Volta Redonda – “Obras para todo lado, cuidado em todo canto” com este lema o governo municipal de Volta Redonda vem reconstruindo a cidade. E nesta sexta-feira (15) celebra os 68 anos do município com a antecipação de parte do 13° salário dos servidores municipais e com o avanço das obras de mobilidade urbana, realizadas em parceria com o Governo do Estado. Novas calçadas e 18 quilômetros de ciclovias estão sendo construídas, as lâmpadas de LED ganham cada vez mais ruas, além das grandes obras de engenharia (dois viadutos e uma alça de descida, e uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul), que estão sendo erguidas, agilizando o deslocamento entre os setores Norte e Sul.
Ao todo, 11.617 funcionários receberam parte do 13º salário, com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões do Poder Público. “A retomada da antecipação do 13º salário só foi possível graças à uma política econômica de austeridade adotada pelo governo, aliada ao comprometimento, responsabilidade e respeito que o prefeito Neto tem com os nossos servidores”, afirmou o secretário de Fazenda, Vinícius Arbach.
Outros investimentos estão sendo feitos pelo governo municipal, tudo para melhorar o bem-estar da população e resgatar o orgulho de ser volta-redondense. Como é o caso do Plano de Mobilidade Urbana, que conta com aporte financeiro de R$ 140 milhões, e vai preparar Volta Redonda para o futuro.
Nesta semana, teve início a concretagem dos blocos que vão sustentar os pilares da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, na região do Aero Clube. Ao mesmo tempo, a empreiteira Santa Luzia, que venceu a licitação feita pelo Governo do Estado para tocar a obra, iniciou a cravação de novas estacas para que os trabalhos avancem em direção ao bairro Aterrado.
A ponte vai ligar as duas regiões da cidade, historicamente divididas pelo Rio Paraíba do Sul. A nova estrutura terá acessos pelo Aterrado (trecho próximo ao Fórum) e no bairro Aero Clube (próximo ao Kartódromo e à Radial Leste). A construção da ponte é parte de um projeto maior de Mobilidade Urbana, que vai ajudar a desafogar o trânsito da cidade, especialmente na área central do Aterrado. Ao mesmo tempo em que a ponte está sendo erguida, é iniciada a obra para construção de uma alça no Viaduto Heitor Leite Franco (em direção a quem desce do bairro Colina para o Aterrado). Essa alça vai desembocar na Rua do Canal, em um trecho perto da Capela Mortuária.
Desta forma, o motorista que vier da região da Colina e da São Geraldo, por exemplo, poderá descer o viaduto Heitor Leite Franco pela Rua do Canal, seguindo direto em direção ao Aero, ao Retiro ou para acessar a Radial Leste pela nova ponte. Isso tudo sem passar pelo meio do Aterrado (onde estão por exemplo a Câmara Municipal, a delegacia e grande parte do comércio do bairro). Da mesma maneira, serão iniciadas em breve as obras para construção de um novo viaduto na Avenida Nossa Senhora do Amparo, saindo de Niterói e levando o fluxo de veículos diretamente para as vias principais do Retiro.
Um outro viaduto também será construído, mas ligando o bairro Jardim Amália (próximo ao antigo Restaurante Casarão) até o Fórum do Aterrado. Ou seja, as obras têm suas utilidades de forma isolada, mas são todas complementares de um projeto maior. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.
“Nossa gratidão ao Estado, por ter olhado com tanto carinho por Volta Redonda. Nossa cidade está sendo reconstruída e isso só é possível graças a este apoio”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.