Cerca de 13.500 alunos da rede municipal de Resende voltam às aulas nesta terça-feira, dia 3, em 60 unidades de ensino que atendem da educação infantil ao ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro dia do ano letivo é nesta segunda-feira, dia 2, quando os professores estão sendo recepcionados pelas direções com atividades pedagógicas.
A Secretaria de Educação alerta os pais de alunos matriculados em creches que nas duas primeiras semanas as unidades funcionarão em horários especiais e diferenciados para adaptação das crianças. Além disso, em fevereiro acontece a matrícula das crianças que estão entrando este ano na rede municipal e que os pais fizeram a inscrição no final do ano passado.
– O preenchimento das vagas segue critérios fixados na legislação municipal. Os três principais são crianças com necessidades especiais, proximidade da unidade com a residência e com mães que trabalham fora – explica o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, lembrando que em março os pais que não conseguirem matricular seus filhos devem voltar para verificar se existe alguma disponibilidade de vaga.
Ainda segundo o secretário, a expectativa é alcançar no início deste ano mais 170 vagas na educação infantil com a inauguração do Centro Educacional da Primeira Infância, construído pela Prefeitura em parceria com o Instituto Nissan, no bairro Jardim Jalisco. Os pais que fizeram a pré-matrícula para a unidade podem aguardar, pois a previsão é que o espaço comece a funcionar em março.
Outra notícia é em relação aos kits de materiais escolares distribuídos aos alunos da rede municipal, sempre no início do ano. A expectativa é que os kits sejam entregues no final de fevereiro e início de março. O processo para compra dos materiais está em fase de licitação na Prefeitura.
Trânsito na volta às aulas – A Guarda Municipal de Resende informa que a partir desta terça-feira, dia 3, retorna com o esquema especial de organização do trânsito nas proximidades das escolas. Os agentes vão atuar nos bairros Jardim Jalisco, Manejo, Centro e Campos Elíseos, onde o tráfego é mais intenso nos horários de entrada e saída dos alunos, por volta das 7h, 13h e 17h. Eles usarão um uniforme especial para informar à população o trabalho nessas regiões.
A Prefeitura também já iniciou o trabalho de reforço na pintura da sinalização de trânsito nas ruas próximas às escolas.