Volta Redonda – O Badminton – esporte semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e peteca – pela primeira vez faz parte dos Jogos Estudantis de Volta Redonda. Ainda pouco conhecido no país, o esporte também faz parte dos Jogos Olímpicos de 2016. A estreia no JEVRE aconteceu na sexta, dia 26, no Ginásio Poliesportivo do Santo Agostinho e contou com 72 competidores.
O número de participantes animou a organização, que espera, entretanto, mais alunos no próximo ano. É que para o coordenador pedagógico do JEVRE, professor Daniel Alves, o Badminton tem tudo para ser um esporte popular no Brasil.
– O Badminton é um esporte barato e é muito democrático. A característica física não interfere na prática do esporte, pode ser alto, baixo, magro, gordo. Todos podem jogar e bem. O esporte tem tudo para ser um sucesso – destacou.
Uma das pioneiras como professora de Badminton em Volta Redonda, Andrea Giovana Dias Rodrigues, começou a ensinar a modalidade na Escola Municipal Maria José em 2008, após fazer uma capacitação pela Secretaria Municipal de Educação.
– Fiz a capacitação e depois comecei a ensinar o Badminton na Escola Municipal Maria José durante as aulas de educação física. Mas logo percebi que ali tinham vários talentos. Então selecionamos os que destacavam e começamos a treinar alguns para serem competidores – explicou a professora, que hoje tem um projeto social que ensina Badminton no Ginásio do Santo Agostinho.
Segundo a professora, não demorou muito os resultados positivos aparecerem e hoje há alunos do projeto competindo até em outros países.
– Hoje somos a equipe na primeira colocação do ranking estadual de Badminton. Temos atletas campeões dos Jogos Sul-Americanos de Badminton, que aconteceram na Colômbia. Já disputamos os Jogos Escolares Brasileiro e outros. Os resultados são ótimos e o Badminton faz bem para os alunos, dá disciplina e concentração – destacou a professora, orgulhosa do projeto.
Ler Mais:
Jogos movimentam a juventude de Volta Redonda
Entrosamento faz a diferença no futebol feminino
JEVRE se inspira nos Jogos Olímpicos e amplia modalidades
Exemplos de transformação pelo esporte
Badminton estreia em grande estilo e com 72 competidores