Volta Redonda promove Dia D de vacinação contra a gripe

by Diário do Vale

Volta Redonda –  Diferente de outras cidades da região que realizaram na semana passada o Dia D de Vacinação contra a gripe, Volta Redonda promove a imunização neste sábado em todas as unidades de saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF). Os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h para receber o público alvo da campanha. A expectativa é concluir a vacinação, no próximo dia 22, com 62.158 doses aplicadas.

Devem se vacinar crianças (de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas que estão presas. Para todos esses grupos a meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir 80% do público alvo.

Esse percentual, no entanto, ainda não foi atingido em Volta Redonda, uma vez que a campanha, foi iniciada no último dia 4 e atingiu apenas 12,86% da população alvo, somando 6.844 doses aplicadas. Os idosos estão entre os que mais aderiram até agora à campanha, totalizando 5.822 pessoas vacinadas, representando 17,69% desse público. Logo depois surgem as crianças, com 696 doses aplicadas, totalizando, porém, apenas 5,01% desse público. Outras 630 doses foram aplicadas em portadores de doenças crônicas e 166 vacinas destinadas aos trabalhadores no setor da saúde, que neste caso atingem 4,79%, outro percentual bem abaixo do esperado. Já as gestantes somam 114 doses aplicadas, representando 4,48% desse público.

– Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, principalmente, entre idosos e crianças – ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, convocando a população a procurar as unidades de saúde para se vacinar, lembrando que segundo dados do DATASUS, a pneumonia vem liderando, nos últimos anos, a doença com maior incidência de casos, no município, devido às complicações da gripe.

O objetivo desta campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza, que é uma doença respiratória de origem viral e vem se tornando um problema de saúde pública no Brasil. A vacina contra a gripe é contraindicada somente para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ocorrida em doses aplicadas anteriormente. Não devem ser vacinadas também pacientes com alergia grave relacionada ao ovo.

Para a imunização, os responsáveis pelas crianças deverão apresentar nas unidades de saúde a caderneta de vacinação. Já os trabalhadores do setor da saúde deverão estar munidos de documento atestando atividade profissional, podendo ser crachá, carteira do órgão representante de classe, entre outros. Para as gestantes o documento necessário a ser apresentado no ato da vacinação é o cartão de pré-natal, com informações sobre a data do parto. Portadores de doenças que não estejam em tratamento nas unidades de saúde devem obter a prescrição da vacina a ser apresentada no momento da vacinação.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996