
Comerciantes montam vitrines, mas vendas ainda não emplacaram (Foto – Roze Martins)
Barra Mansa – Comerciantes aguardam ansiosos pela chegada das baixas temperaturas. Motivo: aquecer as vendas de botas, casacos, calças, moletons, entre outros artigos. Há 40 anos no comércio, a empresária Maria Graças Fernandes Marcelino tem uma loja de roupas femininas e garante que o “calor” fora de época prejudicou as vendas do início do outono, que teve início em 21 de março.
Ela, que recebeu e está com a coleção de outono/inverno no estoque, desde fevereiro, afirma que até ainda não conseguiu montar sua vitrine com os produtos.
– Ainda não conseguimos mostrar nossa coleção, de tanto calor. Infelizmente o mês de maio, devido ao Dia das Mães, quando as vendas ‘bombavam’, não foi como o esperado. Os clientes estão esperando esfriar e nós torcendo para que esse frio chegue logo. Acredito que por conta do calor nossas vendas tiveram uma queda em torno de 10% – disse a comerciante.
Segundo ela, em função dessa instabilidade da temperatura, recuperar as vendas dessa estação será uma tarefa mais difícil para o setor. -Praticamente tudo e o que ainda tenho para receber de mercadoria não tem como devolver. É esperar a temperatura cair e vender – completou.
A comerciante Elisabeth da Silva Alves, que tem uma loja de artigos femininos e masculinos, também se assustou com o calor fora de época. Segundo ela, compor a vitrine do Dia das Mães foi a maior dificuldade mas, agora, com a chegada do Dia dos Namorados, a expectativa é apresentar a coleção.
– Nunca vi um mês de maio tão quente e toda essa mudança no clima influenciou muito nas vendas. Se não conseguir vender, para o Dia dos Namorados, já estou vendo que vai ser preciso investir em promoções para baixar o estoque – ressaltou a comerciante.
O gerente de uma loja de calçados, Felipe Dias da Silva, é outro que também sentiu a mudança da temperatura influenciar em suas vendas. Segundo ele, em outros anos, nesta época, as vitrines já estavam montadas com botas de cano longo desde o final de março. Este ano, no entanto, devido ao calor, ele precisou se adequar para tipos de calçados mais frescos e, dessa forma, conseguir atender seus clientes.