Seis alunos da Escola Rubem Machado, que fica no bairro Vale Verde, participaram da XII Competição Brasileira de Robótica e da Competição Latino-Americana de Robótica XIII, e ficaram entre os sete melhores trabalhos apresentados, na categoria dança de robô. A competição foi realizada entre os dias 18 e 22, na cidade de São Carlos, São Paulo.
De acordo com a diretora do Rubem Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, 144 equipes e 705 pesquisadores competiram durante cinco dias pelo título de Campeão Latinoamericano em diversas categorias.
– Estamos muito satisfeitos com este resultado. Ele representa uma conquista muito grande para toda a comunidade do bairro. Isso mostra que, apesar de ser um bairro carente, nossos alunos não têm limites. Não vamos parar aqui. Queremos vê-los brilhar nas próximas competições e não vamos medir esforços para que isso aconteça – disse a diretora.
O grupo, denominado de “Roboticando no Rubão” é composto pelos alunos Enthony Fernandes Moreira, Raquel Lopes Mendes, Bruno Henrique Cândido, Wesley Ferreira Nery, Wilison Carvalho Marins e Daniel Alves Torraca, que representaram durante a olimpíada os outros nove alunos que fazem parte do projeto. Para Bruno, de 15 anos, que está no 9º ano, a oportunidade serviu para aprimorar seus conhecimentos. “Sempre gostei de criar coisas e estou muito orgulhoso de saber que faço parte de uma equipe que é a sétima melhor do Brasil. Até então, ninguém tinha acreditado que eu era capaz, e agora sei que sou. Além disso, essa é a oportunidade que tenho de ficar fora as ruas e aprender coisas novas”, apontou.
De acordo com a professora de informática e robótica, Patrícia Osório Pereira, a apresentação do protótipo, batizado como R2D2 – personagem da saga cinematográfica Guerra nas Estrelas – contou com a ajuda dos professores de dança (responsáveis pela Coreografia dos alunos), de artes (responsáveis pela confecção de um painel que compunha o cenário) e da professora de inglês. “Desde o inicio do ano estamos trabalhando nesse protótipo. Essa é uma experiência única, de desafio e de desenvolvimento de habilidades, como falar em público, trabalhar em equipe e de utilizar os conhecimentos adquiridos durante a aula regular”, disse a professora lembrando a importância do Mais Educação.