Angra dos Reis – O trabalho desenvolvido na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) foi uma das pautas da Semana de Segurança da Latam Airlines 2024. A Eletronuclear foi convidada pela companhia aérea para apresentar o Plano de Emergência Local (PEL) do entorno das usinas, localizadas na Costa Verde Fluminense, e falar sobre a Cultura de Segurança dentro da empresa. O evento ocorreu nesta segunda-feira (04), em São Paulo.
A Eletronuclear foi representada por Richard Shouler, que atua na Assessoria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Expansão da Geração, e pelo chefe da Assessoria de Planejamento de Emergência, Francisco Vilhena. Os profissionais valorizaram a integração entre as duas indústrias — nuclear e aviação — e destacaram a oportunidade de contribuição mútua.
“Esse evento é muito importante pela troca de experiências entre dois setores que têm algumas características semelhantes. O diálogo ajuda na diversificação do nosso Planejamento de Resposta à Emergência e contribui com um aprendizado ainda maior sobre cultura de segurança”, destacou Vilhena.
Os processos e as experiências compartilhadas pelo setor nuclear durante a Semana de Segurança de uma das principais companhias aéreas da América Latina tiveram grande aceitação do público. O diretor de segurança operacional da Latam, Rafael Rastrello, explicou o motivo de convidar a Eletronuclear para participar do evento.
“A ideia surgiu quando começamos a elaborar a agenda da semana, porque sabemos que a indústria nuclear tem um alto padrão de segurança. Foi um momento muito positivo, e esse é o primeiro passo para estarmos mais próximos e compartilharmos as melhores práticas”, afirmou Rastrello.