O Volta Redonda Futebol Clube, ou Esquadrão de Aço, como é chamado por sua apaixonada torcida, foi fundado em 9 de fevereiro de 1976. Porém, a sua história começa no ano anterior. Em 1975, Volta Redonda tinha dois times profissionais: o Flamengo de Volta Redonda, mais conhecido como Flamenguinho, e o Guarani Esporte Clube.
Entretanto, naquele ano, ocorreu a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, consequentemente, unindo também a federação dos dois estados, que passou a ter o nome de Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).
Com este cenário, o então presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda, Getúlio Albuquerque Guimarães, juntamente com o presidente do Flamenguinho, Guaranyr de Souza Horst, tiveram a ideia de criar um clube de futebol para representar a cidade no novo Campeonato Carioca.
Iniciou-se então uma grande discussão que durou dias. Até que, em 9 de fevereiro de 1976, nasceu o Volta Redonda Futebol Clube, que teve como primeiro presidente Ysnaldo dos Santos Gonçalves, irmão do então prefeito de Volta Redonda, Nelson Gonçalves, pai do ex-deputado estadual Nelson Gonçalves Filho.
O time estreou com vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, no Estadual daquele ano. Além do Campeonato Carioca de 1976, o Volta Redonda FC também disputou a Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano, competição que também jogou dois anos seguintes.
3 comments
46 ANOS FAZENDO VERGONHA.
Esqueci de postar o mais recente: a Taça Santos Dumont!!!
Parabéns ao Voltaço por suas mais de quatro décadas e meia e existência. Tenho certeza que Volta Redonda se orgulha muito de você. Muitas glórias já deste para a torcida.
Sobre os títulos, foi esquecido de mencionar que o clube tem também uma Taça Rio, foi três vezes campeão da série B do estadual (este ano está caminhando pra quatro) e que também o Voltaço é o rei da Copa Rio, com quatro títulos.
Comments are closed.