Angra segue em alerta contra a dengue

by Diário do Vale

Para reforçar o combate ao Aedes aegypti, os agentes de combate às endemias e controle de vetores estão em ação nos bairros, realizando visitas domiciliares – Foto: Divulgação Luiz Fernando(PMAR).

Angra dos Reis- De acordo com o Informe Semanal de Situação das Arbovisores Urbanas, publicado pela Secretaria de Saúde no fim de tarde de sexta-feira, 20 de maio, no momento há em Angra dos Reis 26 casos confirmados de dengue, 121 em investigação e 13 descartados. Não há notificações sobre Zika e Chikungunya.

Para reforçar o combate ao Aedes aegypti, os agentes de combate às endemias e controle de vetores estão em ação nos bairros, realizando visitas domiciliares. O objetivo é encontrar possíveis focos do Aedes aegypti, a fim de eliminá-los.

O objetivo é encontrar possíveis focos do Aedes aegypti, a fim de eliminá-los.

A Secretaria de Saúde solicita que os moradores recebam os agentes de endemias e lembra que, de acordo com a Lei Municipal nº 2.957/2012, as casas fechadas e estabelecimentos fechados ou com larvas do mosquito serão notificadas e podem até ser multados.

– Os imóveis devem ser vistoriados pelo próprio morador uma vez por semana, buscando eliminar locais com água parada. O apoio e a colaboração de todos na luta contra o mosquito são fundamentais. Sem a população, o poder público não pode fazer o principal, que é o combate ao transmissor da doença – frisou o secretário de Saúde, Glauco Fonseca.

Vale lembrar que, de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), publicado no fim de abril, a cada mil imóveis vistoriados em Angra dos Reis, 10 possuíam focos do mosquito transmissor da dengue (o que equivale a 1%). Este resultado coloca o município em estado e alerta.

– O resultado apontou que a maior parte dos focos está dentro das casas das pessoas, sendo a maioria o que chamamos de criadouros móveis, ou seja, são vasos de plantas e pingadeiras. É preciso que a população faça sua parte e evite a água parada – explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental.

Possíveis focos do mosquito Aedes aegypti podem ser informados para a Secretaria de Saúde pelo telefone 3377-7808.

AÇÕES PARA DIMINUIR A INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

– Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, colocar areia até a borda;

– Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Manter lixeiras tampadas;

– Deixar os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

– Evitar plantas como bromélias, pois acumulam água;

– Tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana;

– Manter ralos fechados e desentupidos;

– Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo, uma vez por semana;

– Retirar a água acumulada em lajes;

– Dar descarga, no mínimo, uma vez por semana, em banheiros pouco usados;

– Manter fechada a tampa do vaso sanitário;

– Evitar acúmulo de entulho, pois ele pode se tornar local de foco do Aedes aegypti.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996