Angra dos Reis- A ventania que atingiu o litoral sul e sudeste na noite de domingo (28) também chegou à Costa Verde, em Angra dos Reis. Segundo a Defesa Civil, foi registrado ventos de 60 Km/h que ocasionou queda de árvores e o desabamento de um muro de uma escola particular, que está em obras, no bairro Japuíba. Ninguém ficou ferido.
Segundo Lauro de Oliveira, relações públicas da Defesa Civil, o órgão não possui equipamentos para emissão de alerta em casos de ventania. Este tipo de monitoramento é feito através da Marinha pela Diretoria de Hidrografia e Navegação.
– Os ventos não são monitorados pelos radares, os equipamentos que a Defesa Civil possui não conseguem acompanhar com precisão – informou.
Lauro disse ainda que a ventania que se formou no litoral do Paraná atingiu o litoral do Rio de Janeiro em questão de minutos.
A Defesa Civil de Angra dos Reis possui sistema de alerta e alarme através de SMS e sirenes para emissão de comunicado em casos de chuva forte, alagamentos e deslizamentos nas áreas de risco, que já são mapeadas pelo órgão com acompanhamento constante.