Resende –
A secretaria municipal de Saúde, através de uma nota enviada à imprensa, confirmou hoje (10) mais uma morte causada pela dengue na cidade. O caso aconteceu na madrugada do último dia 3, no Hospital de Emergência. Essa é a quinta morte atribuída diretamente ou indiretamente à doença.
Segundo a nota, Carlos Walquir Rocha, de 62 anos, deu entrada na Policlínica do Paraíso, no dia 1º, com hemorragia e em seguida foi encaminhado para o CTI do Hospital Samer, de onde saiu no dia seguinte para o Hospital de Emergência.
Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, ele não apresentava sintomas da dengue, mas mesmo assim foi realizado o exame NS1, que confirmou a doença. O teste de sangue foi enviado para o Rio de Janeiro, para exame de sorologia.
714 casos da doença em 2015
De acordo com a prefeitura, o último balanço divulgado no dia 4 deste mês, mostrou que foram 3.276 notificações de casos suspeitos de dengue, com 714 confirmados. A região da Grande Alegria é uma das que concentram o maior número de casos positivos, com mais de 60%.
Para combater a epidemia, a prefeitura informou que tem promovido diversas ações, como mutirões de limpeza que contam com a participação de vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), agentes comunitários de saúde, e até mesmo do Exército, com o apoio de soldados da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).
Além disso, o Poder Público tem investido no trabalho de conscientização, para que a população aceite a visita dos vigilantes sanitários e também reserve 10 minutos durante a semana para verificar se há focos do mosquito Aedes aegypti, em casa e nos locais que costuma frequentar.