exemplo do bairro Santa Inês na divisa de BM e VR, viciados fazem uma peregrinação diária em busca dos entorpecentes, muitos são de classe média, outros uniformizados vindo do trabalho, outros já estão na fase decadente dos efeitos das drogas e intimidam moradores em busca de dinheiro. O local a polícia conhece, só falta vontade para acabar, pois voltinhas na parte baixa, só provocam risos e ironias da turma de meliantes que assolam o bairro é condenam os moradores ao ridículo de não poder sair de casa com segurança. Vamos aguardar o novo Comando da PM na região, pelo menos em Três Rios fez um belo trabalho de combate ao crime.

  32. Pergunta aos veteadores e ao prefeito e ao seus secretarios se eles estão preocupados com essa situação vivida pela população de bm. Eles estão preocupados se o salario deles em janeiro de 2018 já vai estar com aumento ou não. Onde esta a secretaria de assistência social? Os politicos de bm são uma piada de mal gosto. Fora todos eles.

    • Sim ja vai estar com aumento.nao essa secretaria não existe em B.M.Se contente com esse governo fraco incompetente que o prefeito se cercou.

Untitled Document