Viagem do papa ao México “não será interferência na vida política”, diz Vaticano

by Diário do Vale
papa-francisco

Visita papal vai ocorrer entre 12 e 17 de fevereiro e vai incluir a capital mexicana
(Foto: Arquivo ABr)

Vaticano – O papa Francisco visitará o México em fevereiro, numa viagem que não será “uma interferência na vida política”, mas para anunciar “a alegria do Evangelho”, disse o núncio apostólico, Christophe Pierre, em entrevista à imprensa. As informações são da Agência Brasil.

“O papa não vem com as soluções prontas, as soluções terão que ser feitas por nós”, destacou Christophe Pierre, acrescentando que, em acontecimentos como este, a Igreja convida os cidadãos a seguir valores como a luta contra a pobres ou contra a violência.

A visita papal vai ocorrer entre 12 e 17 de fevereiro e vai incluir a capital mexicana – Cidade do México –, Tuxla Gutiérrez e San Cristóbal de las Casas (no estado de Chiapas), Morelia (Michoacán), Ecatepec (estado do México) e Ciudad Juárez (Chihuahua), a última etapa de Francisco no país.

Para melhorar as condições de segurança, o acesso aos locais das celebrações e encontros vai ser feito através de bilhetes, que serão distribuídos gratuitamente pelas dioceses, informou o coordenador geral da visita e secretário-geral da Conferência do Episcopado Mexicano, Eugenio Lira.

Cada uma das dioceses vai especificar qual o procedimento para distribuir os bilhetes, que só será feito próximo da data da visita para evitar falsificações, afirmou Lira, explicando que as autoridades receberam mais de quatro mil pedidos de credenciamento de jornalistas para a visita do papa.

Desaparecidos 

Os espaços dos encontros serão limitados, mas serão realizadas duas missas para multidões em Ecatepec e Ciudad Juárez, segundo Lima, que também destacou um encontro com famílias em Tuxla Gutiérrez. Nessa ocasião, os familiares de desaparecidos terão oportunidade de participar no evento, do qual o papa “não excluirá ninguém”.

O coordenador da visita respondia a uma pergunta sobre se Francisco ia manter um encontro com os familiares dos 43 estudantes desaparecidos no sul do México, em 2014, mas reiterou que o papa não pretende “resolver os problemas do país”.

A missa em Ciudad Juárez será sobre “a migração e as vítimas de diversas formas de violência”, adiantou.

Na capital mexicana, Jorge Bergoglio vai tentar interagir com os fiéis no Zócalo – na área central da cidade – que estará dividido em seções para permitir a circulação do papamóvel. Também vai visitar a Basílica de Guadalupe.

O responsável pelas viagens internacionais do papa, Alberto Gasbarri, esteve recentemente no México para reuniões com as autoridades eclesiásticas e representantes dos governos dos estados pelos quais passará a comitiva papal.

 

You may also like

3 comments

Soninha 11 de janeiro de 2016, 15:54h - 15:54

Concordo juanbidu ele eh santo padre.

Maria 11 de janeiro de 2016, 16:30h - 16:30

To montando uma caravana. Vamos apoiar o papa dos pobres no México.

Juanbidu 11 de janeiro de 2016, 13:14h - 13:14

Esse Papa é um modelo de ser humano para nós nesses tempos difíceis.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996