
De forma informal, por amostragem simples, principalmente às mães, enviaram considerações sobre o Pré-Vestibular via WhatsApp – Foto: Divulgação MEP.
Volta Redonda- Na esteira dos 25 anos do MEP(Movimento Ética na Política), pela primeira vez nos 23 anos do Pré-Vestibular Cidadão, a coordenação buscou ouvir pais e responsáveis dos estudantes para saber como eles veem a ‘Escola MEP’ a partir de sua escuta aos filhos.
De forma informal, por amostragem simples, principalmente às mães, enviaram considerações sobre o Pré-Vestibular via WhatsApp. Nas manifestações importantes elementos na triangulação escola, família e comunidade, fizeram reportar os pensamentos sócio educacionais amplamente defendidos por Paulo Freire e outros importantes indicadores.
De acordo com Meire, mãe de um aluno que frequenta as aulas do pré-vestibular do MEP, no início ela não deu muita credibilidade no ensino do MEP, mas depois de conhecer o local, mudou de ideia. “Como diz o ditado, não devemos julgar o livro pela capa. Hoje meu filho mais velho cursa engenharia de produção, e o mais novo estudou no ano passado, de forma remota e se saiu muito bem. Somos gratos aos profissionais voluntários do Pré-Vestibular Cidadão, que abre as portas para os alunos que sonham e se dispõe a estudar para conquistarem as universidades. Eu continuo indicando o MEP”, respondeu Meire.
Já Camila, mãe da outra aluna do MEP, é da opinião que a escola é diferenciada. “Minha filha tá gostando muito, a escola é diferenciada. Os professores são ótimos. Acredito que ela precisa estudar mais redação, pois talvez da parte prática esteja faltando um pouco”, disse Camila.
Para Aparecida, que também é mãe de um estudante do pré-vestibular cidadão, o curso oferecido pelo MEP sempre chamou a sua atenção.
“Sempre namorei o Pré-Vestibular do MEP. O meu filho no tempo dele, depois do seu amadurecimento acabou por procurar o MEP, e hoje graças a Deus estuda e tem um encantamento fantástico pela escola. No MEP, a visão de mundo tá fazendo mudar sua vida. Assim que tiver vaga, vou encaminhar meu sobrinho”, ressaltou.
Já Maurício, que tem um filho que desistiu do curso tem a esperança de vê-lo retornar ao curso. “Infelizmente, não sei o que o meu filho quer da vida. No MEP, estava com a faca e o queijo na mão e não soube aproveitar. Iniciou em março empolgado para estudar, veio a crise, desanimou. Tenho esperança e fé, uma hora ele acorda pra realidade. Sou grato ao professor Alexandre por ter indicado o MEP e a todos os envolvidos no projeto do Pré-Vestibular Cidadão. Sou muito grato pela confiança e respeito que tiveram comigo e meu filho” ressaltou o pai Mauricio.
Para Marciléia, que também tem uma filha estudando no MEP, a escola está sendo muito bem aproveitada pela minha filha. “A minha filha elogia muito os professores(as), vejo que o trabalho que ela faz, a participação das atividades transversais, o envolvimento humanitário, carinho e cuidado com a escola é muito grande. Um dia desse, no debate remoto, toda nossa família participou. A qualidade do trabalho do MEP é notória, as vezes minha filha observa que alguns colegas de sala não compreendem. Por exemplo, a importância da filosofia, que muito ajuda no discernimento no pensar e levar a fazer uma boa redação”, elogiou a mãe.
A coordenadora pedagógica do MEP, Nirlene Pirassol, considerou os relatos oportunos e de excelência. “A colaboração dos pais e responsáveis foi muito boa e oportuna. Sementes boas plantadas, colheita de excelência colhidas, graças Deus”, comentou a pedagoga.