
Foto: Divulgação
Pinheiral – Quase 60 membros do Grupo Escoteiro do Ar ReVOAR de Pinheiral realizaram o “Mutirão de Ação Ecológica” (MutECO), no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral (IFRJ). Na ação, foram realizadas atividades de plantio, compostagem caseira e semeadura, além das questões educativas sobre sustentabilidade e alimentação saudável.
Os ensinamentos foram aplicados pelos professores do IFRJ, professor Marlon Sarubi e professor Jeferson Batista da Silva. Durante as atividades realizadas neste sábado (3), os alunos também trabalharam com “bombas de semente”, técnica que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila.

Foto: Divulgação
Membros do grupo realizando semeadura em colmeia de ovos
Segundo a presidente e chefe escoteira do grupo, Flávia Romão, a técnica utilizada no plantio possui uma diversidade de benefícios. “As atividades realizadas no mutirão auxiliam no replantio de florestas em declínio, evitam o assoreamento de rios e a erosão do terreno”, explicou Flávia.
O Grupo Escoteiro do Ar ReVOAR tem sua sede em Pinheiral, tendo como presidente a chefe escoteira Flávia Romão.

Foto: Divulgação
Montagem das bombas de sementes